64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO EIXO DE “RELIGAÇÃO DOS SABERES” NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ITACOATIARA-AM
Alderlene Lima de Souza 1
Fabrício Valentim da Silva 2
1. Universidade Federal do Amazonas – UFAM
2. Prof. Msc./ Orientador. Universidade Federal do Amazonas - UFAM
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho centrou-se no objetivo maior de analisar a disseminação da metodologia da Educação Patrimonial embasada nos preceitos educacionais do patrimônio cultural como elo dos saberes do currículo das séries iniciais na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima em Itacoatiara-AM. Desse modo, a referida metodologia foi norteada pelos princípios da observação, análise e registro a partir do método “aprender fazendo”. Além disso, os conceitos básicos de cultura, bens culturais, patrimônio material e imaterial subsidiaram as ações da equipe de pesquisa de forma sócia interacionista e interdisciplinar. Vale ressaltar, que a atuação conjunta entre professores e estudantes no trabalho contribuiu para o sucesso do mesmo.
METODOLOGIA:
O projeto foi realizado e norteado pelos princípios da observação, análise e registro em cinco passos metodológicos: 1º - Realização de oficinas de Educação Patrimonial com os acadêmicos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas envolvidos e professores da escola; 2º- Reunião Pedagógica com os docentes para a efetivação de um trabalho integrado e interdisciplinar; 3º- Desenvolvimento da metodologia de Educação Patrimonial pelos professores da escola acompanhada pelos discentes do ICET; 4º- Sistematização e Análises dos dados levantados à luz do referencial teórico 5º- Elaboração do relatório final. Deve-se salientar que, o estudo teve uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante.
RESULTADOS:
Conforme a avaliação do projeto e análise realizada à luz do referencial teórico os objetivos centrais foram realizados. Pois, tendo em vista o processo anterior ao desenvolvimento das atividades em questão constatou-se que, houve a difusão da metodologia da educação patrimonial como eixo de “religação dos saberes” de áreas curriculares aparentemente distantes da temática abordada (como matemática e ciências) no processo ensino aprendizagem da Educação Básica da comunidade participante.
CONCLUSÃO:
Dessa maneira, constatou-se que, há um leque de patrimônios culturais em Itacoatiara e que, o projeto contribuiu para a preservação da história e memória do município. Além disso, é de suma importância que os mesmos sejam preservados e protegidos tanto pelos governantes responsáveis como pelos Itacoatiarenses, começando pela formação das crianças e jovens. Por isso, o trabalho abordou o papel fundamental da escola na transmissão de conhecimentos e valores históricos, sociais e culturais, inserindo-os no currículo escolar de forma interdisciplinar. Contribuindo assim, com a formação de cidadãos críticos e multiplicadores da idéia de preservação e conservação do patrimônio cultural regional e nacional.
Palavras-chave: Educação Patrimonial, Itacoatiara, Patrimônio Cultural.