64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Aprendendo Ciências a partir do tema Água: Um Estudo de Caso com Alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública de São Luís do Maranhão.
Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques 1
Aurélio Mateus Pereira Bastos 2
Awsyrene Kathiene Assunção Oliveira 3
Elis Cristina de Souza Ferreira 4
Diego Santos Costa 5
Renan Cunha França 6
1. Profa. Dra./ Orientadora - CEM Fernado Perdigão/ UFMA
2. CEM Fernando Perdigão
3. CEM Fernando Perdigão
4. CEM Fernando Perdigão
5. CEM Fernando Perdigão
6. CEM Fernando Perdigão
INTRODUÇÃO:
De acordo com as orientações das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, o aprendizado das ciências da natureza será efetivamente significativo se houver a utilização de metodologias diferenciadas que favoreçam a apropriação do conhecimento cientifico de Ciências e a formação de uma concepção crítica sobre as relações existentes entre Ciência, tecnologia e sociedade. Sob esta ótica, a utilização de projetos interdisciplinares que fazem uso de temas que abordam o cotidiano do aluno vem se revelando como um instrumento didático em potencial, uma vez que consegue correlacionar os conhecimentos científicos com reflexões sobre as várias questões implícitas nas relações com o cotidiano do aluno, além de propiciar ao professor um real acompanhamento da aprendizagem dos seus alunos. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de apropriação e argumentação cientifica de alunos da 3ª série do ensino médio, em uma escola pública de São Luís do Maranhã, fazendo uso da temática água, levando-os a perceber através de metodologia cientifica, a apropriação deste conhecimento pelo ambiente escolar e entorno da escola, revelando os fatores que dificultam o processo de apropriação do conhecimento das ciências e que desfavorecem a aplicação das informações no cotidiano dos cidadãos.
METODOLOGIA:
A metodologia deste trabalho baseou-se na perspectiva de pesquisa qualitativa fazendo uso de projeto interdisciplinar de ciências da natureza, sobre a temática água, bem como o uso de questionários abertos e fechados para verificação da apropriação da linguagem cientifica das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. O trabalho baseou-se em quatro etapas: i) Inicialmente, aplicação de questionário fechado investigativo com perguntas relacionadas a temática água para os alunos das três séries do ensino médio da referida escola, inclusive os alunos que desenvolvem a presente pesquisa; ii) No segundo momento, aplicação de questionário fechado, sobre a mesma temática para a comunidade do entorno da escola; iii) Após análise dos dados e verificação do nível de apropriação do conhecimento sobre a temática água, foi elaborada algumas ações de intervenção com a intenção de proliferação de informações de nível global e local sobre a referida temática. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se: painel informativo, palestras para a comunidade escolar e comunidade do entorno da escola, montagem de vídeo sobre o tema, jogral escolar; iv) Na última etapa, buscou-se verificar as informações adquiridas, através da aplicação de entrevistas com alunos da escola de todos os níveis.
RESULTADOS:
A análise do diagnóstico inicial demonstrou uma elevada desarticulação entre o conhecimento cientifico das ciências naturais e a temática desenvolvida, tanto por parte dos alunos de todas as séries do Ensino Médio, bem como da comunidade do entorno da escola. Aproximadamente, 75% dos entrevistados revelaram informações vagas e imprecisas sobre a problemática da água tanto a nível global como local. Verificou-se que cerca de 50% dos entrevistados não sabem de onde vem a água que consomem em suas casas, tampouco, demonstram ter o conhecimento sobre a existência de processos de tratamento da mesma. Porém, foi constatada uma significativa preocupação com a qualidade da água que consomem, no sentido de buscar aplicar em suas residências um método de tratamento caseiro com a água consumida. Dentre os principais meios de cuidado para a limpeza da água, destacam-se o processo de filtração (41%) e a fervura da água (11%). Os entrevistados revelaram que entendem que a água “suja” pode transmitir doenças (88%) e entre as doenças citadas, a dengue foi a mais lembrada (44%). As intervenções aplicadas pelos alunos do projeto sobre a problemática da água mostraram-se bem aceitas pela comunidade escolar, através da verificação de acentuadas participações dos alunos de todas as séries.
CONCLUSÃO:
Percebeu-se através da análise dos dados obtidos que os estudantes desta escola possuem um repertório de representações e conhecimentos intuitivos, adquiridos principalmente pela vivência, pela cultura e senso comum, acerca dos conceitos de ciências da natureza que são ensinados na escola. Sendo assim, a forma como a construção do conhecimento é proposta nesta escola, vem deixando o ensino, de uma forma geral, sem significado efetivo para aplicação do mesmo em situação real de vivência, uma vez que se apresenta sem correlação com as necessidades da vida em sociedade. Portanto, a aplicação de projetos interdisciplinares como instrumento didático-pedagógico se mostrou eficiente no processo de ensino aprendizagem, uma vez que alcançou a motivação dos alunos e a relativa apropriação de conhecimentos necessários a esta comunidade escolar. Sob esta ótica, o acompanhamento dos trabalhos revelou contribuições significativas para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos no seu papel com cidadão, além de ter proporcionado o desenvolvimento de um amadurecimento informativo-científico e emocional em um número significativo de alunos da escola, como também ter proporcionado a extensão do cumprimento do papel social na comunidade do entorno da escola.
Palavras-chave: Água, Ensino das Ciências da Natureza, Aprendizagem Significativa.