64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PIBID E A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS: ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Maricler Becker 1
Poliana Acs Teodoro 1
Élia Amaral do Carmo Santos 2
1. Acadêmica do curso de Pedagogia e bolsista PIBID/UNEMAT-Sinop/MT
2. Profª.Msc/Orientadora e Supervisora - PIBID/UNEMAT/SME- Sinop/MT
INTRODUÇÃO:
O uso das tecnologias contribui no processo de ensino-aprendizagem, e a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade nas séries iniciais instigando os alunos a construírem o conhecimento, despertando o interesse pelas diversas disciplinas. Inserir atividades utilizando tecnologias, por meio de exposição no laboratório de microscopia, sala de vídeos, e também exposição de animais marinhos para alcançar uma aprendizagem significativa é objetivo desta atividade diferenciada. Esse modelo de atividade complementar compreende-se como articuladora entre a educação formal e a não formal, sendo uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Acredita-se que o professor deve desenvolver metodologias e materiais pedagógicos na utilização das novas tecnologias junto com as práticas educativas.
METODOLOGIA:
As atividades complementares foram realizadas na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus, no município de Sinop/MT, as quais foram organizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como pressuposto ampliar a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência na escola parceira. As atividades foram efetivadas em dias previamente marcados, e elaborado cronograma das salas por ordem de turmas, as quais participaram de ambientes diferenciados, microscopia, leitura, vídeo, experiências cientificas e também sala de animais marinhos. Durante as exposições, os alunos receberam explicações teóricas oportunizando momentos para questionamentos e reflexões, os professores também participaram demonstrando interesse. Trabalhos com experiências e explicitação de temáticas variadas, finalizando com reflexões e questionamentos, contribuem na construção do conhecimento e na interdisciplinaridade.
RESULTADOS:
Com a realização dessa atividade, oportunizou aos alunos participarem, questionarem e refletirem sobre as temáticas apresentadas, fazendo relações entre o conteúdo estudado e as demonstrações realizadas na prática pelos bolsistas. É interessante que houve envolvimento de todos e não queriam perder nenhuma explicação, assim, nota-se expectativas por parte dos alunos quando questionam e se envolvem nas ações propostas. Com a elaboração destas atividades os professores podem contemplar suas aulas, utilizando como ferramentas ao processo e ensino aprendizagem, pois os alunos ao participarem das exposições, podendo tocar, sentir, perguntar, enfim, refletir sobre o que está sendo exposto e fazer uma relação com a teoria, tornando a aula mais instigante, oferecendo resultados satisfatórios. Relatos dos professores confirmam uma maior concentração dos alunos nas atividades escolares e a mudança de postura em relação ao conteúdo ministrado em sala. Alguns professores informaram que os alunos expressaram curiosidade e espontaneidade sobre as diversas temáticas apresentadas em sala pelo professor, possibilitando uma aprendizagem significativa e prazerosa.
CONCLUSÃO:
Trabalhar com atividades complementares não substitui o profissional da educação, tampouco dispensa a interação em sala de aula, no entanto, contribuiu como fonte de informação tornando acessível o conhecimento distante do cotidiano. As ferramentas tecnológicas devem estar ao alcance dos alunos, os professores neste processo é um mediador do processo de ensino-aprendizagem. Ao trabalhar com atividades práticas, instiga o aluno a refletir, contribuindo motivando-os melhorando o interesse o convívio social. Constatou-se a atividade é construtiva para ambas as partes, pois estimulou o envolvimento dos alunos, a aceitação dos professores e a satisfação dos bolsistas no desenvolvimento dessa ação. É importante ressaltar a necessidade desses modelos de atividades práticas, considerando que elas venham contemplar significativamente no ensino de ciências e outras disciplinas. Considera-se que essa atividade teve importante aceitação entre os alunos, promovendo envolvimento e participação dos mesmos, expressando as dúvidas e questionamentos, com isso, relacionando a teoria com a prática.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Práticas educativas, Interação.