64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS E SUA UTILIZAÇÃO NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marlúcia Cereja de Alencar 1
Joelma Conceição Severo Xavier 2
Luciana de Abreu Rocha 3
1. Núcleo de Estudos Avançados em Educação – NESAE. IF Fluminense – Campos/RJ
2. IF Fluminense – Campos/RJ
3. IF Fluminense – Campos/RJ
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem como objeto a investigação do uso do laboratório nas aulas de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental. Pretende-se demonstrar a importância do uso de laboratório nas aulas de ciências como suporte a aprendizagem mais significativa, contribuindo assim, com o trabalho dos professores desta área de conhecimento. Foi realizada pesquisa de campo que teve como área de abrangência o município de Campos dos Goytacazes/RJ, constituíram sujeitos da pesquisa 10 professores de Ciências do Ensino Fundamental de 10 escolas municipais de Campos dos Goytacazes/RJ, e a Coordenadora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação deste município. O referencial teórico utilizado neste estudo foram trabalhos científicos que demonstram a importância das aulas experimentais numa perspectiva de aprendizagem participativa e significativa. Também constituiu o quadro teórico uma reflexão acerca da formação dos professores de Ciências.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi dividido em três etapas: 1ª pesquisa bibliográfica; 2ª pesquisa de campo junto aos professores de Ciências da rede Municipal de Ensino; 3ª entrevista com a coordenadora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação. Em sua etapa inicial foi realizada pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, que teve como marco a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo com dez professores de ciências da rede municipal de ensino que teve como finalidade avaliar a utilização dos laboratórios no ensino de ciências, bem como identificar as dificuldades encontradas pelos professores na sua utilização. Assim, procurou-se identificar dados como: a existência de laboratório de ciências na escola; a visão dos professores em relação à importância de se utilizar aulas com experimentos, às condições dos laboratórios existentes; as dificuldades encontradas no uso de laboratório; a reação dos alunos. Na entrevista com a coordenadora de Ciências buscou a verificação da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, acerca do uso de laboratórios nas escolas para o Ensino de Ciências, com a finalidade de comparar com a realidade encontrada.
RESULTADOS:
Das escolas que fizeram parte da pesquisa 70% possuem laboratórios móveis e 30% não possuem laboratório. Observa-se também que em nenhuma dessas escolas existem laboratórios de ciências fixos. 70% dos professores responderam que acreditam na relevância de aulas experimentais e o utilizam no seu dia-a-dia nas instituições que trabalham. 30% dos professores dizem que as aulas experimentais são relevantes, contudo não utilizam. Justificando-se Alguns professores alegam a falta de tempo para o preparo de atividades experimentais. 40% dos professores afirmam que os laboratórios móveis atendem às necessidades de uma aula experimental e 60% afirmam que esses laboratórios não atendem às necessidades de uma aula experimental, em justificativa para esta não adequação dos laboratórios os professores afirmaram questões de locomoção para salas de andares superiores e não disponibilidade de materiais perecíveis para a realização dos experimentos. A coordenadora de ciências demonstrou que existe uma proposta pedagógica para o uso de laboratórios nas escolas, que se viabiliza, por exemplo, por meio de reuniões mensais e propostas de atividades experimentais. Muitos dos professores afirmam que o ensino experimental proporciona o desenvolvimento de capacidades cognitivas aos alunos.
CONCLUSÃO:
A partir da análise dos dados coletados verificou-se que os professores que participaram desta pesquisa acreditam na relevância do uso de laboratórios para o ensino de ciências e também acreditam que a utilização de atividades experimentais torna o aprendizado mais consistente e mais receptível pelos alunos. A análise dos dados coletados também verificou que apesar dos professores acreditarem na relevância de aulas experimentais não as usa com frequência devido a alguns contratempos tais como: inexistência de laboratório na instituição e inadequação do espaço-físico. Em relação ao laboratório móvel de ciências disponível nas Escolas Municipais de Campos dos Goytacazes verificou-se que possui todos os equipamentos, vidrarias e reagentes necessários para a realização de qualquer atividade experimental destinada ao Segundo Segmento do Ensino Fundamental. Porém é necessário que haja uma política de manutenção dos laboratórios com mais frequência para que os mesmos não fiquem tanto tempo sem as devidas reposições. A entrevista com a coordenadora de Ciências do município de Campos dos Goytacazes demonstrou que existe um comprometimento com o Ensino de ciências principalmente no que diz respeito à utilização de atividade experimental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Laboratório, Experimentos.