63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
APRIMORAMENTO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MICROSCOPIA ÓTICA NO ENSINO MÉDIO
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba 1
Mônica de Castro Britto Vilardo 1
Guilherme Inocêncio Matos 1
1. Bolsista de Iniciação Tecnológica – CEFET/RJ
2. Profa. Msc. - Coordenadoria de Biologia – CEFET/RJ
3. Prof. Msc. / Orientador - Coordenadoria de Biologia – CEFET/RJ
INTRODUÇÃO:
A utilização de atividades práticas para o Ensino de Biologia tem sido apontada como uma ferramenta fundamental a construção do conhecimento. Entretanto, a aplicação dessa estratégia pode encontrar limitações na falta de tempo disponível para a disciplina ou na estrutura laboratorial inadequada. O presente trabalho teve como motivação propor alternativas para execução de cursos práticos, no âmbito do CEFET/RJ, através da elaboração de novos roteiros para experimentos em Microscopia Ótica e temas correlatos, revisando a literatura existente na área.
METODOLOGIA:
Diversos livros, apostilas e artigos foram pesquisados e selecionados protocolos direcionados aos objetivos estabelecidos para cada atividade. Tais objetivos estavam relacionados à melhor entendimento de conteúdos apresentados em sala de aula e a possibilidade de vivenciar experimentações em laboratório. Após vários testes com os protocolos selecionados, algumas modificações e adaptações foram realizadas para que os roteiros finais fossem confeccionados e reunidos em uma única apostila. Posteriormente, as práticas elaboradas foram oferecidas através de cursos extra-classe de curta duração (6 aulas), que teve como material didático a apostila supracitada e contemplou um grupo de 40 alunos voluntários a cada edição.
RESULTADOS:
Ao final do curso, constatou-se, através da observação da participação dos alunos e de questionários diagnósticos, que o oferecimento de cursos dessa natureza se apresentou como uma alternativa satisfatória para trabalhar experimentos em Biologia, de maneira auxiliar as aulas teóricas. O curso despertou o interesse de demais profissionais da área, tanto para ser oferecido a outros alunos, quanto para qualificar professores.
CONCLUSÃO:
A idéia se mostrou tão eficiente e inovadora para a realidade do CEFET/RJ que o mesmo mini-curso foi incorporado à programação da Coordenação de Biologia, contribuindo para que mais alunos estudem e conheçam a Microscopia e tenham seu interesse pela Ciência despertado e trabalhado. Ademais, tal estratégia didática demonstrou ser uma promissora ferramenta para um melhor entendimento sobre experimentação científica, o que poderá estimular sua execução em outras realidades de ensino.
Palavras-chave: Atividades Práticas, Ensino de Biologia, Microscopia Ótica.