RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES |
Área: Ensino de Ciências |
[Voltar] |
"APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UM PROJETO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE BELÉM – PA". |
|
"PERFIL DA BIOLOGIA”: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
"SHOW DA CÉLULA": UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA |
|
A ABORDAGEM EXPERIMENTAL EM AULAS DE BIOLOGIA: ANALISANDO A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE RECIFE/PE |
|
A BOTÃNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O PARQUE DA BARREIRINHA (CURITIBA, PR) COMO SALA DE AULA. |
|
A CIÊNCIA VAI ÀS RUAS: VIVÊNCIAS DE ALUNOS (AS) EM FORMAÇÃO |
|
A CONCEPÇÃO SOBRE AS ABELHAS Apis mellifera E MAMANGAVAS Xylocopa spp. (HYMENOPTERA: APOIDEA) POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO NOROESTE CEARENSE |
|
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO DO PIBIB BIOLOGIA DA UFRPE |
|
A CONTRIBUIÇÃO DE UM CD INTERATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA 3ª SÉRIE (4º ANO) NA ESCOLA FRANCISCO GIULIANI EM RESTINGA SECA/RS. |
|
A educação em museus e centros de ciências no Brasil: um estudo a partir de dissertações e teses |
|
A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA |
|
A GASOLINA COMO TEMA GERADOR NO ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES |
|
A HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DO CICLO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL JARDIM PAULISTA EM ARAGUÍNA - TO |
|
A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA UTILIZAÇÃO NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
A INDISCIPLINA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA |
|
A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA |
|
A MICOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DOS FUNGOS NO NÍVEL MÉDIO |
|
A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS |
|
A ORIGEM DA VIDA NA TERRA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO EXTREMO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS |
|
A PALEONTOLOGIA E O PROCESO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MEDICILÂNDIA - PA |
|
A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO DIAGRAMA DE LINUS PAULING |
|
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NO ESTUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS BOLSISTAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS |
|
ABORDAGEM LÚDICA PARA ENSINO DOS SISTEMAS IMUNOLÓGICO E CIRCULATÓRIO |
|
ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DA DENGUE: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM SÃO JOÃO DE MERITI, RIO DE JANEIRO. |
|
AÇÃO DO PIBID/FAEC/UECE NAS ESCOLAS: USO E CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DAS FASES DA MITOSE COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA |
|
AÇÕES DO PIBID-UEA NO ENSINO-APRENDIZAGEM ABORDANDO O TEMA ALIMENTACÃO SAUDÁVEL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS |
|
ÁGUA E SAL: DUAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA |
|
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
Aprendendo Ciências a partir do tema Água: Um Estudo de Caso com Alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública de São Luís do Maranhão. |
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO BERÇO DO HOMEM AMERICANO |
|
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS |
|
AULAS EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: RELATO DE UMA VIVÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. |
|
AVALIAÇÃO DA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O SEU ENVOLVIMENTO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA |
|
AVALIAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA AMBIENTAL |
|
BRINCANDO E APRENDENDO: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A SERVIÇO DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
CAÇA AO TESOURO: UM RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
CENTRO DE PESQUISA E HISTÓRIA NATURAL DO MARANHÃO, COMO ESPSAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO |
|
CIDADÃO PLANETÁRIO: CONHECENDO E PRESERVANDO A CAATINGA |
|
CIÊNCIA E LITERATURA: VIAJANDO JUNTAS NOS ÔNIBUS DE BELO HORIZONTE |
|
CINECLUBE CIENTÍFICO ITINERANTE |
|
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DAS REGIÕES FITOGEOGRÁFICAS DO LITORAL DO PARANÁ |
|
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL PROFª SULLY DA ROSA VILARINHO- PONTAL DO PARANÁ- PR |
|
