RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino-Aprendizagem
[Voltar]
A AFETIVIDADE: RECURSO PARA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO SIGNIFICATIVA DO ALUNO
A AVALIAÇÃO COMO FORMA DE ASSEGURAR OS RESULTADOS DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
A BRINCADEIRA E O BRINQUEDO COMO ESTRATÉGIAS DE INCREMENTO À APRENDIZAGEM
A CASA DE NHOZINHO/MA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO E VIVÊNCIA DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO TÉCNICO
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL EM PROL DO APRENDIZADO DE MICROBIOLOGIA A NÍVEL MÉDIO
A CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PARA OS EDUCADORES DAS BIBLIOTECAS E DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA 9ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ.
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO EIXO DE “RELIGAÇÃO DOS SABERES” NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ITACOATIARA-AM
A EXPERIÊNCIA DO MARANHÃO NO CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS II: uso de metodologias ativas inovadoras no ensino à distância
A EXPERIÊNCIA DO O PROJETO INTEGRADO, uma atividade interdisciplinar do Curso de Design Mackenzie
A EXPERIÊNCIA OBTIDA ATRAVÉS DO PIBID DE HISTÓRIA DA UFMA: INDO ALÉM DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL
A FEIRA CIÊNCIA JOVEM COMO INCENTIVO PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESCOLA
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR
A INFORMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
A INTERAÇÃO PROFESSOR–ALUNO NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS: O BILHETE COMO UM INSTRUMENTO MEDIADOR
A LINGUAGEM CONCEITUAL GEOGRÁFICA: O ENSINAR E O APRENDER A CIDADE
A LINGUAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DA LEITURA E DO CINEMA
A LUDICIDADE EM SALA DE AULA NO PIBID-BIOLOGIA / UFRR
A PESQUISA CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FACULDADE LA SALLE MANAUS
A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO NA ESCOLA MUNICIPAL DO PARQUE VITÓRIA
A PRODUÇÃO DE MAQUETES COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE ESPAÇO E TERRITÓRIO
A RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
A UTILIZAÇÃO DAS TIC NA ESCOLA PÚBLICA: O CASO ESCOLA U. I. MARLY SARNEY
A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA METODOLOGIA NO ENSINO DE M.M.C. E M.D.C.
A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA POR ALGUNS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA DE ITABAIANA - SE
AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL
ANÁLISE DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
APLICAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
APRENDIZAGEM COLABORATIVA VERSOS TRADICIONAL NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Arte e Educação – implantação da disciplina como optativa da área pedagógica nas Licenciaturas em Química, Física e Biologia. REUNI – FUFT – TO.
ARTE E TECNOLOGIA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM O PIBID SINOP/MT
ARTE EM E.V.A: UMA FORMA DE APRENDIZAGEM : “PIBID EM AÇÃO“
ARTICULANDO OS SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS, NA BUSCA DA VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS IDOSOS PELOS JOVENS
AS DINÂMICAS DE GRUPO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS SALAS DE AULA
AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS NAS TELESALAS DE QUÍMICA: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO PROJETO VIVA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MARANHÃO
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA ROSEANA SARNEY MURAD: UMA PERSPECTIVA DO TRABALHO DOCENTE EM FUNÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA.
ASPECTOS CONCEITUAIS SOBRE DISTÚRBIOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
ASTRONOMIA: PEQUENOS ASTRONAUTAS EM UMA VIAGEM PELO UNIVERSO. PRÁTICAS DOCENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADES EXTRACLASSES COMO POSSIBILIDADE DE COMBATER A INDISCIPLINA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA “ROSEANA SARNEY MURAD”, SÃO LUÍS – MA
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ASTRONÔMICO DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DR. LUIS VIANA FILHO
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO NO ENSINO MÉDIO SOBRE CONSELHO ESCOLAR NUMA ESCOLA ESTADUAL DO RECIFE
BIBLIOTECAS ESCOLARES E AS PRÁTICAS DE MELHORIA DA LEITURA
BOQUINHAS SAUDÁVEIS
BRINCAR E JOGAR FERRAMENTA PARA SABER, SABER FAZER E SER
BRINQUEDOTECA: ESPAÇO RESERVADO À EDUCAÇÃO REPRODUTIVA COMPETITIVA DO SISTEMA OU POSSIBILIDADE DE PRÁXIS EDUCATIVA COOPERATIVA ALTERNATIVA AO CAPITAL?
