RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino de Ciências
[Voltar]
"APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UM PROJETO SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE BELÉM – PA".
"PERFIL DA BIOLOGIA”: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO E ANÁLISE DE SUA APLICAÇÃO EM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
"SHOW DA CÉLULA": UM INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
A ABORDAGEM EXPERIMENTAL EM AULAS DE BIOLOGIA: ANALISANDO A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE RECIFE/PE
A BOTÃNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O PARQUE DA BARREIRINHA (CURITIBA, PR) COMO SALA DE AULA.
A CIÊNCIA VAI ÀS RUAS: VIVÊNCIAS DE ALUNOS (AS) EM FORMAÇÃO
A CONCEPÇÃO SOBRE AS ABELHAS Apis mellifera E MAMANGAVAS Xylocopa spp. (HYMENOPTERA: APOIDEA) POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO NOROESTE CEARENSE
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO DO PIBIB BIOLOGIA DA UFRPE
A CONTRIBUIÇÃO DE UM CD INTERATIVO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA 3ª SÉRIE (4º ANO) NA ESCOLA FRANCISCO GIULIANI EM RESTINGA SECA/RS.
A educação em museus e centros de ciências no Brasil: um estudo a partir de dissertações e teses
A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA
A GASOLINA COMO TEMA GERADOR NO ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
A HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DO CICLO DA ÁGUA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL JARDIM PAULISTA EM ARAGUÍNA - TO
A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA UTILIZAÇÃO NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A INDISCIPLINA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA
A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA
A MICOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DOS FUNGOS NO NÍVEL MÉDIO
A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
A ORIGEM DA VIDA NA TERRA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO EXTREMO NORTE DO ESTADO DO TOCANTINS
A PALEONTOLOGIA E O PROCESO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MEDICILÂNDIA - PA
A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO DIAGRAMA DE LINUS PAULING
A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NO ESTUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS BOLSISTAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS
ABORDAGEM LÚDICA PARA ENSINO DOS SISTEMAS IMUNOLÓGICO E CIRCULATÓRIO
ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DA DENGUE: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM SÃO JOÃO DE MERITI, RIO DE JANEIRO.
AÇÃO DO PIBID/FAEC/UECE NAS ESCOLAS: USO E CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DAS FASES DA MITOSE COMO ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
AÇÕES DO PIBID-UEA NO ENSINO-APRENDIZAGEM ABORDANDO O TEMA ALIMENTACÃO SAUDÁVEL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS
ÁGUA E SAL: DUAS TEMÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aprendendo Ciências a partir do tema Água: Um Estudo de Caso com Alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública de São Luís do Maranhão.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO BERÇO DO HOMEM AMERICANO
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
AULAS EXPERIMENTAIS NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA: RELATO DE UMA VIVÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
AVALIAÇÃO DA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O SEU ENVOLVIMENTO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA
AVALIAÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA AMBIENTAL
BRINCANDO E APRENDENDO: O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA A SERVIÇO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
CAÇA AO TESOURO: UM RECURSO LÚDICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
CENTRO DE PESQUISA E HISTÓRIA NATURAL DO MARANHÃO, COMO ESPSAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO
CIDADÃO PLANETÁRIO: CONHECENDO E PRESERVANDO A CAATINGA
CIÊNCIA E LITERATURA: VIAJANDO JUNTAS NOS ÔNIBUS DE BELO HORIZONTE
CINECLUBE CIENTÍFICO ITINERANTE
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DAS REGIÕES FITOGEOGRÁFICAS DO LITORAL DO PARANÁ
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO COLÉGIO ESTADUAL PROFª SULLY DA ROSA VILARINHO- PONTAL DO PARANÁ- PR
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS QUANTO AO ENSINO DE BOTÂNICA NO SEGUNDO E TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
CONFECÇÃO DE CÉLULAS GALVÂNICAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA OTIMIZAÇÃO DE AULAS DE ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
CONFECÇÃO E OBSERVAÇÃO DE LAMINAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, SOBRE A PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS ATRAVÉS DA VACINAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ – ALAGOAS.
CONTEÚDOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEXTUALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CONTO PEDAGÓGICO: UMA ALTERNATIVA PARA TRABALHAR OS TEMAS TRANSVERSAIS NO CONTEXTO ESCOLAR.
CRIAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
CRIACIONISMO x EVOLUCIONISMO: NA VISÃO DOS ALUNOS DE PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MODELO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DE SENHOR DO BONFIM – BA
CURSINHOS ALTERNATIVOS – UMA FORMA DE INSERIR O ALUNO DE ESCOLA PUBLICA NO AMBIENTE PRÉ-ACADÊMICO
Curso de Férias “Saúde é o que interessa, doença não tem pressa” formando multiplicadores no combate à doença negligenciada esquistossomose.
DE OLHO NO CÉU
Desafios contemporâneos à docência
DIVULGAÇÃO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DO PIBID
Educação / Ensino de Ciências EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ENVOLVENDO A TEMÁTICA QUÍMICA DO SOLO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PUC GOIÁS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E CIDADANIA COM CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL EM ÁREA DE OCUPAÇÃO EM BRAGANÇA-PA
ENSINO DE QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO E A SUSTENTABILIDADE NA COMUNIDADE RURAL PONTA DE GRAMAME, EM JOÃO PESSOA –PB.
ENSINO DE QUÍMICA, PROJETO REALIZADO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE UBERABA/MG
ENTRE SABERES E FORMULAS: ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA EM NOVO REPARTIMENTO/PARÁ: INTERFACES COM AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS NATURAIS COM FOCO EM FÍSICA
ESTUDO ANATÔMICO DE PEIXES: PROPOSTA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE ZOOLOGIA
Estudo da contribuição dos museus de ciência para o ensino de física
ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS A PARTIR DE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO PRÁTICO ALTERNATIVA
EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF BAIANO CAMPUS CATU-BAHIA
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE MÉDIO POR MEIO DE TEMAS GERADORES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA DA PUC GOIÁS
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COMO AGENTE MOTIVADOR PARA A APRENDIZAGEM SOBRE VITAMINAS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/PUC GOIÁS
EXPLORANDO O GIBI "PULMÃO E SUA TURMA": ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS.
Exposição Química na Vida
Exposições temáticas como estratégia de divulgação científica no litoral paranaense
FEIRA DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Filme Wall-e. Uma alternativa metodológica para o ensino de ciências. Um Relato de experiência em Teresina PI.
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO: ALTERNATIVA METODOLÓGICA DE ENSINO PRÁTICO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ MA
Focos temáticos das investigações relativas à educação em museus e centros de ciências no Brasil
Formação de Alunos para Multiplicar o Conhecimento de Química na Escola Pública
Formações para a atuação de professores com material alternativos em aulas experimentais suas perspectivas e possibilidades.
FORMIGAS: PEQUENAS E PODEROSAS
IMPLANTAÇÃO DO CINECLUBE ESCOLAR: UM OLHAR INICIAL DE PROFESSORES E PEDAGOGO
Implementação de atividades práticas nas aulas de Ciências da Escola Estadual Dr. Luís Viana Filho.
INCENTIVO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS
INTERDISCIPLINARIDADE A CERCA DA ENERGIA NUCLEAR, UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE ANÁPOLIS, ESTADO DE GOIÁS.
JOGO DOS INVERTEBRADOS: UMA ATIVIDADE LÚDICA EM BUSCA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO CIÊNCIAS
Jogos Lúdicos como Metodologia de Ensino na Área de Ciências do Ensino Fundamental
LEVANTAMENTO ACERCA DO ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TEÓFILO OTONI – MG
LIXO: AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO.
