63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DO TEATRO EM AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Nathalia Talita Candido de Oliveira 1
Filipe Torres da Silva 1
Giselle Woolley Cardoso da Silva 1
Jonhosson Guilherme Ferreira Lima 1
Edênia Maria Ribeiro do Amaral 1,2
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Profa./Orientadora, coordenadora PIBID Química - Depto.de Química– UFRPE
INTRODUÇÃO:
Na disciplina química, a prática de ensino que tem sido adotada é de aulas expositivas com raras discussões ,fazendo com que a matéria se torne pouco interessante e distante da vida cotidiana do aluno. Isso traz um desafio para os estudantes dessa licenciatura no sentido de mudar esse panorama. Assim, torna-se necessária novas metodologias para o ensino, a fim de que o aluno possa se sentir mais ativo no processo de ensino-aprendizagem. Uma das técnicas que tem sido difundida na literatura é a utilização do teatro como instrumento didático motivador para a efetiva participação do aluno em aulas (ROQUE,2007).
Nesse sentido, a utilização da abordagem aos conceitos por meio do teatro pode contribuir para desenvolver no aluno a consciência de sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, a partir de uma linguagem verbal e não verbal. A criatividade do professor, aliada à aquisição de algumas estratégias para a encenação teatral, pode criar novos horizontes que possibilitarão maior participação dos alunos em interações discursivas que podem resultar em uma melhor compreensão dos conceitos. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é avaliar o desenvolvimento de um projeto de ensino por meio do teatro em uma sala de aula de química, considerando os roteiros elaborados pelos alunos.
METODOLOGIA:
Essa proposta foi aplicada na turma do 1° ano do ensino médio da E.E. Lions de Parnamirim, para atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID). O projeto foi elaborado por licenciandos de química e biologia junto com a professora da escola e foi desenvolvido em três dias de aula: 1° dia, o projeto foi explicado à turma, os alunos divididos em grupo e os pontos a serem trabalhados sorteado para os grupos;2° dia, os grupos apresentaram uma primeira versão do roteiro e os licenciando fizeram críticas e sugestões: 3° dia, os grupos se apresentaram. Cada grupo ficou responsável pela elaboração de roteiros sobre diferentes conteúdos de química, tais como: soluções, misturas homogênea e heterogênea, ponto de fusão, ponto de ebulição e estados físicos da matéria. As apresentações foram realizadas na UFRPE, sendo filmadas para posterior análise. A partir do que foi visto nas apresentações realizadas pelos alunos, pode-se observar de que forma esta atividade foi recebida pelos alunos da escola e no que ela contribuiu para o envolvimento dos mesmos com a disciplina de química. No que se refere a uma análise relacionada com a aprendizagem, foi feita a análise dos roteiros e outros materiais elaborados pelos alunos, articulando situações e conteúdos da química.
RESULTADOS:
Quando a atividade foi comunicada a turma, no primeiro dia, os alunos mostraram-se bastante interessados. Houve formação dos grupos e sorteios dos assuntos para que os alunos elaborassem os roteiros. No segundo dia de atividade, alguns alunos cometeram alguns erros na elaboração dos roteiros, e outros nem chegaram a elaborá-lo. Isso nos mostra que esses estudantes apresentaram dificuldades, que de certa forma acabou desmotivando-os. Apenas um grupo apresentou o roteiro pronto no dia da apresentação, os outros grupos improvisaram. Nas apresentações teatrais, alguns alunos leram os roteiros e outros apresentaram a peça sem nem ao menos ter elaborado um. Os que leram não davam nenhuma ênfase ao que estavam lendo, como se fosse uma leitura qualquer. Os que improvisaram apresentaram como se fosse um trabalho oral e não como uma peça teatral. Mesmo as atividades teatrais tendo sido avaliadas pela professora de química da escola, percebeu-se que muitos alunos, diferentemente do primeiro dia de atividade, mostraram-se desinteressados.
Nota-se então, que antes de aplicar tal modelo, os alunos devem participar de uma dinâmica de grupo (jogos teatrais, improvisações) que possibilite um melhor desempenho na elaboração de roteiros e apresentações teatrais.
CONCLUSÃO:
Apesar da proposta de ensino por meio do teatro se constituir em uma forma lúdica e criativa que possibilita uma maior interação entre alunos e professores, o que se percebe é que muitos alunos não estão adaptados a esta forma de ensino- aprendizagem. Diante do que foi visto percebe-se que, para que a atividade seja alcançada com êxito, deve haver um planejamento prévio que possibilite maior solidez na atividade realizada.
Palavras-chave: Química, Teatro, Aprendizagem.