CANTINHO DO QUADRO: RETOMANDO AS OPERAÇÕESFUNDAMENTAIS NO ESTUDO DOS ÂNGULOS
CAZUZA: (MITO)POÉTICA, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO
CIDADANIA NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ DE FREITAS NOBRE – MOSSORÓ/RN
CLICinema: Uma Experiência em Mídias na Educação
COMADRE FULOZINHA, VOCÊ SABE QUEM É?
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA
CONSCIENTIZANDO SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ATRAVÉS DO CONTO PEDAGÓGICO: LÁGRIMAS NO ESCURO.
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PRÁTICA REALIZADA SOBRE DENSIDADE NA ESCOLA ESTADUAL GUILHERME DOURADO EM ARAGUAÍNA - TO
CRIAÇÃO E NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS: VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
DA GÁLAXIA DE GUTENBERG À SÉTIMA ARTE: CONSTRUINDO PONTES ENTRE A ESCOLA X FAMÍLIA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS LEITORES
DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA A DEFICIENTES AUDITIVOS EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM SÃO LUÍS/MA.
DESATANDO NÓS DA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO
DESONRADA: EXEMPLO DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DE GENÊRO
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: SENSIBILIDADE E TRANSFORMAÇÃO
EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA ATRAVÉS DA CIÊNCIA: RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA ATUAÇÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DA ESCOLA ESTADUAL REGINA COELI.
ENSINAR CONCEITOS CIENTÍFICOS: FERRAMENTAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA À LUZ DO MOVIMENTO CTSA: A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO NO ESPÍRITO SANTO
ESTÁGIO DE REGENCIA NO EJA: Produções de texto com foco na história de vida dos alunos.
ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DA LOUSA DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM
ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONSTRUINDO NOVAS CONCEPÇÕES
EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA PEDAGÓGICA BASEADA NUM MODELO COOPERATIVISTA
EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COMO REPARAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
EXPOXAVIER: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRODUÇÃO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA
EXTRAÇÃO DO INDICADOR NATURAL DE Cosmos bipinnatus COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA NO ENSINO DA QUÍMICA.
FAZ-DE-CONTA: COMPREENDENDO- O EM DUAS CULTURAS
GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO: PRATICANDO CARTOGRAFIA COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA.
GESTÃO UMA CONSTRUÇÃO DEMOCRATICA: UM ESTUDO EXPLORTÓRIO NA ESCOLA Y BACANGA EM SÃO LUIS-MA.
HISTÓRIA E LITERATURA EM QUESTÕES RACIAIS
IN(DISCIPLINA) NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
INFLUÊNCIA DO USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE
INSCRIÇÃO SUBJETIVA COMO ALICERCE DA AUTORIA: ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA A PARTIR DA LEITURA DE CORDÉIS.
INTER-QUÍMICA: Atividade Lúdica Interdisciplinar na área de Ciências (QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA) para o ensino médio.
JOGOS DE SALÃO NA ESCOLA: A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
LEITURA UM PROCESSO SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORTÓRIO NA ESCOLA Y BACANGA EM SÃO LUIS-MA.
LENDAS DO MARANHÃO / IMAGINÁRIO POPULAR UTILIZADAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS PÚBLICAS
Ligações Químicas de Metais - Oxidado - paródia musical, como forma de apresentação de conteúdo.
Lugares de Memória, Espaços de Saber: Por que todo mundo olha, mas ninguém vê?
MATEMÁTICA E CORDEL: UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO
METODOLOGIA ALTERNATIVA AO APOIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM EMBRIOLOGIA
MISTURANDO E REAGINDO COM A QUÍMICA NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
MODIFICANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE SOCIAL
MULHERS MIL: COSTURANDO SABERES
MUSICALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENSINO, IDENTIDADE E CULTURA.
Musicalização: um momento de socialização e aprendizado
NARRATIVAS DOS FILHOS DE PESSOAS ESCRAVIZADAS NA LOCALIDADE SELVA, MUNICÍPIO DE COELHO NETO-MA.
NAS ONDAS DA LEITURA: JABOATÃO DESCOBRINDO O PRAZER DE LER E ESCREVER
NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS?
NOSSO JARDIM
O absenteísmo na classe de repetentes: um estudo de abordagem etnográfica
O APORTE DA LEITURA E ESCRITA PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ALUN@S CRÍTICOS: UM ESTUDO DESSA TEMÁTICA NO CENTRO DE ENSINO Y BACANGA EM SÃO LUÍS – MA
O BIODIGESTOR EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RECIFE – O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?