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS QUANTO AO ENSINO DE BOTÂNICA NO SEGUNDO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
|
CONFECÇÃO DE CÉLULAS GALVÂNICAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA OTIMIZAÇÃO DE AULAS DE ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
|
CONFECÇÃO E OBSERVAÇÃO DE LAMINAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SOBRE A PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS ATRAVÉS DA VACINAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ – ALAGOAS. |
|
CONTEÚDOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
CONTEXTUALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE |
|
CONTO PEDAGÓGICO: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR OS TEMAS TRANSVERSAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. |
|
CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA |
|
CRIACIONISMO x EVOLUCIONISMO: NA VISÃO DOS ALUNOS DE PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DE SENHOR DO BONFIM – BA |
|
CURSINHOS ALTERNATIVOS – UMA FORMA DE INSERIR O ALUNO DE ESCOLA PUBLICA NO AMBIENTE PRÉ-ACADÊMICO |
|
Curso de Férias “Saúde é o que interessa, doença não tem pressa” formando multiplicadores no combate à doença negligenciada esquistossomose. |
|
DE OLHO NO CÉU |
|
Desafios contemporâneos à docência |
|
DIVULGAÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DO PIBID |
|
Educação / Ensino de Ciências
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ENVOLVENDO A TEMÁTICA QUÍMICA DO SOLO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PUC GOIÁS |
|
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E CIDADANIA COM CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL EM ÁREA DE OCUPAÇÃO EM BRAGANÇA-PA |
|
ENSINO DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO E A SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE RURAL PONTA DE GRAMAME, EM JOÃO PESSOA –PB. |
|
ENSINO DE QUÍMICA, PROJETO REALIZADO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE UBERABA/MG |
|
ENTRE SABERES E FORMULAS: ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA EM NOVO REPARTIMENTO/PARÁ: INTERFACES COM AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS NATURAIS COM FOCO EM FÍSICA |
|
ESTUDO ANATÔMICO DE PEIXES: PROPOSTA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE ZOOLOGIA |
|
Estudo da contribuição dos museus de ciência para o ensino de física |
|
ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS A PARTIR DE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO PRÁTICO ALTERNATIVA |
|
EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF BAIANO CAMPUS CATU-BAHIA |
|
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE MÉDIO POR MEIO DE TEMAS GERADORES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA DA PUC GOIÁS |
|
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO AGENTE MOTIVADOR PARA A APRENDIZAGEM SOBRE VITAMINAS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PUC GOIÁS |
|
EXPLORANDO O GIBI "PULMÃO E SUA TURMA": ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS. |
|
Exposição Química na Vida |
|
Exposições temáticas como estratégia de divulgação científica no litoral paranaense |
|
FEIRA DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
|
Filme Wall-e. Uma alternativa metodológica para o ensino de ciências. Um Relato de experiência em Teresina PI. |
|
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO: ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO PRÁTICO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ MA |
|
Focos temáticos das investigações relativas à educação em museus e centros de ciências no Brasil |
|
Formação de Alunos para Multiplicar o Conhecimento de Química na Escola Pública |
|
Formações para a atuação de professores com material alternativos em aulas experimentais suas perspectivas e possibilidades. |
|
FORMIGAS: PEQUENAS E PODEROSAS |
|
IMPLANTAÇÃO DO CINECLUBE ESCOLAR: UM OLHAR INICIAL DE PROFESSORES E PEDAGOGO |
|
Implementação de atividades práticas nas aulas de Ciências da Escola Estadual Dr. Luís Viana Filho. |
|
INCENTIVO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA |
|
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS |
|
INTERDISCIPLINARIDADE A CERCA DA ENERGIA NUCLEAR, UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE ANÁPOLIS, ESTADO DE GOIÁS. |
|
JOGO DOS INVERTEBRADOS: UMA ATIVIDADE LÚDICA EM BUSCA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO CIÊNCIAS |
|
Jogos Lúdicos como Metodologia de Ensino na Área de Ciências do Ensino Fundamental |
|
LEVANTAMENTO ACERCA DO ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEÓFILO OTONI – MG |
