64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
FEIRA DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Ana Raquel Nascimento 1
Roberta Lillyan Rodrigues Reis 1
Samara Ferreira Vasconcelos 1
Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes 2
1. Depto. De Ciências Biológicas-Universidade Federal do Piauí – UFPI
2. Profa. Dr.ª /Orientadora - Depto.de Métodos e Técnicas de Ensino - UFPI
INTRODUÇÃO:
A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que algo saia errado. Ler bons livros, revistas, assistir sempre as aulas de ciências com atenção, participar de eventos em outros colégios ou instituições nos fornecem um vasto conhecimento, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos. As Feiras de Ciências possibilitam a transformação da prática do professor de Ciências Naturais do Ensino Fundamental de tal forma a constituí-la em um elemento gerador de situações que promovam uma melhor compreensão educativo-pedagógica da natureza e de sua racional exploração pelo homem. Os objetivos das Feiras de Ciências são: proporcionar ao educando uma situação de vivência ou experiência, promover nele o desenvolvimento do pensamento criativo, propiciar a ele a formulação de metas definidas e propósitos práticos, levá-lo a descobrir a necessidade da cooperação e, cultivar nele a iniciativa, a autoconfiança e o senso de responsabilidade. Sugere-se que, educadores, conscientizem as instituições escolares a repensarem na feira de conhecimentos ou de ciências, dando importância ao evento desde o início do ano letivo, visto que nesse momento é que é construída e reconstruída a proposta pedagógica da escola.
METODOLOGIA:
Atendendo à proposta da pesquisa-ação, algumas ações foram desenvolvidas de acordo com as seguintes etapas: o planejamento, a ação, a observação, a reflexão e o replanejamento, cuja estratégia metodológica seguiu os passos descritos a seguir com base no estudo exploratório que visava à obtenção de um diagnóstico da situação educacional das escolas do Ensino Fundamental de Teresina, no tocante à Educação Ambiental.
Nesse momento da pesquisa, fez-se uma observação direta não participante, acompanhando-se a atuação do professor de Ciências Naturais no âmbito da escola, por meio de várias formas e instrumentos de registro como caderneta de campo, fichas, gravadores, filmadoras, máquinas fotográficas etc. Para o desenvolvimento desta pesquisa, houve a participação de docentes e discentes da UFPI. Para melhor organização dos trabalhos foram atribuídos papéis específicos a cada participante. Também contou-se com a colaboração dos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas e Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia, além de egressos do curso de Ciências Biológicas da UFPI.
RESULTADOS:
Em se tratando dos métodos de ensino durante a pesquisa pode-se afirmar que os mesmos proporcionaram ao , no Ensino de Ciências Naturais, o exercício da intuição como forma imediata de conhecimento do mundo, bem como as habilidades de analisar, compor, combinar, classificar, ordenar, efetuar inferências e, principalmente – fazer extrapolações, vinculando essas operações intelectuais às ações físicas e à prática social nos produtos científicos e tecnológicos, culminado com as tentativas de soluções de problemas ambientais e de violação dos direitos humanos. Ao longo do trabalho notou-se que os professores, alunos, familiares e pessoas que pertenciam ao corpo administrativo da escola, assumiram essa nova maneira de ser e agir dentro da comunidade escolar tornando aquela escola mais dinâmica e produtiva. Além de nos dar a certeza que iríamos concluir o nosso trabalho. As experiências relatadas neste trabalho refletem uma preocupação da sociedade que é a emergência de se em organizar um ensino voltado para o desenvolvimento de futuros cidadãos que reconheçam a importância da educação como fator importante para a formação de uma sociedade mais justa e comprometida com as questões sociais.
CONCLUSÃO:
Após a conclusão do projeto e análise dos resultados obtidos, conclui-se que as Feiras de Ciências, podem ser um recurso de Ensino de Ciências e Biologia importante para o desenvolvimento intelectual do aluno. As situações didáticas proporcionadas por essa estratégia de ensino deve ter como foco o incentivo aos alunos para realizar pesquisas científicas com responsabilidade social. O exercício da criatividade, desperta no aluno o senso crítico, pois o mesmo acaba tornando-se parte do processo, e não somente um observador. Ele passa a compreender o porquê das coisas, ele torna-se critico e questionador da própria vida. Esse processo educativo prepara o educando para um protagonismo baseado em contextos reais, preparando-o para enfrentar uma realidade que é adversa ao tempo que assinala uma nova relação entre a educação e as demandas da sociedade.
Palavras-chave: Feira de Ciências, Ciências da Natureza, Responsabilidade Social.