O CUSTO DA CESTA BÁSICA NO MUNICÍPIO DE COLORADO DO OESTE E NO ESTADO DE RONDÔNIA
O ENSINO DA GENÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA DE CAXIAS/MA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA: DIVERSOS OLHARES.
O ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO MODELO “ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS: UM RECURSO REVOLUCIONÁRIO”
O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DAS AULAS PASSEIO
O FANZINE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
O FAROL INTERDISCIPLINAR: ações pedagógicas no Ensino Fundamental
O FAZER DOCENTE NUMA LEITURA PSICANALÍTICA
O JORNAL ENQUANTO RECURSO À LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ATUAL
O LÚDICO E O SABER: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, EM UM HOSPITAL PÚBLICO.
O LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR: ALTERNATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA Y BACANGA.
O PLANETA ESTÁ DOENTE, COMO POSSO AJUDAR?
O PROCESSO PEDAGÓGICO EM HISTÓRIA E A UTILIZAÇÃO DO CINEMA EM SALA DE AULA.
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO
O TEATRO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
O trabalho docente frente as necessidades, particularidades e diferentes realidades do educando da turma do 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Castelo Branco
O USO DE VÍDEO-AULAS PARA AUXÍLIO DO ENSINO PELOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS JI-PARANÁ.
OFICINA DE HISTÓRIA: (RE) CRIANDO ALTERNATIVAS DE ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
OS FATORES DA PERSONALIDADE DE UM PROFESSOR QUE INFLUÊNCIAM NA PREFERÊNCIA DE UM ALUNO POR UMA DISCIPLINA
OS QUADRINHOS NO ENSINO DA HISTÓRIA
OS SABERES TRADICIONAIS COMO CONTEÚDO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DA ILHA DE MOSQUEIRO EM BELÉM - PA
PAIXÃO PAGU: BREVE ANÁLISE DA AUTOBIOGRAFIA DE PATRÍCIA GALVÃO
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA VIVIDA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE TURIAÇU-MA (AEFASCT)
PIBID E A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS: ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PIBID EM AÇÃO: MOTIVANDO A INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR ATRAVÉS DE GINCANA
PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DE SAÚDE
PRÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE DA DISCIPLINA SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS
PRECONCEITOS VIVIDOS POR UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
PROGRAMA GESTÃO NOTA 10 X CENTRO DE ENSINO VINÍCIUS DE MORAES: UMA APRENDIZAGEM SIGNFICATIVA NO LETRAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA – SUBPROJETO BIOLOGIA
PROJETO GEOBIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE INTERDICIPLINAR NO ENSINO MÉDIO
PROJETO NASCE UMA CRIANÇA LEITORA: UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA DE INCENTIVO À LEITURA.
PROJETO SPE - ADOLESCENTES E JOVENS PROTAGONISTAS DAS AÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR.
PROJETO “BAÚ DE HISTÓRIAS”: LENDO E ESCREVENDO NO HOSPITAL
PROJETO: INVESTIGANDO AS CONCEPÇÕES DE MEDIAÇÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Promovendo a Alfabetização através da Literatura de Cordel
PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA A PARTIR DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Relato sobre a experiência vivenciada no PIBID e sua relevância para a formação acadêmica do curso de Pedagogia - UFMA.
SALA DE AULA: UM ESPAÇO PARA DESENVOLVER E VIVER A PESQUISA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
SÃO LUÍS, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE: UMA BELEZA DE GEOMETRIA
TEATRO NA ESCOLA: UM CONVITE À IMAGINAÇÃO E AO INCENTIVO À LEITURA. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Tecnologia da Educação- o conjunto de descobertas científicas e culturais na busca por um professor proativo
TEMAS TRANSVERSAIS: PROJETO DE INTERVENÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
TROCANDO CARTAS: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA ANÁLISE DA SÉRIE A BEBÊ DRAGÃO: COMO ELA PODE SERVIR COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE INFANTIL E O INTERESSE CIENTÍFICO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS?
USANDO O DIÁLOGO E A PONTUAÇÃO COMO ESTÍMULO À PRODUÇÃO TEXTUAL
USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS TURMAS DE 2ª E 3ª SERIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA SANTA FILOMENA, REDE PARTICULAR DE ENSINO, CODÓ-MA
Utilização de métodos de ensino construtivista na instrução para a resolução de problemas lógico-matemáticos.
Vivenciando as práticas pedagógicas no contexto escolar
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados SBPC©2012 - Contato