64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO NO ENSINO MÉDIO SOBRE CONSELHO ESCOLAR NUMA ESCOLA ESTADUAL DO RECIFE
Lais Caroline da Silva Santos 1
Cynthia Regina Soares Pedrosa 2
Daniele Batista dos Santos 3
Wagner Santos de Oliveira 4
Monica Lopes Folena Araujo 5
1. Depto de Ciências Biológicas - UFRPE
2. Depto de Ciências Biológicas - UFRPE
3. Depto de Ciências Biológicas - UFRPE
4. Depto de Ciências Biológicas - UFRPE
5. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciências Biológicas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O Conselho Escolar é um órgão colegiado constituído pelo diretor escolar e representantes da comunidade escolar (art. 1º da Lei n. 2.916/2005) e que tem por atribuição deliberar sobre questões pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito escolar. Este órgão contribui decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade brasileira.O tema proposto tem como objetivo analisar o conhecimento prévio dos representantes da comunidade escolar a respeito do Conselho Escolar. Visando propor um questionário dissertativo aos representantes da administração da escola e de múltipla escolha aos alunos, para verificar e compreender o conhecimento do conselho escolar na coordenação/direção e na comunidade escolar.
METODOLOGIA:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, visto que, a proposta não foi à coleta integra de todos os representantes da escola, mas uma pequena amostra alvo do âmbito escolar. Foi realizada uma visita numa Escola Estadual da região metropolitana do Recife em Casa Amarela, com o propósito de aplicar um questionário avaliativo sobre o Conselho Escolar com a coordenação, professores e alunos. O questionário foi direcionado aos alunos do ensino médio alem de alguns representantes da parte administrativa da escola. Foi aplicado um questionário dissertativo para a coordenação e professores, entretanto para os alunos, foram questões de múltipla escolha.
RESULTADOS:
Foram analisados os questionários alunos todos do ensino médio, professores e coordenadores, onde foram abordados diversos temas como a existência de palestras sobre o tema na escola, sobre o recebimento de informações, se tinham algum conhecimento sobre o órgão entre outros. Entretanto, é possível observar que o na avaliação obtida dos questionários foi observados dos alunos que existiram controvérsias nas respostas confundindo Conselho Escolar com Conselho de Classe. Quanto ao questionário aplicado aos professores e coordenadores, foram obtidos na sua maioria resultados compatíveis entre os mesmos, mostrando ter de fato conhecimento a respeito do conselho escolar. Tal fato mostra que o tema não é desconhecido pelo âmbito escolar.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista a importância do conselho escolar, com a realização desde trabalho, verificou-se que a visão apresentada dos alunos está fora da ideologia real da base do conselho, o confundindo-o com conselho de classe, mas na realidade o que se observa é uma falta de orientação, mostrando uma carência de informação não só dos alunos como parte dos docentes e da administração da escola.
Palavras-chave: Conselho escolar, Conhecimento Prévio, Avaliação.