63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
BIODIESEL COMO PARTE DO CURRICULO DIVERSIFICADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Fabio Ricardo Maciel Botêlho ESEM
1. Prof. Fabio Botêlho - Depto de Ciências da Natureza - ESEM
INTRODUÇÃO:
A despeito das catástrofes naturais cujas práticas antrópicas modernas contribuem para sua amplificação, o desenvolvimento de combustíveis renováveis e a utilização deste contexto como parte indissolúvel do ensino de Ciências da Natureza é motivo de interesse de pesquisadores.
Para além das questões acadêmicas, se faz necessário que a comunidade global mantenha em funcionamento toda uma cadeia produtiva que permita a manutenção de um cenário sócio-ambiental equilibrado, sem comprometer o crescimento da economia, principalmente dos países em desenvolvimento.
Neste horizonte, desenvolvemos um trabalho de conscientização da importância das práticas sustentáveis a partir da construção e operacionalização de um protótipo experimental para produção de biodiesel em pequena escala utilizando materiais de baixo custo.
METODOLOGIA:
A equipe de trabalho é composta por oito alunos da terceira série do Ensino Médio, um professor de Ciências da Natureza e uma técnica de laboratório. As reuniões acontecem uma vez por semana com duração média de três horas, onde se discutem as ações nas seguintes linhas de trabalho: a) Operacionalização do Protótipo Experimental; b) Estudo da Interferência da Água na Síntese de Biodiesel; c) Recuperação dos Insumos; Conscientização da Comunidade do Reuso do Óleo de Fritura.
Após duas reuniões, formamos as equipes de trabalho e determinamos um cronograma com metas e prazos. Cada linha de pesquisa foi desenvolvida por dois alunos que apresentou seu projeto de trabalho para a equipe docente de Ciências da Natureza.
Após a conclusão desta etapa, acompanhamos o trabalho das equipes, registrando o passo-a-passo de cada trabalho.
RESULTADOS:
No decorrer do segundo semestre letivo de 2010, período de desenvolvimento das linhas de pesquisas supracitadas foi possível constatar in loco a apropriação pelos alunos de conhecimentos técnicos especializados importantes, a julgar pelos depoimentos dos próprios discentes.
Durante a consecução dos trabalhos de bancada, da construção do protótipo experimental, da coleta e análise dos dados, da redação dos projetos e suas apresentações percebemos um aumento da capacidade de correlacionar fenômenos de causa e efeito e de fazer uso destas informações para resolver problemas de ordem prática. Acompanhamos o aprimoramento da redação do pré-projeto, dos relatórios semanais e dos registros presentes nos cadernos de laboratório.
Ainda não ficou claro se os alunos têm uma noção bem estabelecida do contexto político e econômico do Programa Nacional de Biocombustíveis, embora durante o período o professor tenha promovido encontros onde o assunto foi discutido. É possível que um dos motivos seja o caráter técnico-científico de cunho experimental que o trabalho exigiu.
CONCLUSÃO:
Ao se apropriar dos conhecimentos gerados e apreendidos, os alunos perceberam como a ciência pode ser um instrumento de modificação do ambiente, quando os atores da transformação tomam para si o desafio de elevar as questões teórico-abstratas inerente à temática para um nível dinâmico e pragmático; a partir de um problema, uma fundamentação teórica com levantamento bibliográfico, planejamento das ações e estabelecimento de metas, coleta e análise dos dados e exposição dos resultados.
Extrapolando as questões acadêmicas, a reutilização do óleo de fritura para a produção de biodiesel, além de se enquadrar na filosofia sustentável da escola, fomenta nos alunos a necessidade de zelo com o ambiente, indispensável à atual e futura geração.
Palavras-chave: Biodiesel, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências.