64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CLICinema: Uma Experiência em Mídias na Educação
Edilena Albuquerque Vieira 1
Eulália Maria Dias de Almeida 1
Will Bezerra 1
Alcantara Rodrigues da Silva Junior 1
Jamerson Lopes Praxedes 1
Antonio Carlos Pavão 2
1. Espaço Ciência – Museu Interativo de Ciência - PE
2. Prof. Dr. Orientador - UFPE / ESPAÇO CIÊNCIA
INTRODUÇÃO:
Com o fenômeno social causado pelo avanço das tecnologias surgiu uma busca, principalmente dentro dos setores de educação, em se melhorar as ações de formação cidadã e difusão das atividades de divulgação científica através do uso de estratégias multi pedagógicas, com destaque para o suporte audiovisual como sendo uma das ferramentas mais acessíveis a assimilação de informação e de alcance ao indivíduo na sociedade contemporânea.
Diante do desafio, surgiu o CLICinema, atividade complementar que integra sessões de audiovisual ao projeto CLICidadão, utilizando linguagem audiovisual para dinamizar o aprendizado, estimular a reflexão acerca dos temas abordados em cada módulo do Projeto e oferecer uma maior aproximação e reflexão dos participantes com a linguagem em seus diferentes formatos, sendo também um exercício crítico/educativo sobre o olhar, fortalecendo a disseminação do conhecimento pelo meio audiovisual.
A proposta é trabalhar temáticas de ciências, cidadania e meio ambiente, inseridas nos módulos do Projeto CLICidadão, projeto da Ação Social do Espaço Ciência, Museu de Ciência de Pernambuco, localizado em Olinda, que desde de 1998, promove a inclusão dos estudantes em eventos científicos, possibilitando a esses, uma vivência prática da aquisição de novos conhecimentos.
METODOLOGIA:
Esse trabalho foi realizado de março a novembro de 2011, no laboratório de Informática e no auditório do museu. Inicialmente foram realizadas rodas de discussões, cuja finalidade foi avaliar o grau de conhecimento dos participantes sobre temas ligados a ciência e ao cotidiano.
Cada módulo do CLICinema corresponde a uma sessão com duração entre 20 e 40 minutos, combinando peças do acervo da videoteca do museu; filmes em domínio público, assim como vídeos cedidos por instituições e grupos parceiros do projeto.
Toda seleção dos vídeos apresentados foi debatida e realizada pela equipe do CLICidadão. As exibições para os participantes aconteceram no auditório e após cada sessão foi proposto um debate dos presentes acerca do vídeos exibidos, promovendo uma reflexão e análise crítica dos conteúdos e das formas como os temas de cada módulo foram apresentados.
Os debates foram mediados pela equipe do projeto. Após essas etapas, os alunos do projeto sistematizaram os conteúdos trabalhados, utilizando as ferramentas de informática com uso de software livre. Após a sistematização, pequenos grupos se formaram e, numa troca de conhecimento enriquecedora, apresentaram suas reflexões sobre divulgação cientifica e temas do cotidiano para as outras equipes.
RESULTADOS:
As discussões temáticas, realizadas entre os alunos, demonstraram significativo incremento na qualidade do aprendizado, facilitando o entendimento acerca das temáticas cientificas e do cotidiano, além de contribuir para um melhoramento da produção de textos com reflexos na oratória e na capacidade de argumentação, constatados durante as apresentações das atividades propostas pelo módulo. Outro resultado considerável foi registrado durante todo o percurso do projeto. Os participantes se sentiram motivados em pesquisar na internet informações sobre as temáticas abordadas em cada módulo para melhor se posicionarem durante as rodas de discussões, onde foi possível identificar aqueles que despertaram para um novo olhar a partir de uma relação mais próxima com as novas formas audiovisuais.
Além dos resultados acima apresentados, destacamos a sistematização dos conteúdos inseridos nos curtas e a produção de apresentações em Power Point realizados pelos participantes do projeto, com o objetivo de favorecer debates e rodas de discussão entre todos os sujeitos envolvidos.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) atrelada aos métodos e práticas de ensino, adotadas pelo Projeto CLICidadão, e o acesso a novas formas áudio visuais, influencia à uma prática de educação social efetiva, onde o participante passa a assumir o papel de sujeito crítico e questionador diante das mais diversas situações do cotidiano, levando-o a perceber o surgimento de um novo cidadão, com direitos e deveres, atuante na mudança comportamental da sua relação com o mundo.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação - TICs, Linguagem Áudio Visual, Divulgação Científica.