64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: SENSIBILIDADE E TRANSFORMAÇÃO |
Robert Carvalho de Vasconcelos 1 Daniela Pereira da Silva 1 Debora Ferreira Pinto 1 Elijane Ferreira de Jesus 1 Marilia Batista Rodrigues 1 Leuda Evangelista de Oliveira 2 |
1. CEDUC - Centro de Educação/Pedagogia, Universidade Federal de Roraima – UFRR 2. Profa. MSc./Orientadora – Centro de Educação - CEDUC/Pedagogia – UFRR |
INTRODUÇÃO: |
Inserir o tema Educação e Trânsito dentro da educação escolarizada, logo sistematizada tem como objetivo: Formar cidadãos éticos no convívio de ir e vir no trânsito; Conhecer direitos e deveres; Refletir sobre condutas negativas e positivas no trânsito e no meio ambiente; Adotar posturas conscientes e responsáveis que valorize o bem estar de todos, afinal de contas, no trânsito estão incluídos os pedestres, automóveis e todo o meio que o cerca entre vidas animais e paisagens naturais e modificados pelos homens. Essa discussão feita ainda nas séries iniciais do Ensino Fundamental é necessária, pois, através dos meios de comunicações, as crianças, tem acesso a uma gama de informações descontínuas, descontextualizadas sem tempo hábil para reflexão e construção de conhecimentos mais elaborados no sentindo de nos educar a mudar posturas inadequadas, neste meio a que todos tem acesso. Negar essas informações as crianças seria o mesmo que marginalizá-las, dentro de um contexto maior, que é a cidade de Boa Vista/RR, onde segundo pesquisas da Confederação Nacional dos Municípios – CNM de 2009, o número de acidentes e mortes relativas ao trânsito é altíssimo em comparação com outras capitais brasileiras, nisto justifica-se e objetiva-se a ação deste projeto. |
METODOLOGIA: |
Este projeto foi elaborado de acordo com planejamento da professora da turma de 4ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Antônio Ferreira, localizada em bairro periférico da cidade de Boa Vista, estado de Roraima. Teve como parceiros o PIBID/Pedagogia/UFRR e o DETRAN/RR que disponibilizaram recursos como: cartilhas, cd’s, vídeos, palestra e orientações. O Projeto apresentou as seguintes etapas: leituras, discussões e atividades da cartilha “Se essa rua fosse minha”, na qual há um pequeno histórico sobre roda, trânsito e automóveis, histórias em quadrinhos, apresentação das placas, leis e comportamentos dos adultos e pais, entrada e saída da escola, atenção ao trânsito, brincando com segurança, meio e ambiente e trânsito e cidadania. Em seguida elaboramos e aplicamos o jogo da memória chamado: “Memórias dos Sinais de Trânsito” e na última etapa entregamos o cd interativo com todas as atividades realizadas pelo PIBID Pedagogia na escola no ano de 2011 e certificamos os alunos em cerimônia simbólica com a presença de todas as autoridades da escola. No desenvolvimento deste projeto utilizamos também os vários ambientes da escola como a sala de aula, em rodas de conversas, o pátio para aplicação do jogo e a sala de leitura para a cerimônia e finalização do projeto. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos através da realização deste projeto dentro do processo de ensino e aprendizagem tanto para nós alunos-professores ainda em formação inicial, quanto aos discentes, os sujeitos envolvidos foram excelentes. Os objetivos alcançados puderam ser percebidos no decorrer de todo o projeto, por meio do conhecimento construído a cada etapa, isso ficava claro quanto ao interesse que as crianças demonstravam ao realizarem as atividades nas cartilhas que foram disponibilizadas pelo DETRAN/RR, nas rodas de conversas e discussões, o que reafirma a importância de trabalhar o lúdico de forma paralela e transversalmente aos conteúdos, trazendo vida ao conhecimento e utilizando exemplos dos cotidianos dos alunos, ou seja, informações trazidas de jornais e telejornais locais, fazendo um link, levando em consideração o contexto da escola e seus sujeitos, pois, há um alto número de acidentes e mortes relativas ao trânsito na cidade de Boa Vista. Na última etapa, ao passar o vídeo do cd interativo, as crianças se perceberam como atores partícipes de todo o processo que foi o projeto. Cabe ressaltar, que as atitudes/interação dos alunos em relação aos pibidianos que desenvolveram o projeto se modificou, criando assim, laços mais estreitos e relações interpessoais mais positivas. |
CONCLUSÃO: |
A realização deste projeto e todo o processo que foi desencadeado por meio das trocas, aluno-professor, projeto e crianças, superou todas as expectativas dos objetivos propostos e dos resultados conquistados. As crianças puderam refletir sobre um trânsito mais humano, suas posturas e responsabilidades, suas ações, que são desencadeadas no meio externo e que dialeticamente, também sofrem a ação destes, de maneira interna. São questões científicas de ações e reações que puderam ser percebidas pelas crianças através das diferentes experiências a que foram expostas entre atividades, discutidas, refletidas de maneira lúdica, ou seja, numa linguagem/fala quase que na mesma posição de poder a qual a criança esta inserida, proporcionando o não depósito de conhecimentos prontos e acabados, mas, valorizando seus conhecimentos prévios, sua participação na construção do conhecimento e acima de tudo, respeitando os tempos e espaços infantis. Nesse sentindo, a criança que conhece, também responde a sociedade quando torna-se um multiplicador, levando o que aprendeu para fora das fronteiras da escola influenciando, assim, as pessoas em outros espaços no qual a criança está inserida. Desta forma, a educação cumpre o seu papel social primordial que é educar visando transformação da sociedade. |
Palavras-chave: Ensino - Aprendizagem, Lúdico, Trânsito. |