Mostra Interdisciplinar como ferramenta didática na construção do conhecimento científico
NOVA METODOLOGIA DE ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS PARA O ENSINO MÉDIO
O ACARAJÉ NO RESGATE DA CULTURA ATRAVÉS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
O BORBOLETÁRIO COMO MODELO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
O CONHECIMENTO PRÉVIO E A APRENDIZAGEM EM FÍSICA E QUÍMICA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE 2º ANO DE ESCOLA DA ÁREA RURAL EM SANTARÉM-PA
O ENSINO DE BIOLOGIA: O VÍDEO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
O ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLEMENTANDO A EXPERIMENTOTECA
O LIXO COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
O PIBID NA ASTRONOMIA: APRENDENDA DE UMA FORMA MAIS DINÂMICA
O PORTAL PONTOCIÊNCIA: EXPERIMENTOS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
O USO DE ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS.
O USO DE MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS
O USO DE MODELO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O USO DE MODELOS NO ENSINO DE GENÉTICA A RESPEITO DA ESTRUTURA DO DNA
O USO DO EXPERIMENTO DE EXTRAÇÃO DO DNA COMO SUBSIDIO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OFICINA DE CONFECÇÃO DE MOBÍLIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: ATIVIDADE LÚDICA RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE BIOLOGIA REALIZADA POR BOLSISTAS DO PIBID/BIOLOGIA/FAEC/UECE.
ORCHIDACEAES COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA EVOLUÇÃO
Os Desafios e Possibilidades Encontradas nos Clubes de Ciências das Escolas Públicas no Litoral do Paraná
PARQUE DA CIÊNCIA, UMA NOVA PROPOSTA PARA POPULARIZAÇÃO E INCLUSÃO DO CONHECIMENTO
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ SOBRE O USO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE FOTOSSÍNTESE
PHMÊTRO QUIZ: USANDO O LÚDICO NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES
PIPEX- INTERIORIZAÇÃO DA BIOLOGIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE SEXUALIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE CONHECIMENTOS POPULARES E CIENTÍFICOS.
Programa de divulgação científica na formação de docentes em Ciências da Natureza
PROGRAMA MANEJO DE QUELÔNIOS, COMUNIDADES LOCAIS E ESCOLAS: DIÁLOGOS QUE AUXILIAM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNIDADES RURAIS DO BAIXO AMAZONAS.
PROJETO PIBID TRABALHADO O TEMA FUNGOS E BACTÉRIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
QUÍMICA DE AROMAS E PERFUMES: UMA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS
QUÍMICA DE PRODUTOS DE LIMPEZA: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO PIBID/QUÍMICA PUC GOIÁS
QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM JEITO DIVERTIDO DE APRENDER CIÊNCIAS
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS CATU
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO 4º DO ENSINO FUNDAMENTAL
SABER TRADICIONAL CONTADO ATRAVÉS DAS LENDAS DO LITORAL DO PARANÁ: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
Sinais da Cultura na Organização do Quintal
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E FEIRA DE CIÊNCIAS UM ESTUDO DE CASO
TEATRO PEDAGÓGICO: CONECTADOS COM O CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS NATURAIS
TRABALHANDO ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II ATRAVÉS DA MEMÓRIA DE MORADORES DE MISSÃO DO SAHY, SENHOR DO BONFIM, BA.
TRABALHO E ENERGIA: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO COM O REFERENCIAL DO CORPO HUMANO COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO
UM ESTUDO SOBRE OS MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO MILITAR DO MUNICIPIO DE IMPERATRIZ - MA
USANDO UM SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NAS ÁREAS URBANA E RURAL DE JI- PARANÁ, RO.
Utilização de Objetos de Aprendizagem para apoiar o Ensino de Ciências
UTILIZAÇÃO DO LCP (LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PORTÁTIL) NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMA – CENTRO HISTÓRICO
VISÃO DO ENSINO DO BIOMA CAATINGA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO BAIXO ACARAÚ – CE
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados SBPC©2012 - Contato