RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino de Ciências
[Voltar]
A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COM BASE NO USO DE ANALOGIAS E METÁFORAS: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES REALIZADAS EM UM CURSO DE FÉRIAS EM CASTANHAL (PA)
A BOLSA AMARELA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Ciência dos Super-Heróis: Análise da implementação de estudo interdisciplinar com histórias em quadrinhos em séries do Ensino Médio.
A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E A POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DE UMA INCURSÃO PEDAGÓGICA AO MANGUEZAL DE BARRA DAS JANGADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DA NANOTECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA
A EXPOSIÇÃO TEMÁTICA MANGUEZAL E SUA EFICÁCIA COM OS VISITANTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA DIMENSÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DICOTÔMICOS ENTRE A TEÓRIA E A PRÁTICA
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE PRÁTICAS DO ENSINO DE BIOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR BARÃO DE GURGUÉIA EM TERESINA-PI
A PRODUÇÃO DE UM HIPERTEXTO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
A SEXUALIDADE SOB A ÓTICA DO ADOLESCENTE: Um estudo sobre a sexualidade dos alunos adolescentes de uma escola pública do Município de Igarapé-Miri- Pará
A Situação dos laboratórios de ciências em escolas públicas com ensino médio no litoral do Paraná e a implementação de Clubes de Ciências como estratégia para fomentar a utilização dos laboratórios
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DA RELAÇÃO ENTRE EUTROFIZAÇÃO E BIODIVERSIDADE DOS CORPOS D’ÁGUA UTILIZANDO-SE DE TAMPINHAS COLORIDAS DE GARRAFAS PET (PIBID/BIOLOGIA/UFS/ITABAIANA – SE)
A UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA DA CANA-DE-AÇÚCAR COMO ENERGIA RENOVÁVEL
ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO PRIMEIRO ANO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), NA ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA, EM TERESINA - PI
ALIMENTAÇÃO, MEIO AMBIENTE E ENSINO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
ANALISANDO IDÉIAS DOS ALUNOS SOBRE CONCEITOS QUÍMICOS EM ENCENAÇÕES TEATRAIS.
Análise da eficácia do método de Brain Storm para o ensino de ciências em Curso de Férias para alunos de escolas públicas, Fortaleza-CE
APLICAÇÕES DE AULAS PRÁTICAS NO 2º ANO DA ESCOLA “GUILHERME DOURADO” EM ARAGUAÍNA: EXPERIÊNCIA DO PIBID DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
APRENDIZAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS (ABE) E O TRABALHO EXPERIMENTAL: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DOCENTE EM UM CURSO DE FÉRIAS EM CASTANHAL (PA)
APRIMORAMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MICROSCOPIA ÓTICA NO ENSINO MÉDIO
AS EXPOSIÇÕES DA SEMANA NACIONAL DE C&T EM BRASÍLIA PODEM SER CONSIDERADAS EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS?
ATITUDES E VALORES DE ALUNOS E PROFESSORES DA ÁREA DE HUMANAS RELACIONADOS À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
AULA PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO TEMA GERADOR ‘MEIO AMBIENTE’ UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS
AVALIAÇÃO DO USO DO TEATRO-EDUCAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMÁTICAS NO ENSINO DE TEMAS POLÊMICOS RELACIONADOS À GENÉTICA E SUAS TECNOLOGIAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GOIÁS/BRASIL
AVALIAÇÕES INTEGRADAS ATRAVÉS DE TEMAS TRANSVERSAIS – INTERAÇÕES DISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊCIAS DA NATUREZA
BARALHO QUÍMICO: UM AUXÍLIO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA SOB UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
BIODIESEL COMO PARTE DO CURRICULO DIVERSIFICADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
BRINCAR E APRENDER COM A HORTA DA CRECHE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CIÊNCIA E ARTE NA INTERAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESTÉTICO EM HISTÓRIA DA CIÊNCIA: ARTES PLÁSTICAS, FOTOGRAFIA E CINEMA MEDIANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA
CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CIRCUITO FLORÍSTICO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
Clube da Química: O ensino de química sob uma perspectiva diferenciada
COMO APROXIMAR OS ALUNOS DA CULTURA LOCAL COM O ENSINO DE CIÊNCIAS?
COMPLEMENTAÇÃO COGNITIVA: UM ASPECTO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM ENSINO DE QUÍMICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DO USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
CONHECENDO A ANATOMIA HUMANA
CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS
CONTRIBUIÇÕES DO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFOPA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURIOSIDADES, MITOS E VERDADES NA ADOLESCÊNCIA
DESAFIOS EM BIOLOGIA MOLECULAR: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ESCOLAS PÚBLICAS
DESENVOLVIMENTO DE UMA REVISTA CIENTÍFICA COMO ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA
DIDÁTICA DA CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO LABORATÓRIO DE PALEONTOLOGIA DO MUSEU DO HOMEM AMERICANO EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PIAUÍ
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO PET QUÍMICA AOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AS RELAÇÕES COM O PÚBLICO LEITOR EM ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO NA ESCOLA CEMTI MODERNA, EM SÃO RAIMUNDO NONATO – PIUAÍ
EFEITO DO CLORO LIVRE PRESENTE NA ÁGUA POTÁVEL SOBRE A VITAMINA C
ENSINO DA QUÍMICA: O DUALISMO DA REALIDADE ESCOLAR NO ÂMBITO PÚBLICO E PRIVADO EM JOÃO PESSOA-PB.
