64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
ANÁLISE DE EXPERIMENTOS EM LIVROS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Lucas Nobre de Araújo 1 Tiago Guimarães Silva Lucena 2 Delano Moddy Simões da Silva 3 Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck 4 |
1. Graduação em Ciências Naturais – Universidade de Brasília (UnB), Faculdade UnB Planaltina 2. Graduação em Ciências Naturais – Universidade de Brasília (UnB), Faculdade UnB Planaltina 3. Prof. Dr./Orientador – Universidade de Brasília (UnB), Faculdade UnB Planaltina 4. Profa.Dra./Orientadora – Universidade de Brasília (UnB), Faculdade UnB Planaltina |
INTRODUÇÃO: |
O livro didático é o recurso mais utilizado nas escolas brasileiras e é de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, sendo uma fonte de consulta e de conhecimento. Ele vem sendo objeto de estudo por vários pesquisadores, apontando para sua importância como fonte de conhecimento e informação no ambiente escolar. (EHEVERRIA, MELLO e GAUCHE, 2010). O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como objetivo oferecer as escolas públicas livros didáticos de qualidade. Os critérios utilizados na avaliação dos livros didáticos pelo PNLD são: cumprimento das normas oficiais, ética e cidadania, proposta pedagógica, conteúdos, manual do professor e projeto (MEC, 2011) e uma de suas exigências é a presença de atividades práticas sugeridas aos professores. As atividades experimentais, segundo Silva, Machado e Tunes (2010), possibilitam a articulação entre teorias e fenômenos, trazendo sempre a relação entre o pensar e o fazer. A experimentação deve ser utilizada como meio de estímulo ao aprendizado, desenvolvimento de criatividade, pensamento crítico e atitudes científicas. Este estudo teve como proposta analisar as sugestões de atividades experimentais em dois dos livros didáticos de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2011. |
METODOLOGIA: |
Quanto aos critérios, os livros escolhidos para analise foram os aprovados pelo PNLD 2011, pois são os indicados para a utilização nas escolas da rede pública. Os livros foram “Construindo Consciências” (Carmem De Caro, Helder de Paula, Mairy Barbosa, et. al., 2010) e “Projeto Radix – Ciências” (Elisangela Andrade Angelo, Karina Alessandra Pessôa da Silva e Leonel Delvai Favalli, 2011), ambos muito utilizados em centros de ensino de Planaltina-DF. A análise dos livros didáticos se deu a partir de uma ficha com os seguintes critérios: periculosidade dos experimentos (segurança, manuseio de produtos nocivos); dificuldade de realização (custo financeiro, facilidade da elaboração, construção e execução); compreensão em relação ao conteúdo (objetividade, utilização de ilustrações, conexão com o conteúdo). Primeiramente foi feito uma leitura das propostas experimentais, observando e fazendo anotações de acordo com os parâmetros adotados. Alguns dos experimentos foram realizados para uma melhor análise. |
RESULTADOS: |
Os experimentos nos dois livros apresentam baixa taxa de periculosidade sendo que quando há perigo durante as etapas o próprio livro destaca os riscos, orientando quando deve ser feito exclusivamente por um adulto. Este alerta mostra-se nitidamente em uma parte da página do experimento, com sugestões e avisos. O custo financeiro para a realização destes é baixo, utilizando materiais de fácil acesso. Em alguns deles podem ser usados materiais de forma reciclada já que são embalagens, garrafas e em outros se utilizam objetos encontrados rotineiramente em sala de aula. A maioria deles apresenta um texto em linguagem simples acompanhado de um conjunto de imagens para facilitar a sua compreensão. Ao fim da experimentação, algumas perguntas e dicas auxiliam na interpretação da atividade, exercitando o pensamento científico do aluno e sendo fiel ao conteúdo. Poucos são os experimentos de difícil compreensão, execução, ou com falha no roteiro, como não citar todos os itens necessários para fazê-los de forma segura. No caso de atividades que usem materiais de difícil acesso ou alto custo financeiro, ambos os livros sugerem outros que podem substituí-los. |
CONCLUSÃO: |
São inúmeros os aspectos a se considerar na elaboração e na escolha dos livros didáticos. O aprimoramento de seu conteúdo é um grande passo para a melhoria da qualidade da educação. Os livros devem ser um bom material de apoio e os educadores devem ser reflexivos quanto às atividades propostas neles, para assim, auxiliar na formação do aluno. As atividades podem ser de grande utilidade para levantar e responder questionamentos relacionados ao assunto, colocando o aluno como participante ativo. Isto se faz presente nos dois livros analisados neste trabalho. Os questionamentos levantados incitam nos alunos uma forma crítica de buscar compreender os fenômenos. Em geral, os experimentos são bem formulados, claros, objetivos e de fácil manipulação, porém, alguns podem ainda ser melhorados ou adequados para a utilização em sala de aula, principalmente em escolas públicas. A análise dos experimentos apresentada nos permite identificar que estes são bons livros, cujas práticas experimentais servem como ponte de união entre os conteúdos a serem assimilados e a vida. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Livros didáticos, Experimentação. |