64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DA DENGUE: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM SÃO JOÃO DE MERITI, RIO DE JANEIRO.
Daniele Blanco Cavalcanti 1
Jorge Lemos 1
Álvaro Chrispino 1
1. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca(CEFET/RJ)
2. Professor Dr/Orientador do Programa de pós-graduação em Ciência Tecnologia e Educação.
3. Professor Dr/Orientador do Programa de pós-graduação em Ciência Tecnologia e Educação.
INTRODUÇÃO:
Diante da crise global de caráter socioambiental vivenciada na atualidade, defendemos a realização de atividades articulando CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) e Educação Ambiental para a Sustentabilidade (EAS), como um caminho adequado para propiciar a alfabetização científica dos alunos do Ensino Médio. Escolhemos a dengue como problema socioambiental, devido a sua incidência em todos os continentes exceto o europeu e as condições socioambientais que contribuem para sua proliferação. A partir do levantamento realizado das pesquisas entre 2000 e 2010 disponíveis no Banco de Teses da Capes, elegendo como palavras-chaves: dengue e educação ambiental, dengue e CTS, dengue e ensino de ciências e dengue e educação para a sustentabilidade, percebemos a ausência de dissertações e teses enfocando a educação para a sustentabilidade articulada ao enfoque CTSA para o desenvolvimento de atividades de biologia, justificamos a partir deste e da grande incidência da doença em nosso país, a relevância desta pesquisa para a área. Buscamos responder a seguinte questão: Uma unidade didática de biologia adotando a dengue como tema socioambiental contribui para ampliar a visão das relações CTSA presente nos educandos?
METODOLOGIA:
Realizamos um estudo de caso com abordagem qualitativa, aplicado durante o primeiro semestre de 2011, em três turmas do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola estadual em São João de Meriti, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Iniciamos a leitura inicial de todos os documentos, objetivando selecionar uma amostra para compor o corpus da pesquisa e do total de 40 documentos produzidos, selecionamos para análise após a leitura dos dados em bruto, 22 documentos. Utilizamos a análise de conteúdo (AC) como metodologia para tratamento dos dados e análise dos resultados. A AC segundo BARDIN consiste em um conjunto de técnicas de análise de comunicação, que utilizam procedimentos sistemáticos e objetivos para descrever o conteúdo de mensagens. Aqui nos restringiremos apenas a descrição e análise dos dados de uma das atividades que integraram a unidade didática, que constituiu objeto de pesquisa de uma dissertação de mestrado, que articulou EAS e CTSA para a confecção e aplicação de atividades adotando a Dengue como contexto socioambiental. Exibimos o vídeo Aedes aegypty e Aedes albopictus-Uma ameaça aos trópicos (FIOCRUZ), com discussão e aplicação de um questionário aberto relacionando a doença e o enfoque CTSA. Esta atividade foi desenvolvida no 2º bimestre de 2010.
RESULTADOS:
1-Como a Dengue é transmitida? 70,3% se restringiu a responder somente pela picada do mosquito e 22,2% relatou que poderia ser tanto pelo Aedes aegypti, como pelo Aedes albopictus, enquanto 7,4% afirmou que a doença era transmitida por água parada.
2-Quais as condições socioambientais que favorecem a proliferação do principal vetor? Os alunos relataram: (10%)alta densidade populacional, (66%) carência de saneamento básico (coleta de lixo e abastecimento de água),(6%) terrenos abandonados e moradias impróprias, assim como elevada temperatura e chuvas(18%).
3-Como a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade contribuem para a prevenção da dengue? 85,2% percebem a sociedade, como algo a parte da ciência e da tecnologia, o que pode ser um indício de que acreditem na neutralidade da ciência e possuam uma visão tecnocrática e linear do progresso. Do total de alunos percebemos que 14,8% percebem as interações CTSA .
4-Como os conhecimentos de biologia relacionados a saúde e ao meio ambiente podem auxiliá-lo em sua vida prática? 50,7% mencionou a transmissão e a prevenção de doenças, como a Dengue, a AIDS, as doenças sexualmente transmissíveis e o Câncer de pele, 30% destacaram a importância da conservação do meio ambiente e 19, 3% não responderam esta questão.
CONCLUSÃO:
Os estudantes se referem constantemente aos problemas socioambientais de forma generalista e superficial, percebemos a partir da análise dos resultados iniciais, a necessidade do desenvolvimento de atividades que aprofundem questões que contribuam para a construção de uma visão global de temas como a dengue. Por ser um assunto complexo, abrangendo temas relativos ao meio ambiente e saúde, a temática dengue deve ser abordada buscando suas relações com a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente, objetivando a promoção do conhecimento científico para o alcance da cidadania e de uma melhor qualidade de vida. A análise das respostas obtidas do questionário demonstra a grande importância do desenvolvimento de atividades que possam buscar a contextualização do ensino de ciências, desmistificando a visão deformada do processo de construção do conhecimento científico que muitos possuem. Faz-se necessário o desenvolvimento de atividades integrando visões como educação com enfoque CTSA e educação para a sustentabilidade de forma a ampliar o interesse dos alunos pelas disciplinas científicas, proporcionando a vivência de situações que propiciem aos mesmos a reelaboração do conteúdo propedêutico e a promoção da cidadania ambiental.
Palavras-chave: CTSA, Educação Ambiental para a sustentabilidade, dengue.