64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Exposições temáticas como estratégia de divulgação científica no litoral paranaense
Otávio Augusto Girardi 1
Bruno Martins Gurgatz 1
Juliane Stefanoni Costa 1
Rodrigo Arantes Reis 1
Antonio Luis Serbena 1
Emerson Joucoski 1,2
1. Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
2. Prof. Msc./Orientador - Laboratório Móvel de Educação Cientifica, UFPR – Setor Litoral
INTRODUÇÃO:
Sendo o litoral paranaense uma das regiões de mais baixo IDH do estado, é de grande importância notar que a estrutura das escolas, assim como seu corpo docente é sobrecarregado e com diversas dificuldades de trabalho. Deste modo os museus e centros de ciência se colocam como peça chave na complementação das aulas tradicionais e exaltação do conhecimento científico, trabalhando no desenvolvimento de uma sociedade que busca uma educação plena.
Partindo deste preceito, o Laboratório Móvel de Educação Científica da Universidade Federal do Paraná setor Litoral articulou três exposições em seu Campus, durante o ano de 2011, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da academia, possibilitando um espaço dinâmico de alfabetização científica com o objetivo de enriquecer os processos educacionais nas escolas públicas do litoral paranaense.
METODOLOGIA:
A escolha dos temas se baseou em discussões a cerca de assuntos pertinentes a região local, e também aspectos globais contextualizados, como conservação de ambientes ameaçados e tecnologias com suas implicações.
Toda visitação foi pré agendada diretamente com as escolas da região, e eram guiadas por 2 estagiários, juntamente a um professor responsável da escola convidada. Apesar de estar estruturada em uma ordem lógica, esta poderia ser modificada a partir da dinâmica e demanda do grupo.
Utilizou-se a metodologia expositiva para disseminar informações sobre os temas para estudantes da rede pública de ensino, assim, se organizou diversas atividades e experimentos onde algum fenômeno ou assunto era demonstrado, e um mediador descrevia e discutia tais conhecimentos com os visitantes.
A produção dos experimentos e expositores teve como foco a interatividade, reutilização de materiais descartáveis e o link com a realidade local do educando.
RESULTADOS:
As exposições temáticas proporcionaram um espaço fora da sala de aula para que se desenvolvessem conhecimentos de forma contextualizada e dinâmica.
A exposição “Manguezal” foi elaborada a partir da importância sócio-econômica, ambiental e cultural deste ambiente, assim buscando conscientizar os visitantes para a preservação deste ecossistema altamente ameaçado pela má utilização dos recursos naturais.
Na semana do dia 11 de Março de 2011, o litoral paranaense sofreu ação de fortes chuvas que levaram a uma série de desmoronamentos, deslizamentos, e enchentes, que afetaram várias comunidades, principalmente no meio rural. Assim, a exposição “Desastres Ambientais no Litoral do Paraná - E agora?” foi voltada principalmente a relacionar os acontecimentos naturais com os impactos ao meio ambiente, e o quanto isso é determinado por fatores ambientais, naturais e antrópicos.
Já a última exposição estava vinculada ao ano internacional da química. Na qual mostrou a relação da química com o cotidiano, utilizando a temática “Química na Vida”.
Como resultado secundário, nota-se o estreitamento da relação escola-exposições, isto sendo constatado através de várias consultas espontâneas de alunos e professores mesmo fora do período de exposição.
CONCLUSÃO:
A realização e necessidade das exposições ressalta a importância da divulgação científica não só no litoral do Paraná, como na maioria das redes públicas de ensino, complementando práticas e conteúdos que necessitam de uma abordagem dinâmica, apresentando diversos conhecimentos que não são trabalhados em sala de aula.
Pode-se concluir que houve dificuldades quanto ao espaço disponível para estruturação da exposição. Este se mostrava pequeno e não preparado para receber as atividades, demandando assim diversas estratégias para que não se perdesse a qualidade e dinâmica das ações.
Palavras-chave: Exposição, Educação científica, Divulgação.