64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: UM ESTUDO DA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS |
NAFTALLY PRISCILLA DO MONTE FAESC 1 ZENILDA LAURENTINO DA SILVA FAESC 1 VALDERÊS DA CONCEIÇÃO DO MONTE FAESC 1,2 |
1. Graduando Deptº Pedagogia - FAESC 2. Graduando Deptº Pedagogia - FAESC 3. Profª Msc. Orientadora - Deptº Pedagogia - FAESC 4. profª Msc. Secretaria de Educação de Pernambuco - SEE |
INTRODUÇÃO: |
A prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem é considerada como um pensar e um agir que andam articulados de par com as intenções do trabalho docente. Nesse processo o professor utiliza-se de vários instrumentos de acordo com o conteúdo, os objetivos e o como, foi realizado o ensino e aprendizagem. Esta prática requer do professor uma reflexão permanente sobre a realidade e o acompanhamento, passo a passo, do educando na construção do seu conhecimento, reconhecendo as diferentes trajetórias de vida dos estudantes, sendo flexível nos objetivos, nos conceitos, na forma de ensinar e de avaliar. O resultado lhe possibilitará rever o ensino e a aprendizagem questionando a validade do instrumento e se for o caso anular e propor outro. Os instrumentos visam diagnosticar a construção de saberes específicos, as capacidades, as habilidades, além de aspectos ligados ao desenvolvimento pessoal e social. Os instrumentos servem para o professor repensar a sua prática, diagnosticar e registrar os avanços, as lacunas na aprendizagem dos estudantes e ajustar o ensino a eles oferecido. O estudo investigou os instrumentos avaliativos utilizados na prática docente do 3º ano do Ensino Fundamental em Ciências Naturais. |
METODOLOGIA: |
Este estudo foi realizado em duas (02) Escolas, uma da rede privada e a outra da rede publica municipal, ambas localizadas no município de Escada/PE. Os sujeitos foram duas (02) professoras, uma da Escola privada e outra da rede publica municipal. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semi-estruturada e observação da prática docente. A entrevista foi realizada por meio de um roteiro orientador contendo 10 questões, gravadas em celular e máquina digital. Os dados obtidos na entrevista e nas observações foram analisados levando em consideração “o que são instrumentos avaliativos; quais os instrumentos e critérios utilizados; para que serve os instrumentos avaliativos, em seguida realizado um confronto com a fundamentação teórica, a fim de verificar se há uma relação direta entre o que os professores discursam e a fundamentação teórica definida neste trabalho. |
RESULTADOS: |
Os resultados revelaram que as professoras não conseguem dizer tão pouco exemplificar o que são instrumentos avaliativos. Desconhecem que os instrumentos avaliativos são materiais utilizados pelo professor para registrar o desenvolvimento do aluno, ora o aluno é levado a fazer seus próprios registros, ora é o professor que registra o que observou. Em relação aos instrumentos avaliativos, utilizam provas descritivas, produções individuais e coletivas, experimentos, observações, correção das construções dos alunos, no entanto, não se referem aos critérios avaliativos utilizados nestes instrumentos. Segundo PCN (BRASIL, 1997) os critérios avaliativos: Explicitam as expectativas da aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a área e para o ciclo, organização lógica interna dos conteúdos, as particularidades de cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrente de cada etapa do desenvolvimento cognitivo (1997, p. 86). O instrumento avaliativo visa avaliar o que (conteúdo) para que (objetivo) e o como (método), foi efetivado o nosso trabalho (de ensino) e o do estudante (de aprendizagem) (CORDEIRO; MELO, 2008, p. 371). |
CONCLUSÃO: |
O desafio das professoras do 3º ano do ensino fundamental é superar a concepção de avaliação classificatória, enquanto momento estanque de verificação, em detrimento a uma prática que avalie seus alunos percebendo se são aptos ou não de estabelecer comparações entre o conceito e situações vivenciadas em sua realidade, associando os conhecimentos prévios aos conhecimentos científicos, eliminando de suas práticas avaliativas momentos que reprimam e ameacem e passem a utilizar vários instrumentos e critérios avaliativos no sentido proporcionar as crianças momentos de prazer e construção de saberes durante todo o processo de ensino e aprendizagem e conseqüentemente da avaliação da aprendizagem. Para serem compatíveis com uma avaliação educativa, os instrumentos e os critérios utilizados pelo professor precisam incentivar o aluno a analisar e avaliar seu próprio desempenho (auto-avaliação). Desse ponto de vista, observar, registrar, analisar e interpretar, e criar instrumentos e critérios de intervenção, fazem parte do processo de avaliar, para que ele auxilie na aprendizagem e não apenas, classifique. |
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem, Instrumentos avaliativos, Ensino de Ciências. |