64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
HISTÓRIA E LITERATURA EM QUESTÕES RACIAIS |
Eduardo José Abreu Barros 1 Antônia da Silva Mota 2 |
1. Graduando em História- Universidade Federal do Maranhão - UFMA 2. 2. Profa. Dra./Orientadora- Coordenadora do subprojeto PIBID HISTÓRIA/Depto de História- UFMA |
INTRODUÇÃO: |
A esfera de ação que compõe este trabalho visa basicamente a formação de uma consciência política da questão racial em relação ao preconceito de cor. O Negro não pode mais ser visto como um elemento desprezível e relegado ao descaso das oportunidades que todos nós devemos possuir; num adequado processo de percepção dessa realidade, há uma enorme chance de obtenção de direitos importantes que devem nortear as relações entre os indivíduos, basta apenas engajar-se com determinação sobre essa questão. |
METODOLOGIA: |
A formação dessa consciência racial perpassa por um árduo trabalho nas escolas e na sociedade em geral; no CEGEL- escola de São Luís do Maranhão, foi feita uma boa programação durante o ano passado com a professora Denise e graduandos de História- UFMA usando a magistral obra de Aluísio Azevedo- O Mulato. |
RESULTADOS: |
Os alunos do CEGEL passaram a analisar, por exemplo: O sistema de cotas nas Universidades de maneira bem crítica, houve muitos debates e questionamentos. O preconceito contra o Negro foi tema presente e visualizado com ênfase, inclusive, no dia da Consciência Negra, em atividades e exposições de cartazes pelos alunos. |
CONCLUSÃO: |
A parcela de contribuição da pesquisa visa basicamente a conscientização social. Tendo como proveitosa toda a atividade realizada, resta esperar colher os frutos deste trabalho o mais rápido possível. |
Palavras-chave: Inclusão Social, Questão Racial, Conscientização. |