64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID DO INSTITUTO FEDERAL CAMPUS CATU
Joari Santos da Cruz 1
Joelem Carvalho de Melo 2
Henrique Cardoso da Silva 3
Aline Izaiane Farias dos Santos 4
Pablo dos Santos Dantas 5
Alexandra Carvalho 6
1. Estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano - Campus Catu
2. Estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano - Campus Catu
3. Estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano - Campus Catu
4. Estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano - Campus Catu
5. Estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Baiano - Campus Catu
6. Orientadora/ Coordenadora de Área-PIBID – Instituto Federal Baiano – Campus Catu
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID desenvolvido no Instituto Federal Baiano Campus Catu em convênio com o Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, visa à inserção dos discentes do curso de Licenciatura em Química nas escolas de Rede Pública de Educação Básica dando-lhe oportunidades de criação e participação no cotidiano da escola durante sua formação inicial. O projeto proporciona aos discentes um maior vínculo com a comunidade escolar de maneira que pode estar gerando outras parcerias em outros projetos (SANTOS, 2002) e possibilita aos bolsistas identificar problemas no processo de ensino-aprendizagem, induzindo-os a desenvolver novas metodologias e instrumentos que possam estar auxiliando os alunos e professores da educação Básica.
O PIBID tem como principal função proporcionar uma maior superação da fragmentação dos conteúdos de modo que estes sejam contextualizados e integrados de forma que haja uma interdisciplinaridade entre algumas disciplinas (SILVA E NUÑEZ, 2007). Assim sendo, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências dos estudantes e bolsistas do PIBID do Curso de Licenciatura em Química do IF Baiano-Campus Catu em convênio com o Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa desenvolvidas no período de julho de 2011 a janeiro de 2012.
METODOLOGIA:
Após o processo seletivo do PIBID, 10 (dez) estudantes do curso de Licenciatura em Química foram selecionados para desenvolverem suas atividades no Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa. Cada estudante, juntamente com o Coordenador de Área e o professor Supervisor escolheu a metodologia a ser utilizada que iria contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de química, colaborando desta forma para o aumento do IDEB da escola e do rendimento dos alunos, além de incentivá-los a ter mais interesse pela disciplina. Primeiramente, os pibidistas fizeram um período de observações das turmas do 9° ano e do Ensino Médio do Curso Técnico em Petróleo e Gás, visando realizar um diagnóstico prévio do perfil das turmas e alunos que fossem inseridos no Programa.
As atividades desenvolvidas pelos bolsistas durante este período foram: 1- Aulas de reforço durante a terceira e quarta unidade escolar, expondo os conteúdos de forma contextualizada para melhor compreensão dos alunos; 2- Orientações na elaboração e execução de Seminários. 3- Incentivo à leitura e escrita através de elaboração de resumos para apresentação em Feiras de Ciências das pesquisas desenvolvidas por alguns alunos e os pibidistas; 4- Apoio na IIa Mostra de Petróleo e Gás do Colégio Pedro Ribeiro Pessoa.
RESULTADOS:
No início, a inserção dos bolsistas na escola não foi muito fácil, pois as atividades do PIBID foram iniciadas a partir do segundo semestre do ano letivo de 2011, além de ocorrer certa rejeição por parte dos outros professores da escola e alguns alunos, pois desconheciam o Programa e seus objetivos, porém este problema foi sanado após Reunião com a Coordenação Institucional do PIBID na instituição. Ao iniciarmos as atividades, a comunidade escolar foi percebendo que poderiam contar com a ajuda dos bolsistas, e juntos contribuiriam para a formação e melhoria do ensino aprendizagem em química do Colégio.
Ao longo dos 06 (seis) meses de participação no PIBID, destacam-se como primeiros resultados significativos a participação dos estudantes e bolsistas no Stand de Bicombustíveis na IIa Mostra de Petróleo e Gás do Colégio e participação dos estudantes e bolsistas na 10ª Feira dos Municípios e 1ª Mostra de Iniciação Cientifica – FEMMIC do Instituto Federal Campus Catu com apresentação em um Stand sobre Energia Renováveis, ambos com a elaboração/apresentação de pôsteres, apresentações orais e experimentos. A participação nestes eventos foi importante para relatar a nossa primeira experiência como co-orientadores, pois foi possível sugerir e preparar os materiais para as apresentações.
CONCLUSÃO:
O PIBID, enquanto Iniciação a Docência, proporciona experiências que talvez o discente de Licenciatura não alcance durante o processo de Estágio obrigatório. Estas experiências levam-nos a aprender e conhecer as dificuldades que ocorrem em uma instituição da rede pública de ensino, bem como, o primeiro contato com o objeto da nossa formação, que é o exercício a docência na área da química, viabilizando o desenvolvimento de metodologias, que tendem a serem vistas como ferramentas fundamentais que nos ajudarão como futuros professores desta ciência, com isso, busca-se obter um melhor rendimento dos alunos em sala de aula qualitativamente e não somente quantitativo. Estas atividades refletem diretamente no perfil do aluno em sala de aula, trazendo para os mesmos a valorização das suas expectativas como estudantes e talvez futuros profissionais na área de Educação. O PIBID vem como um forte apoio para a formação dos licenciandos e o desenvolvimento do curso de Licenciatura em Química do Campus Catu, rompendo as barreiras das salas de aula, e indo até a realidade local. O PIBID está sendo de extrema importância para contribuir com a comunidade escolar e cumprir assim a proposta de extensão.
Palavras-chave: Formação docente, Química, Ensino-aprendizagem.