63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
ENTRELAÇANDO LEITURA E CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS |
Érika Dias Soares 1 Luciana Muffo Blancacco 2 Emerson Izidoro dos Santos 1,3 |
1. Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP 2. EMEI Prof. Maria Thereza Fumagalli 3. Prof. Dr. / Orientador - Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP e Estação Ciência – USP |
INTRODUÇÃO: |
É comum percebermos uma divisão entre as áreas do conhecimento no ensino fundamental. Ao falarmos em leitura, sabemos que esta é desenvolvida apenas nas aulas de língua portuguesa, deixando outras disciplinas com o ensino baseado somente em livros didáticos, tirando do professor a possibilidade de mediar ricas discussões em sala de aula, para transformá-lo num mero transmissor de conhecimentos. Esse trabalho apresenta uma proposta para o desenvolvimento de conceitos físicos partindo da literatura infantil por meio de atividades aplicadas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola municipal da grande São Paulo. As atividades foram desenvolvidas a partir do livro “Macaco Danado” (Julia Donaldon e Axel Scheffler) editado pela Brinque-Book e conta a história de um macaco que se perde na floresta e pede a ajuda de uma borboleta para encontrar sua mãe. Na procura, a borboleta apresenta ao macaco vários animais e mostra as principais características de cada. Com a leitura do livro são introduzidas discussões no grupo utilizando a literatura infantil como instrumento de aquisição da leitura e escrita e, paralelamente, instrumento para que as crianças consigam estruturar o conhecimento que elas já possuem, mesmo que informalmente, de alguns tópicos das ciências naturais. |
METODOLOGIA: |
Foram desenvolvidas seqüências didáticas que abordam conceitos de ciências e utilizam textos e imagens a fim de investigar o quão é significativo o uso da literatura na alfabetização das crianças nas séries iniciais. O 2° ano do ensino fundamental foi a série escolhida por tratar-se de uma fase onde os alunos estão em período de aquisição da leitura. O livro foi distribuído aos grupos para que os alunos fizessem a leitura coletivamente exercitando o ato de manipular o livro e dele tirar informações, inclusive através das imagens. Após isso, a educadora realizou a leitura em voz alta da história e iniciou uma discussão para que os alunos falassem o que entenderam, levantando algumas hipóteses com relação às questões que a educadora oportunamente propunha. Estas questões eram relacionadas aos aspectos físicos dos animais e ao ciclo de vida da borboleta. Os alunos buscavam aprofundar sua compreensão da narrativa, partindo de questões e curiosidades relacionadas ao seu cotidiano. Com isso, percebemos que a análise feita pelas crianças a respeito dos animais, engloba o conhecimento prévio, pois conseguem relacionar o seu dia-a-dia diretamente com as discussões realizadas durante as aulas. |
RESULTADOS: |
Para a análise do desenvolvimento do trabalho baseamo-nos nos conceitos vigotskinianos de interação. Nessa relação, o parceiro mais capaz, segundo Vigotiski (2001) promove a interação entre os membros do grupo proporcionando o desenvolvimento e a aquisição de novos conhecimentos. Na pesquisa verificamos que as crianças conseguiram abordar, de forma simplificada, diversos conceitos das ciências relacionados aos animais. Na atividade proposta de reprodução da história, as crianças já alfabetizadas conseguiram desenvolver um texto formulado e contextualizado e as crianças ainda não alfabetizadas reproduziram a história de forma oral ou por meio da produção de desenhos. Uma das questões desenvolvidas nas atividades questionava se todos os animais eram iguais, e tivemos como resposta que os animais não são iguais. A professora questionou o porquê dessa diferença e os alunos justificaram que a diferença dava-se a partir das características físicas, principalmente relacionadas à locomoção. Na segunda questão abordávamos a semelhança e diferença entre os filhotes dos animais e seus pais. Percebemos então, que as crianças conseguiram compreender bem o ciclo de vida dos animais, com destaque para o da borboleta, relacionando e contextualizando situações vividas dentro e fora da escola. |
CONCLUSÃO: |
Com este trabalho conseguimos perceber que as crianças identificaram claramente as semelhanças e diferenças entre os animais, assim como conseguiram classificá-los de acordo com o ambiente em que vivem. Durante as atividades, as crianças sentiram-se incentivadas a ler para e com o grupo e também compreenderam o ciclo de vida da borboleta a partir da comparação com o de outros animais. Todo esse trabalho foi desenvolvido por meio de um diálogo interativo entre as crianças e a educadora. As discussões foram produtivas, e os alunos mostraram-se muito curiosos com relação a aspectos que envolvam as ciências da natureza. Portanto, o trabalho com a literatura infantil em sala de aula, demonstrou eficácia com relação à introdução de noções científicas bem como com relação ao estímulo à leitura em si. As crianças demonstraram curiosidade pelos temas científicos e desenvolveram sua produção textual e de imagens a partir de um contexto de aprendizagem científica. |
Palavras-chave: Literatura infantil, Alfabetização, Ensino fundamental. |