64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
IN(DISCIPLINA) NO CONTEXTO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Anthonny Dyego Sá Carvalho 1
Lucinete Fernandes Vilanova 1
1. Graduado em pedagogia - Depto de Educação - UNDB
2. Profa. Esp/ Orientadora - Depto de educação - UNDB
INTRODUÇÃO:
O propósito deste trabalho é analisar a influência da (in)disciplina escolar na educação infantil e suas implicações no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Em razão da complexidade e diversidade do tema, a pedagogia retoma o interesse pela discussão, a psicologia traz estudos que redirecionam ações dentro das práticas pedagógicas. Por esta razão e pelas muitas inquietações pessoais surgidas durante as experiências vivenciadas ao longo da graduação, foi despertado o interesse em aprofundar os estudos nesse tema, partindo-se das seguintes hipóteses: 1) como a indisciplina é vista pela escola e pela família; 2) o conjunto de normas e regras precisa ser construído de forma coletiva e participativa para a convivência e o desenvolvimento do aluno. Estudou-se o tema a partir dos seguintes capítulos: O primeiro contempla à introdução. O segundo apresenta concepções teóricas acerca da in(disciplina). No capítulo 3 temos os Fatores que influenciam a in(disciplina) no contexto escolar. No quarto capítulo discute-se a in(disciplina) e o ambiente escolar. Os resultados e discussões sobre o estudo de caso são contemplados no quinto capítulo. A relevância do estudo é a necessidade de se desenvolver estratégias reflexivas para a família, escola e educadores no convívio com o aluno.
METODOLOGIA:
O estudo deu-se por meio da pesquisa descritiva, bibliográfica, eletrônica e de campo, quanto à última foi realizado em uma escola da rede pública municipal da cidade de São José de Ribamar, localizada no bairro do Parque Vitória, junto à direção, coordenação, professores e alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental, oriundos de famílias de baixa renda e em situação de risco, criminalidade, drogas, violência. Os sujeitos foram 01 gestor, 02 coordenadores pedagógicos, 12 professores e 16 alunos do 5º ao 7º anos do Ensino Fundamental, sendo 06 do turno matutino e 10 do vespertino. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram 03 questionários, todos constituídos por questões abertas, semi-abertas e fechadas.
RESULTADOS:
As condutas e o comportamento indisciplinado do aluno não podem ser vistos de forma isolada, atribuindo a culpa da educação dada pela família, da influência dos meios de comunicação, assim como a intensa violência da sociedade contemporânea, do desrespeito a autoridade do professor, da impotência da escola diante da problemática. É necessário atentar-se para a amplitude do conjunto de influências que rodeiam o desenvolvimento do sujeito. O tempo todo o indivíduo estará sujeito às modificações e oscilações dos variados grupos sociais por onde terá que percorrer. Cada agente mediador da realidade, isto é, pais, professores e essencialmente a escola precisam cumprir seu papel. Para que seja possível lidarmos com a indisciplina é preciso uma mudança na educação em seus diferentes níveis.
Cabe a escola ter um planejamento definido e com aproximação com quem irá vivenciá-lo, sistematizando as ações, os objetivos bem claros, assim como a missão idealizada e principalmente sua identidade, que mostrará qual o tipo de educação será consolidada, o que precisarão utilizar para sobreviver no grupo social e no mercado. Fica evidente que o papel que a escola exerce é indispensável para a formação do caráter dos seus educandos.
CONCLUSÃO:
Observou-se quão sólidos são os embasamentos que sustentam a concepção de que para combater a problemática da indisciplina é preciso que a escola possa discutir e propor opções para lidar com os possíveis conflitos. Vale ressaltar que as causas desse fenômeno são as mais diversas e estão situadas em diferentes planos. Isto implica afirmar que este fenômeno não pode ser solucionado apenas cumprindo e obedecendo as normas de forma generalizada e vazias de significados. A família, a sociedade e as crianças constantemente modificam sua postura, são mais distintas e a heterogeneidade terá como território de encontro o ambiente escolar, cada ser humano reage de forma variada diante das regras podendo se influenciar mutuamente, ou não.
Com efeito, a indisciplina é vista pela escola e pela família, ambas precisam propiciar um trabalho conjunto. Dada a relevância do tema, busca-se um maior interesse da comunidade acadêmica para que despertem a família, a escola e o pedagogo no reconhecimento de que é nas interações com o meio humano, social e cultural que o aluno tem a possibilidade de construir e buscar a sabedoria. E quanto maior for o aprofundamento sobre o tema, uma maior riqueza será deixada para indivíduos que enfrentam tais situações em seu contexto, seja a escola ou a família.
Palavras-chave: Indisciplina, Aluno, Família.