64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
MODIFICANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO E CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE SOCIAL |
Mayanne Kelly Silva Sousa 1 Iara Souza Silva 1 Alinny Layane Valentim da Silva 1 |
1. LINCENCIANDA EM CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS III UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho foi desenvolvido na Unidade Integrada Estado do Ceará, em Bacabal-Ma. Apresenta resultados da intervenção pedagógica nesta escola realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID de outubro e novembro de 2011, com o supervisor do programa e professores da escola. O objetivo da atividade pedagógica é de contribuir na preparação dos estudantes da 3ª série do ensino médio, priorizando o Exame Nacional de Ensino Médio-ENEM, com o planejamento e execução de video-aulas na área de Ciências Humanas com base na matriz de conteúdo proposta pelo exame e desta forma possibilitar o ingresso destes no ensino público superior. Na ação foi concebida a partir de uma avaliação diagnóstica secundária, do âmbito escolar, percebeu-se a necessidade de aulas de reforço, complementares ao processo ensino aprendizagem e de fundamental apoio aos educandos que se submeteriam ao ENEM, pois otimizariam os resultados do processo. O trabalho demonstrou que o uso de diferentes estratégias na mobilização de conteúdos permite maior eficiência na sua apreensão, permitindo aos jovens estudantes a construção de uma nova realidade social. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado no período de novembro a dezembro de 2011, no turno vespertino da Unidade Intergrada Estado do Ceará em 3 turmas do 3° ano do ensino médio, totalizando uma média de 20 alunos. Na primeira fase foi feito um levantamento sobre os estudantes interessados em participar de aulas complementares e preparatórias para o ENEM. A segunda etapa foi realizada o planejamento com professores e supervisor no intuito de priorizar temas e conteúdos a serem abordados. Na terceira etapa se deu a organização e sistematização das vídeo-aulas e em seguida foi executada a atividade, com exibição vídeo-aulas que duravam em média 30 minutos abordando duas disciplinas diferentes por dia, após exibição acontecia o debate a partir do tema exposto. |
RESULTADOS: |
A priori é importante destacar que os alunos aceitaram bem a atividade, mostrando muito interesse e participação efetiva ao assistir as vídeo-aulas. O projeto trabalhava com uma média de 20 alunos dos terceiros anos que se propuseram a frequentar as aulas, no entanto obtivemos a presença espontânea de alguns discentes de turmas diferentes das selecionadas, com intuito de aprimorar seus conhecimentos. De acordo com o que foi exposto anteriormente o passaporte para assistir as aulas, era de fato o interesse no que poderia transmitido, facilitando o manejo de sala por parte dos bolsistas. Outro ponto que se deve ressaltar em relação à frequência desses alunos é o fato de muitos possuírem outras atividades além da escola apresentando disponibilidade em dias alternados, ou seja, controle da quantidade de alunos não era algo de fato decisivo, ocorriam variações de um dia para o outro, mas a média era de 15 alunos por dia. Nos processos seletivos para curso superior, a atividade funcionou de forma positiva, 7 alunos da escola, que frequentavam as vídeo-aulas conseguiram ingressar no ensino superior, alguns conseguiram uma pontuação cabível a cursos que não eram do seu interesse, resolvendo não cursá-los. |
CONCLUSÃO: |
A exibição de vídeo-aulas foi uma atividade pedagógica realizada pelos bolsistas do PIBID na cidade de Bacabal-MA, com uma metodologia diversificada da utilizada cotidianamente na escola. A ideia foi exibir aulas com temáticas já abordadas pelos professores do terceiro ano do ensino médio, complementando e reforçando os conhecimentos dos alunos, para que os mesmos se submetessem a um exame vestibular. As aulas obtiveram boa aceitação por grande parte dos estudantes, que as assistiam em dias disponíveis a eles, pois já possuíam outras atividades além de frequentar a escola. Serviu para aprimorar conhecimentos tanto científicos quanto social de ambas as partes (bolsistas e alunos), além de ter alcançando o objetivo principal, no caso o ingresso de alguns desses alunos no curso superior, que futuramente poderá promover modificações na realidade social em que eles estão inseridos. |
Palavras-chave: PIBID, VÍDEO-AULAS, EXAME VESTIBULAR. |