|
LIXO: AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO. |
|
Mostra Interdisciplinar como ferramenta didática na construção do conhecimento científico |
|
NOVA METODOLOGIA DE ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA O ENSINO MÉDIO |
|
O ACARAJÉ NO RESGATE DA CULTURA ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
O BORBOLETÁRIO COMO MODELO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
|
|
O CONHECIMENTO PRÉVIO E A APRENDIZAGEM EM FÍSICA E QUÍMICA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE 2º ANO DE ESCOLA DA ÁREA RURAL EM SANTARÉM-PA |
|
O ENSINO DE BIOLOGIA: O VÍDEO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA |
|
O ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLEMENTANDO A EXPERIMENTOTECA |
|
O LIXO COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL |
|
O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
|
O PIBID NA ASTRONOMIA: APRENDENDA DE UMA FORMA MAIS DINÂMICA |
|
O PORTAL PONTOCIÊNCIA: EXPERIMENTOS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA |
|
O USO DE ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS. |
|
O USO DE MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS |
|
O USO DE MODELO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. |
|
O USO DE MODELOS NO ENSINO DE GENÉTICA A RESPEITO DA ESTRUTURA DO DNA |
|
O USO DO EXPERIMENTO DE EXTRAÇÃO DO DNA COMO SUBSIDIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
OFICINA DE CONFECÇÃO DE MOBÍLIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: ATIVIDADE LÚDICA RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID/BIOLOGIA/FAEC/UECE. |
|
ORCHIDACEAES COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA EVOLUÇÃO |
|
Os Desafios e Possibilidades Encontradas nos Clubes de Ciências das Escolas Públicas no Litoral do Paraná |
|
PARQUE DA CIÊNCIA, UMA NOVA PROPOSTA PARA POPULARIZAÇÃO E INCLUSÃO DO CONHECIMENTO |
|
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SOBRE O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE FOTOSSÍNTESE |
|
PHMÊTRO QUIZ: USANDO O LÚDICO NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES |
|
PIPEX- INTERIORIZAÇÃO DA BIOLOGIA |
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE SEXUALIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTOS POPULARES E CIENTÍFICOS. |
|
Programa de divulgação científica na formação de docentes em Ciências da Natureza |
|
PROGRAMA MANEJO DE QUELÔNIOS, COMUNIDADES LOCAIS E ESCOLAS: DIÁLOGOS QUE AUXILIAM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES RURAIS DO BAIXO AMAZONAS. |
|
PROJETO PIBID TRABALHADO O TEMA FUNGOS E BACTÉRIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS |
|
QUÍMICA DE AROMAS E PERFUMES: UMA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS |
|
QUÍMICA DE PRODUTOS DE LIMPEZA: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS |
|
QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM JEITO DIVERTIDO DE APRENDER CIÊNCIAS |
|
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS CATU |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO 4º DO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
SABER TRADICIONAL CONTADO ATRAVÉS DAS LENDAS DO LITORAL DO PARANÁ: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. |
|
Sinais da Cultura na Organização do Quintal |
|
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E FEIRA DE CIÊNCIAS UM ESTUDO DE CASO |
|
TEATRO PEDAGÓGICO: CONECTADOS COM O CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS NATURAIS |
|
TRABALHANDO ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DA MEMÓRIA DE MORADORES DE MISSÃO DO SAHY, SENHOR DO BONFIM, BA. |
|
TRABALHO E ENERGIA: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO COM O REFERENCIAL DO CORPO HUMANO COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO |
|
UM ESTUDO SOBRE OS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR |
|
UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO MILITAR DO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ - MA |
|
USANDO UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA |
|
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NAS ÁREAS URBANA E RURAL DE JI- PARANÁ, RO. |
|
Utilização de Objetos de Aprendizagem para apoiar o Ensino de Ciências |
|
UTILIZAÇÃO DO LCP (LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PORTÁTIL) NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMA – CENTRO HISTÓRICO |
|
VISÃO DO ENSINO DO BIOMA CAATINGA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO BAIXO ACARAÚ – CE |
|