64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
BRINCAR E JOGAR FERRAMENTA PARA SABER, SABER FAZER E SER
Maria Cristina Bernardo 01
1. LUCIANA VIEIRA DEMERY - SEDUC TAMANDARÉ
INTRODUÇÃO:
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual, e sempre estiveram presentes em todos os tempos. Através deles, as crianças desenvolvem a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar da construção de um mundo melhor.
De acordo com Piaget (1967), “O jogo não pode ser visto apenas como um divertimento ou brincadeira para desgastar energias, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Dessa reflexão é que surgiu o interesse da coordenadora pedagógica da Escola Rinaldo Silva Oliveira da rede municipal de Tamandaré - Pernambuco, para desenvolver um trabalho sobre práticas pedagógicas com alunos do segundo ano ensino fundamental, com objetivo de priorizar os jogos nas atividades desenvolvidas em sala de aula. o foco do projeto foi a criação de um ambiente prazeroso, onde o conhecimento não seja transmitido de forma mecânica, mas que haja uma interação da brincadeira com a aprendizagem.
O jogo é a mais importante das atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter seu equilíbrio com o mundo. A importância da inserção e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor.
METODOLOGIA:
Com o objetivo de estimular o interesse e a motivação dos alunos nas aulas, elaboramos uma seqüência de atividades com jogos, brincadeiras direcionadas a atender a lógica na construção do conhecimento. No primeiro momento nos reunimos para definir os conteúdos, no segundo momento, para construir os materiais utilizando material reciclado, no terceiro momento foram iniciadas as atividades. Seguindo as etapas professores e estudantes visitaram outras escolas para conhecer novos materiais e de que forma eram utilizados. No final de cada semana as professoras se reuniam para registrar a construção de aprendizagem dos estudantes.
RESULTADOS:
Durante os projeto podemos observar que os estudantes além de desenvolver a imaginação e a criatividade com mais facilidade, mostraram compreensão nos conteúdos relacionados a lógica. A Discriminação de cores, tamanhos, formas, textura; conteúdo do ensino fundamental foi construído pelos estudantes passo a passo com a utilização dos jogos e das brincadeiras. A convivência com os colegas de modo que a colaboração e o respeito estavam sempre presentes, fez do projeto uma atividade para formação da cidadania e das relações interpessoais. Exposição dos trabalhos e materiais reciclados, como também apresentação do projeto para toda comunidade escolar e pais dos alunos.
CONCLUSÃO:
Concluímos que as atividades da forma que foram desenvolvidas diariamente, com a participação dos estudantes com trabalhos organizados em grupo e individual, bem como o avanço na escrita e nas atividades com leitura, foram estratégias direcionadas pelo projeto que atenderam as necessidades apresentadas de aprendizagem apresentadas pelos alunos. A Exposição dos trabalhos e materiais reciclados, como também apresentação do projeto para toda comunidade escolar e pais dos alunos foi registrado como uma conquista para os estudantes e professores com trabalho desenvolvido com Pedagogia de Projeto.
Palavras-chave: Lúdico, Ensino, Aprendizagem.