63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Popularização das ciências e educação científica: experiências do Projeto Escola Itinerante (IF Baiano Catu-BA)
Alexandra Souza de Carvalho 1,2
Marcelo Souza Oliveira 1,3
Jacson de Jesus dos Santos 1,3
Bismarques Augusto Oliveira da Silva 1
Oscar Romero Carneiro de Oliveira 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano - Campus Catu
2. Profª Drª
3. Prof º MsC. Prof º MsC.
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa analisa as repercussões que a participação de discentes do Ensino Médio e Técnico num projeto de educação científica pode proporcionar em sua formação intelectual. O Projeto Escola Itinerante, desenvolvido por discentes e docentes do IF Baiano Campus Catu, tem por fim a popularização das ciências e do conhecimento às comunidades do estado da Bahia através da instalação de uma feira de ciências móvel em locais como praças, escolas, ginásios, etc., levando os resultados de estudos e pesquisas de forma lúdica.
METODOLOGIA:
Foram aplicados questionários a componentes e egressos do projeto para tentar mensurar como e se ele repercute na formação intelectual e na sua escolha profissional. A partir daí foram feitas as tabulações dos dados numéricos para a geração de tabelas, gráficos e, posteriormente, as análises. Foi realizado também a análise qualitativa dos dados a partir das questões formuladas e respondidas para tal fim.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que uma considerável parcela dos entrevistados afirma que a participação no projeto colaborou para o desenvolvimento de um rigor e disciplina no labor científico. Além disso, uma parte dos alunos alega que a sua participação no projeto foi importante na escolha acadêmica e profissional.
CONCLUSÃO:
O ensino de ciências fora da sala de sala, ocorrido de maneira voluntária e prazerosa contribui significativamente para o crescimento intelectual dos educandos. O Projeto Escola Itinerante permite o diálogo dos alunos com pessoas de diversas realidades, fazendo com eles cresçam não só intelectualmente, mas também como cidadãos. Faz também com que a disciplina e o rigor acadêmico aprendidos no bojo do projeto se reflita também na educação formal, dentro da sala de aula. No mais, os dados mostram que a escolha e participação voluntária nos grupos de estudos/stands contribui na hora da escolha profissional dos alunos.
Palavras-chave: Escola Itinerante, Popularização das Ciências, Ensino de Ciências.