63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA TRABALHAR SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
Adriane da Costa Gonçalves 01
1. Escola Estadual de Ensino Médio Enedina Sampaio Melo
INTRODUÇÃO:
Dentre todas as propostas de educação do ser humano, talvez a mais ambiciosa seja a educação da sua sexualidade, em especial se a tarefa acontece nessa fase de turbulência de afetos e identidades a qual chamamos “adolescência”. Diante da falta de informações básicas como higiene, transformações do corpo e o número crescente de gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis, pergunta-se: que estratégias metodológicas inovadoras e educativas podem ser adotadas na Escola Enedina Sampaio Melo, no município de Igarapé-Miri - PA, para trabalhar aspectos relacionados à sexualidade dos alunos adolescentes? Quais ações seriam mais eficazes? Neste sentido, o presente trabalho, objetiva proporcionar aos alunos adolescentes, ações educativas em sexualidade e pesquisar estratégias metodológicas inovadoras para trabalhar aspectos relacionados á sexualidade dos alunos adolescentes, a fim de contribuir para a promoção da saúde e o desenvolvimento saudável e pleno de sua sexualidade e cidadania.
METODOLOGIA:
Após pesquisa bibliográfica (RENA, 2006; EGYPTO, 2003 e PCN’S, 1997) realizou-se uma sondagem (conversa informal) com os alunos sobre as atividades e metodologias para trabalhar a temática sexualidade. De acordo com os alunos as atividades deveriam ser diferentes de palestras, que não fossem cansativas, mas tivessem o caráter inovador e dinâmico. As estratégias metodológicas e atividades adotadas nas aulas foram: exibição de filmes (gravidez na adolescência; gênero), roda de conversa (dúvidas dos alunos), bate-papo (métodos contraceptivos e DST’s), pesquisa temática, café com sexualidade (espaço de estudo, discussão e socialização), confecção de painéis (órgãos reprodutores), confecção de materiais alternativos e mostra científica para apresentação de pesquisas temáticas.
RESULTADOS:
Diante das necessidades reais dos alunos foram pesquisadas e realizadas diversas atividades para serem realizadas na escola. A roda de conversa e oficinas foram as estratégias mais aceitas pelos alunos, pois o formato de roda tornou a atividade descontraída e educativa. Através da “caixinha das dúvidas” obteve-se uma lista de dúvidas e curiosidades mais comuns dos adolescentes sobre sexualidade. De acordo com RENA (2006) “as oficinas educativas, sendo um método essencialmente baseado no diálogo, proporcionam informações e espaço para que o educando reflita sobre a sua experiência, seus sentimentos, valores e idéias”. A informação e o lúdico se mesclaram, proporcionando um ambiente acolhedor e cheio de confiança. As estratégias metodológicas adotadas nas aulas e atividades da escola, com caráter inovador e dinâmico, sem deixar de ser educativo, contribuiu para tornar a escola um espaço mais atraente e agradável para estudar, discutir e aprender. Isto se verificou pela crescente participação dos alunos nas diversas atividades e observações no comportamento dos alunos e posturas e idéias defendidas nas discussões. Os alunos discutiram de maneira descontraída e informal o funcionamento dos sistemas reprodutores, as doenças sexualmente transmissíveis, as conseqüências da gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos, bem como a erotização do corpo, a influência da mídia, a ética, a violência contra mulheres e a homossexualidade.
CONCLUSÃO:
Educar-se e educar sexualmente alguém é ao mesmo tempo inevitável e indispensável. Portanto, é preciso assumir no cotidiano escolar ações educativas sistemáticas, planejadas, responsáveis, conseqüentes, lúdicas e descontraídas, que permitam aos adolescentes de ambos os sexos entender o que está acontecendo com seu corpo, as conseqüências de suas ações e relações etc. Neste sentido, as estratégias metodológicas adotadas nas aulas foram fundamentais para propiciar oportunidades, engendrar situações que permitissem a participação ativa dos alunos. A questão sexual deve ser debatida e refletida continuamente com os alunos, a fim de que as pessoas possam conhecer, descobrir e discutir o tema como parte da vida. Atividades lúdicas, inovadoras, descontraídas, com objetivos pré-definidos podem contribuir significativamente para a educação sexual dos alunos adolescentes, para a promoção da saúde e discussão sobre o exercício saudável e pleno da sexualidade.
Palavras-chave: Educação, Sexualidade, Estratégias metodológicas.