64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONTEXTUALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Luzia Cristina de Melo Santos 1
Elaine Cristine do Amarante Matos 2
Veleida Anahí da Silva 3
1. Nuc. de Pós Grad. em Ensino de Ciências e Matemática, NPGECIMA– UFS
2. Nuc. de Pós Grad. em Ensino de Ciências e Matemática, NPGECIMA– UFS
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Educação, Univ, Federal de Sergipe – UFS
INTRODUÇÃO:
É fácil perceber que muitos discentes têm dificuldades ao lidar com alguns conceitos de Ciências vistos em sala de aula. Esta situação pode ser minimizada através do ensino contextualizado, que tem como principais preocupações a retirada do aluno da condição de espectador passivo, ou seja, aquele que só recebe informações e a produção de uma aprendizagem significativa, aproveitando o conhecimento que o estudante leva para aula.
Os recursos didáticos envolvem uma diversidade de elementos utilizados como suporte na organização do processo de ensino-aprendizagem, facilitando a relação professor-aluno. Esses recursos podem ser utilizados de diferentes maneiras, seja pela utilização de filmes, jogos ou recursos palpáveis confeccionados ou levados para sala de aula no intuito de incentivar a curiosidade dos alunos.
Assim, o presente trabalho objetivou verificar as reais dificuldades enfrentadas pelos alunos e, através do processo de contextualização, amenizar essas dificuldades com a utilização de recursos didáticos. Estudos nessa área são importantes, uma vez que torna necessária a busca da melhoria na qualidade do ensino de Ciências, tendo como foco os alunos, fazendo com que estes se interessem mais pelas aulas e sejam sujeitos mais participativos.
METODOLOGIA:
Para a realização desta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com perguntas relacionadas ao processo de contextualização e utilização de recursos nas aulas, feitas a 30 alunos do 8º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS).
Os dados foram coletados durante aulas desenvolvidas com o princípio da contextualização. Estas aulas tinham como assuntos os órgãos dos sentidos e o sistema digestório, sendo que os recursos utilizados foram vídeos, jogos e órgãos didáticos. Também foi estimulado o diálogo aberto com os alunos, a fim de verificar suas dificuldades e experiências sobre os conteúdos apresentados, utilizando, sempre que possível, um recurso que pudesse relacionar os conhecimentos dos mesmos com os conhecimentos específicos de Ciências.
Para auxiliar com maior precisão os conceitos referentes ao processo de contextualização foram utilizados como referências autores como Silva (1996), Zabala (1998) e Brandão (2006). Em relação à utilização de recursos didáticos foram consultados autores como Maratori (2007), Moreno (2005) e Costodi (2009).
RESULTADOS:
A educação que é oferecida no ambiente escolar serve como instrumento valioso no desenvolvimento intelectual do aluno. É através das dificuldades observadas em sala de aula que o professor desempenha um papel principal no processo do ensino-aprendizagem. Contudo, o que observamos é um ensino onde os conhecimentos dos alunos são reprimidos pelo fato daqueles não possuírem, em alguns casos, uma base científica, situação essa identificada pelas entrevistas desenvolvidas com os alunos no decorrer da pesquisa.
Através do diálogo com os estudantes, identificamos a importância do processo de contextualização em sala de aula, pois foi possível verificar a satisfação do aluno quando o mesmo era convidado a participar da aula, expondo seus conhecimentos, sentindo-se importante por estar contribuindo com seus saberes, fato esse que foi reforçado pelas respostas durante as entrevistas.
Outro ponto relevante foi a utilização de recursos didáticos em sala de aula diferente daqueles já utilizados pelos professores (quadro e giz). Verificamos que ao utilizá-los de maneira correta, ou seja, obedecendo a critérios como faixa etária dos alunos, leva-os a alcançar o aprendizado com mais satisfação.
CONCLUSÃO:
A transmissão de conhecimento em sala de aula exige cada vez mais do professor dedicação para que o conteúdo ministrado seja passado de forma dinâmica e prazerosa. Sabe-se que muitos fatores podem influenciar esse processo, principalmente o estímulo durante a aula. Este ocorre através do diálogo aberto e da valorização do conhecimento prévio dos alunos. Por meio da abordagem da contextualização, buscamos associar o conteúdo de Ciências com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos pudessem tornar-se ativos durante o processo do ensino-aprendizagem.
Através das análises das entrevistas, pôde-se reforçar ainda mais a importância do processo de contextualização, uma vez que ficou visível a insatisfação dos alunos quando foram perguntados a respeito da forma de ensino vivenciada diariamente, que não considera a contextualização e, como se sentiam satisfeitos com a nova metodologia de ensino.
Assim, pode-se verificar a importância do processo de contextualização para o ensino de Ciências, como também a eficácia da utilização de recursos didáticos neste processo.
Palavras-chave: Alunos, Contextualização, Ensino-aprendizagem.