64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
BIBLIOTECAS ESCOLARES E AS PRÁTICAS DE MELHORIA DA LEITURA |
Edna Maria Bacelar Silva 1 Auriluce Cordeiro Maia 1 Elistênio Chagas Morais 1 Maria Roseneide Furtado Oliveira 1 Francisca Menezes Azevedo 1 Dóris Sandra Silva Leão 2 |
1. Prof(a). Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC 2. Profa. Ms. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC |
INTRODUÇÃO: |
As letras estão presentes na nossa vida desde que começamos a observar e a compreender o que está ao nosso redor. Daí a relevância da leitura e da escrita. Ler não significa, simplesmente, decodificar símbolos, é necessário haver interpretação e compreensão dos signos linguísticos. Para promover o incentivo a leitura na biblioteca escolar, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), de Horizonte – Ceará, promoveu, no ano de 2011, uma formação para capacitar os docentes lotados nos centros de multimeios (ambientes que reúnem diversos recursos pedagógicos de apoio a atividade docente, dentre eles a biblioteca escolar) das escolas públicas estaduais sob a jurisdição da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (9ª CREDE). A realização da Formação dos Professores das Bibliotecas Escolares, objetivou incentivar o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas de leitura integradas à dinâmica escolar e acompanhar a implementação dos projetos de incentivo a leitura nas unidades escolares. |
METODOLOGIA: |
A formação foi desenvolvida através de encontros presenciais ministrados pelos multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), voltados para o aprofundamento teórico relativo a importância da leitura e a socialização das práticas de promoção da leitura nas bibliotecas escolares. Posteriormente, realizou-se o acompanhamento e avaliação, in loco, das atividades que promoveram o gosto dos discentes pela leitura, propiciando a socialização de experiências, geração de informações e abertura de diálogos, como práticas implementadoras da proposta desenvolvida no ambiente escolar de forma integrada à prática da sala de aula. O ensino, atualmente, requer associar as práticas educacionais existentes, com novas experiências e novas perspectivas no desenvolvimento de metodologias que busquem despertar o interesse dos professores e alunos; viabilizando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e fomentando mudanças de postura em relação ao universo da leitura. |
RESULTADOS: |
A biblioteca, como ambiente importante no incentivo e na melhoria do processo de leitura, deve apresentar professores em constante busca por novas possibilidades para o incentivo dessa prática. Desta maneira, a formação propiciou uma reflexão sobre o papel dos docentes, além de fomentar o desenvolvimento e a execução de projetos pedagógicos interdisciplinares de promoção do gosto pela leitura, que elevaram o número de leitores proficientes nas instituições escolares, promovendo a ampliação de práticas de leitura, integradas a dinâmica escolar, além de estimular a criatividade através do envolvimento com a fantasia trazida nos livros lidos. Destacam-se os projetos: “Li, Gostei e Recomendo”, “Aluno Leitor”; “Quem é o autor”; “Sessão de Leitura Raquel de Queiroz”; “Leitura Viva”, “Leitores em Destaque”,; “Eu indico”, “Formando Jovens Leitores”,; “Oficina de Leitores”, “Ler é recriar o mundo”, “Farol da Leitura”, “Com a Leitura Conhecemos o Mundo”, das respectivas escolas: EEEP Edson Queiroz em Cascavel, EEEP Maria Dolores em Horizonte, EEM Padre Coriolano em Pacajus, EEM Júlia Alenquer, em Pindoretama; EEM Wladimir Roriz, em Chorozinho e da EEM Ana Facó, em Beberibe. |
CONCLUSÃO: |
A viagem nos mares da leitura favoreceu o despertar do hábito de ler, assim como, a compreensão crítica, o resgate e o desenvolvimento do prazer pela cultura letrada no ambiente escolar, potencializando, assim, a aprendizagem significativa dos educandos. Com o desenvolvimento e aplicação dos projetos de incentivo a leitura integrados às práticas pedagógicas, constatamos que os objetivos propostos foram alcançados, pois propiciou-se a dinamização da biblioteca como espaço privilegiado de ensino e aprendizagem da leitura, além de uma mudança de concepção do trabalho cotidiano da biblioteca escolar . Nessa perspectivas, as ações implementadas nos projetos contribuíram para um fazer pedagógico voltado para a melhoria da leitura como fator importante no desenvolvimento de alunos críticos e participativos. |
Palavras-chave: Biblioteca, Leitura, Formação. |