64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CONTEÚDOS RELEVANTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Maria de Paula Siqueira 1
Antonio Carlos Caruso Ronca 2
1. Profa_ Dra. Ana Maria de Paula Siqueira - Depto de Ciências Biológicas da UnG
2. Prof. Dr. Antonio Carlos Caruso Ronca - Orientador - Depto. Educação - Psico Educação PUCSP
INTRODUÇÃO:
– Hoje, o mundo apresenta um movimento acelerado de evolução com os avanços mais recentes no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, possibilitando esta última, grande velocidade na disseminação de informações. Recentes estudos epidemiológicos mostram que a melhoria da qualidade e condições de vida, comprovadas pela longevidade e redução da mortalidade, deve-se aos avanços da Ciência na área de saúde pública. É dessa forma que a Ciência, no contexto escolar, precisa ser entendida e considerada como um produto dessa evolução. Compreender esses avanços torna-se relevante para o professor e o aluno. Na prática docente, isto dependerá do conhecimento prévio que se tem acerca dos avanços da Ciência e Tecnologia, dos dados disponíveis e da utilização desses, para o aluno compreender a realidade onde vive. O objetivo do trabalho foi proporcionar uma contribuição ao professor de Ciências de escola pública, para selecionar os conteúdos considerados relevantes pelos ( PCNs ) para a construção de conhecimentos escolares. Para tanto, propiciou-lhes momentos para selecionar, refletir e analisar a compatibilidade desses com as idade/séries e discutiu-se as formas de transmissão de conteúdos para a aquisição de conhecimentos .
METODOLOGIA:
A investigação, utilizando a pesquisa qualitativa, descreveu, as experiências de um grupo de professores de Ciências de duas escolas públicas, para selecionar conteúdos relevantes de Ciências, propostos pelos PCNs,para os 6oe 7oanos. Utilizou-se o HTPC, por ser um espaço institucional garantido para atender as necessidades dos professores, individual ou no coletivo, bem como favorecer e oferecer aos mesmos possibilidades de discussão e incorporação de novos pressupostos teóricos na sua prática docente. Para discussão, análise e seleção dos conteúdos relevantes, constituíram subsídios valiosos a leitura de textos atuais sobre os avanços da Ciência e Tecnologia e os PCNs, porque de acordo com a LDBEN, estes devem ser levados em consideração na elaboração dos currículos do Ensino Fundamental. Para trabalhar a reconstrução do pensamento científico, e novas formas de pensar Ciência, levou-se em consideração os aspectos : alertar para as formas diferentes de se ver e explicar o mundo atual; discutir sobre os avanços e as rupturas ocorridas no processo de produção de Ciência pela humanidade; verificar nas leituras de textos atuais, a provisoriedade da Ciência e das verdades científicas, deixadas pelos cientistas, e reelaborar uma visão de Ciência e de mundo, no contexto atual.
RESULTADOS:
A pesquisa possibilitou ao professor refletir, reinterpretar e reorganizar sua prática diária, a partir de uma perspectiva histórica da Ciência e com novos pressupostos teóricos. Isto só foi possível ao proporcionar-lhe momentos para discutir, selecionar e transmitir os conteúdos que considerava relevantes em Ciências para os 6o e 7o anos do Ensino Fundamental. Discutindo novas formas de como trabalhar os conteúdos com uma abordagem histórica da Ciência, o docente compreendeu que o educando poderá se situar no contexto atual da evolução científica, tornar-se capaz de observar, entender e questionar a sua relação com o mundo; de formular hipóteses sobre os fenômenos naturais e compreender o seu lugar e papel na natureza. Nesse sentido, julgou-se ser importante repensar as necessidades educacionais, para o momento de transformação sócio-histórico em que vivemos, bem como a adoção de novas medidas que possibilitarão superar os desafios que se apresentam no atual panorama educacional. Dessa forma, a geração de novas idéias para resgatar o significado de conteúdos relevantes para a construção de conhecimentos científicos, traria novos rumos para minimizar os problemas e dificuldades encontradas na educação, e atender a clientela que, hoje, demanda nossas escolas.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se, que cabe ao professor, como elemento integrador do processo de ensino-aprendizagem, mostrar ao aluno que a aquisição de conhecimentos científicos é proveniente da interpretação de dados, resultantes de conceitos e fatos atualmente confiáveis . Houve, a compreensão pelos professores de que, nos PCNs uma das principais características é de ampliar a visão de conteúdo para além dos conceitos, inserindo procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos tão relevantes quanto aos conceitos tradicionalmente abordados. Entendimento, dos PCNs como diretriz curricular e referencial nacional para o ensino fundamental, por serem estes que, “a priori ”deveriam estabelecer o que é conteúdo escolar ao cotejar o currículo com a prática docente diária. A formação continuada, foi tida como necessária e de apoio à prática docente para inovações teórico-metodológicas. Nesse sentido, julga-se ser importante repensar as necessidades educacionais em todos os setores e níveis, tidos como democráticos na estrutura do sistema educacional do País. Achou-se pertinente fazer algumas considerações em termos de avanços e críticas aos (PCNs), pela constatação da sua não aplicabilidade, não implantação na rede pública e após mais de uma década e meia de sua implementação, ainda não chegaram à sala de aula.
Palavras-chave: Ciência e Tecnologia,, PCNs- conteúdos relevantes, conhecimento escolar..