ENSINO DE BIOLOGIA: DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS
Ensino de Ciências com Teatro de Fantoches: Análise de Conteúdo e Produção de Roteiros a partir de Livros Infantis
ENSINO DE CIÊNCIAS: MARCAS DA RELAÇÃO SUJEITO – CONHECIMENTO, NO ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL: SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE.
ENTRELAÇANDO LEITURA E CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS
ESCOLA ESTADUAL HELIODORO CAPISTRANO DA SILVA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA TRABALHAR SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
FAZENDO VIDEOCLIPES E ENSINANDO CIÊNCIAS – USO DO PROGRAMA KDENLIVE PARA LINUX NA REDE DE ENSINO DO RECIFE/PE
FILMES DE CIDADANIA: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA EDUCOMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA: PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO MANGUEZAL DE BARRA DAS JANGADAS, JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE, DIRECIONANDO O OLHAR E REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS DO ECOSSISTEMA.
HIDROPONIA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR E SUSTENTÁVEL PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA.
INTERDISCIPLINARIDADE E CONHECIMENTO QUÍMICO NAS QUESTÕES ENEM SEGUNDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
INTRODUÇÃO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) PARA APERFEIÇOAMENTO DA AULA PRÁTICA DE BIOQUÍMICA “DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE”.
JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR O TEMA UNIVERSO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROJETO PIBID-UEA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS
LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM ELDORADO DO CARAJÁS (PA)
LUAR DO SERTÃO EM PINTADAS-BA
LUZ DO SOL: PRÁTICAS CIENTÍFICAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
MATERIAIS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Materiais pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no ensino de Modelos Atômicos.
MISTURAS E SUBSTÂNCIAS UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL E TEORICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
O AMBIENTE NO CONTEXTO DAS HISTÓRIAS DAS REVISTAS EM QUADRINHOS
O CAMINHO QUE O ALIMENTO PERCORRE EM NOSSO CORPO POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O CEU É O LIMITE
O DISCURSO PEDAGÓGICO EM UMA AULA DE BIOLOGIA ENVOLVENDO O SISTEMA NERVOSO DOS VERTEBRADOS: A ARGUMENTAÇÃO DOCENTE E SUA IMPLICAÇÃO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS
O ENSINO DA DISCIPLINA QUIMICA EM JOÃO PESSOA EM CONSONÂNCIA COM O USO DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS
O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS: UM ESTUDO DE CASO
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE TEMAS CTS: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
O TEATRO NAS AULAS DE BIOLOGIA: DESCOBRINDO CAMINHOS COM O PIBID/UFRPE
O TEMA COSMÉTICOS EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE POPULARIZAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO
O USO DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADORA PARA O ENSINO DE CONCEITOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
OFICINAS DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: ENERGIA E MEIO AMBIENTE.
OS INSETOS NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO ESTADUAL NA ZONA NOROESTE DO CEARÁ
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE PROGRAMA CIÊNCIA EM FOCO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE PLANALTINA-DF
Popularização das ciências e educação científica: experiências do Projeto Escola Itinerante (IF Baiano Catu-BA)
POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
PRODUÇÃO DE AROMATIZANTES UTILIZANDO CASCAS DE MEXERICAS (Citrus sp.)
PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO
PRODUÇÃO DE UM MÓDULO DIDÁTICO PARA COMPREENDER PORQUE SENTIMOS MEDO.
PROFESSORES DE CIÊNCIAS FRENTE A REALIDADE DE UM ALUNO HOMOSSEXUAL
PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE – SEXUALIDADE” DO PRODOCÊNCIA/CAPES APLICADO EM ESCOLA PÚBLICA EM PLANALTINA/DF
PROJETO “PRODUZINDO MATERIAIS DE LIMPEZA ECOLOGICAMENTE CORRETOS A PARTIR DO ÓLEO DE COZINHA USADO”- FORMULAÇÃO E PRODUÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA EM PEQUENA ESCALA – UMA VIA PARA ENTENDIMENTO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS QUÍMICOS NO ENSINO MÉDIO.
PROPOSTA DE INCLUSÃO DA DERIVADA NO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
PROPOSTA DO PIBID PARA ATUAR COM O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO “MEIO AMBIENTE E INTERRELAÇÕES COM OS SERES VIVOS”.
PÚBLICO PARTICIPANTE E PERCEPÇÕES DO VI SEMINÁRIO NACIONAL ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
QUÍMICA EM SHOW: UM INSTRUMENTO DE INCENTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
REVELANDO ASPECTOS DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA POR MEIO DA TEORIA SÓCIO HISTÓRICA DE VIGOSTKI
Textos de divulgação científica nas aulas de Biologia do Ensino Médio utilizados como recurso didático para abordar o tema “Evolução”.
UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA: OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM ESTUDANTES DE ENSINO BÁSICO SOBRE TEMÁTICAS GEOCIENTÍFICAS, RELACIONADAS A LEITURA DE GRÁFICOS E SUAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO
UMA ABORDAGEM DIDÁTICA E EXPERIMENTAL DOS CONCEITOS DE TRASFORMAÇÕES FÍSICAS DAS SUBSTÃNCIAS E MISTURAS
UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO TEATRO EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
USANDO O LABORATÓRIO COMO UMA FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DA MULTIPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA - PI
UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
VERIFICANDO AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO IFG-CAMPUS JATAÍ SOBRE FENÔMENOS ASTRONÔMICOS COTIDIANOS
VISÕES E CONCEPÇÕES ATOMISTAS DOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
VIVENCIANDO A PRÁTICA: “DEVORANDO A CÉLULA”
WEB 2.0: CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS.
“Ciência e Cordel” em Sobradinho-BA
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados / All rights reserved
SBPC©2011 - WebMaster