63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROPOSTA DO PIBID PARA ATUAR COM O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO “MEIO AMBIENTE E INTERRELAÇÕES COM OS SERES VIVOS”.
Anne Karoline Cardoso Silva 1
João Santos do N. Neto 2
Nídia Maria de Sousa Lima 3
Maria de Nazaré Bandeira dos Santos 4
1. Graduanda - bolsista do PIBID/Ciências da Natureza - UFPI
2. Prof. do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) - Prof. Darcy Araújo
3. Profª. Da Unidade Escolar Estadual Polivalente Presidente Castelo Branco
4. Profª./Orientadora - Depto Física/CCN - UFPI
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho descrevemos uma proposta de situação de aprendizagem ou práticas pedagógicas que foram realizadas com alunos do Ensino Fundamental II, em duas Escolas Públicas Estaduais do Piauí, em Teresina. Estas atividades foram desenvolvidas pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, este programa é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tendo como coordenadora professora da UFPI da área de Ciências da Natureza e professores supervisores da rede estadual de ensino, visando à formação de professores para a educação básica e promover melhorias na sua qualidade. O programa constitui um ato transformador no processo de ensino-aprendizado, que o alvo é beneficiar mutuamente os graduandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza quanto os alunos. O programa está sendo executado nas Escolas Estaduais, CEFTI – Darcy Araújo e Unidade Escolar Castelo Branco, pretende-se divulgar o projeto e sua relevância para a educação básica, além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores de professores.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado, no mês de março ao mês de novembro na escola Darcy Araújo que é de sistema integral e a escola Castelo Branco que sua jornada é de meio expediente, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. O procedimento metodológico da pesquisa consistiu de três fases: a fase diagnóstica, a fase de planejamento das atividades e a fase de aplicação em sala de aula. Dessa forma, a primeira atividade desenvolvida nas escolas foi um diagnóstico, visando traçar o perfil da situação inicial em que se encontravam as escolas. Diante das observações feitas, foram planejadas diversas atividades para trabalhar os conteúdos em pauta de cada semana. As atividades planejadas e trabalhadas com os alunos foram classificadas ainda, de acordo com os momentos de sua aplicação, dentro do processo ensino aprendizagem em: atividades de aprendizagem - esquemas com desenho, gráficos, tabelas; experiências; pesquisas; confecções de maquetes e atividades de monitoria. Atividades de fixação e de transferência de conhecimento, realização de palavras chave; exibição de slides; jogos; gincana educativa e feira de Ciência. Atividades de caráter interdisciplinar- palestras relacionadas aos assuntos de ciências do 6º ano, exibição de vídeos e aulas passeios.
RESULTADOS:
Ao trabalharmos o meio ambiente que envolve (solo, água e ar), contribuímos para o desenvolvimento da percepção sobre a preservação do meio em que habitamos e sobre o que o aluno é capaz de reconhecer a partir dos subitens básicos que compõem o assunto do 6º ano. O PIBID de Ciências obteve um resultado satisfatório nas suas atividades de fixação e de transferência de conhecimento, obteve-se que nos primeiros meses os alunos não estavam motivados a buscarem conhecimentos, no entanto os discentes mostraram melhoria significativa no processo de aprendizagem no 2º semestre de 2010. Assim, os bolsistas atuaram como "professores" juntamente com os professores de Ciências das escolas, mostraram grande agilidade na prática de sala de aula; na prática de aulas experimentais, notou-se que os alunos tinham dificuldades na prática experimental inicialmente, pois não dominavam o conhecimento prévio necessário e havia dificuldade no manuseio do material que era oferecido. Então, os alunos mostraram interesse renovado pelo conteúdo ministrado em sala de aula; durante as gincanas, jogos em sala de aula, os alunos apresentaram maior interesse sobre o assunto, pois com o mínimo de orientação eles tiveram condições de organizar uma feira de ciências onde foi exposto todo o conteúdo do ano letivo.
CONCLUSÃO:
As ações que foram desenvolvidas pelo PIBID - Ciências da UFPI em 2010 obtiveram resultados férteis e favoráveis em ambos os âmbitos de atuação como foi citado anteriormente. Pois percebemos através da atuação e dos relatórios, que os discentes têm a capacidade de absorver melhor o conhecimento que é transmitido quando a à prática, assim eles colocam em ação tudo que aprenderam. O projeto alcançou resultados que contribuíram significativamente para a formação de todos os envolvidos no projeto de forma a salientar a importância do PIBID na rede estadual de ensino básico, na formação dos novos professores e no processo de ensino-aprendizado dos alunos. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, identificamos mediante esta vivência nas escolas a importância do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais. E foi através das aprovações de ano que concluímos que a participação do PIBID, foi favorável nas ambas as escola.
Palavras-chave: Educação Básica, Meio Ambiente, Futuros Docentes.