64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO NA ESCOLA MUNICIPAL DO PARQUE VITÓRIA |
Thacyane Corrêa Freitas Fernandes 1 Ana Paula Almeida Ferreira 1 Claudia Araujo da Paz 1 Dayane do Nascimento da Silva 1 Marília Costa Mendonça 1 |
1. Graduação-Curso de Pedagogia-UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Esta investigação teve por objetivo investigar as diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das séries iniciais da escola Municipal do Parque Vitória, pois compreendemos que a prática do professor na sala de aula é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, mas também sabemos que esta construção do conhecimento não depende somente do professor, pois envolve todo um contexto cultural dentro e fora do ambiente escolar. |
METODOLOGIA: |
Para tanto foi utilizada a pesquisa de campo, ou seja um estudo de caso,que segundo Gil(2007,p.54),consiste num estudo de poucos objetos, mas, contudo tendo uma amplitude detalhada do objeto, com o intuito de obter informações precisas através de questionários com perguntas abertas e fechadas para o corpo docente e o gestor escolar, e observações das aulas dos professores. |
RESULTADOS: |
A análise dos resultados confirmou que apesar dos professores afirmarem que utilizam a concepção construtivista como metodologia de ensino, nas observações em sala percebemos que o tradicionalismo ainda reina no cotidiano da escola. |
CONCLUSÃO: |
Apesar de fazer parte de um espaço coletivo (a escola) e ter condições de refletir coletivamente sobre sua prática, percebe-se que para alcançar a eficiência profissional, o professor necessita desenvolver um processo pessoal e contínuo de reflexão sobre a sua própria prática pedagógica. |
Palavras-chave: Prática Pedagógica, procedimentos metodológicos, Ensino-Aprendizagem. |