63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
FORMAÇÃO CONTINUADA: PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO MANGUEZAL DE BARRA DAS JANGADAS, JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE, DIRECIONANDO O OLHAR E REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS IMPACTOS DO ECOSSISTEMA.
Mônica Alves Coelho dos Santos 1
Sueli Tavares de Souza e Silva 1,2
1. Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG
2. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE
INTRODUÇÃO:
O ecossistema estuarino do município do Jaboatão dos Guararapes, formado pela confluência dos rios Jaboatão e Pirapama possui uma grande extensão de manguezal. Este importante ecossistema é responsável pela presença de uma considerável biodiversidade de espécies aquáticas, principalmente, aves, peixes, crustáceos e moluscos. É responsável por várias funções ecológicas tais como: reprodução, desenvolvimento e alimentação. Considerando, de um lado, a importância desse ecossistema para a manutenção da biodiversidade natural e da atividade pesqueira local e de outro lado, as mudanças na paisagem oriundas das intervenções humanas, como por exemplo, a construção de uma ponte, unindo os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes, sentiu-se a necessidade, durante o processo de formação continuada, de realizar uma incursão pedagógica ao local. A atividade teve como objetivo principal promover a observação e percepção, nos professores de ciências, da importância e das principais características ambientais deste ecossistema e ao mesmo tempo, analisar os impactos. Outros objetivos foram: estimular o interesse do professor pela prática de atividades de campo e socialização dos conhecimentos vivenciados à partir da construção de sequências didáticas interdisciplinar.
METODOLOGIA:
A realização da incursão pedagógica surgiu da inquietude dos professores em relação às questões ambientais dos ecossistemas do município. Desta forma, foi realizada em 21/10/2010, uma incursão, onde participaram os professores de ciências de 5ª a 8ª séries da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes. Durante a incursão as atividades foram divididas nas seguintes etapas: 1) Acolhida/leitura deleite/ informes sobre a incursão; 2) Observação/percepção/interpretação do ecossistema manguezal (principais características, biodiversidade, função socio-ambiental do ecossistema, impactos: poluição hídrica, resíduos sólidos, pesca predatória); 3) Registro das observações: anotações (para esta etapa foi entregue aos profesores uma tabela para o registro individual das observações), desenhos e fotografias; 4) Eco-dinâmica (percepção ambiental – utilização dos 5 sentidos) e 5) Socialização das atividades. Após a incursão, nos encontros de formação continuada, utilizando a metodologia das sequências didáticas, os professores, interpretaram e sistematizaram todas as observações realizadas e transformaram em conteúdos para serem abordados com os discentes desta rede de ensino.
RESULTADOS:
Algumas observações registradas: 1) Biodiversidade: a) Composição faunística: Invertebrados - moluscos gastrópodos e bivalves, crustáceos cirripédios (cracas) e decápodos (camarões e caranguejos: siris, aratus e xiés), insetos isópteros (cupins), lepidópteros (borboletas), dípteros (moscas, maruins), himenópteros (formigas), aracnídeos (aranhas), Vertebrados – aves (vários exemplares de espécies diferentes), b) Composição florística: plantas herbáceas e lenhosas (arbustos e árvores), típicas do ecossistema. 2) Impactos: a) construção de rodovia (acesso à ponte) separando o manguezal da área de restinga; b) descaracterização e supressão de parte da cobertura vegetal da restinga e região marginal do manguezal; c) descarte inadequado de resíduos sólidos em algumas áreas da restinga e do manguezal, d) atividade predatória (armadilhas no manguezal para capturar o caranguejo-uçá). 3) Potencialidades: a) representantes da vegetação da restinga (mangabeira, cajueiro), b) berçário natural de plantas de mangue e de animais (na gramínia, localizada na parte externa do manguezal, c) várias mudas (exoesqueletos) de exemplares de aratu-do-mangue, significando que esta espécie em questão está bem adaptada ao ecossistema e d) diversidade ecológica dos diversos ambientes do manguezal.
CONCLUSÃO:
Embora a área estudada apresente impactos negativos significativos, estes parecem não estar ainda interferindo na ecologia do ecossistema, com efeito, foi observado e registrado áreas de berçários naturais, mudas (exoesqueletos) de caranguejos e diversidade ecológica nos diversos ambientes do manguezal. A realização desta atividade trouxe como consequencia uma maior interação dos professores participantes, ao mesmo tempo, que os resultados obtidos após a realização das etapas vivenciadas, servirão como instrumentos facilitadores do processo ensino-aprendizagem, de forma interativa e prazerosa. Os objetivos propostos neste estudo foram contemplados com as atividades da incursão: observação e registro das características ambientais do ecossistema, construção de sequências didáticas interdisciplinar, e ao mesmo tempo, estimulou o interesse do professor pela prática de atividades fora da sala de aula, atividades de campo. Finalmente, ressalta-se a importância do ecossistema manguezal com suas funções ecológicas de reprodução, desenvolvimento e alimentação, merecendo maior respeito e cuidado do todo e de todos.
Palavras-chave: Formação continuada, Incursão pedagógica, Sequências didáticas.