63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O CAMINHO QUE O ALIMENTO PERCORRE EM NOSSO CORPO POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Antonio Carlos Correa da Silva 1
Teresa Elvina Florenzano Imbiriba 2
Maria de Fátima Vilhena da Silva 1
1. Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI/UFPA - bolsista PIBID
2. Profa. M. Sc. da Escola de Aplicação da UFPA
3. Profa. Dra./ Orientadora Instituto de Educação Matemática e Científica – UFPA
INTRODUÇÃO:
Um dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID - da Universidade de Federal do Pará – UFPA - é o da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemáticas e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI, do qual, além da coordenação geral, participam: uma coordenadora do subprojeto, duas professoras supervisoras das escolas envolvidas e 16 bolsistas estudantes desse curso de Licenciatura. A Escola de Aplicação da UFPA é uma das escolas em que o subprojeto desenvolve suas ações, cuja parceria se estabeleceu pela possibilidade de desenvolvimento de ações integradoras da teoria e da prática e, por conseguinte da consolidação da práxis educativa dos graduandos nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de atividades de ensino de Ciências Naturais desenvolvidas em uma turma de 4ª série sobre o caminho que o alimento que comemos percorre em nosso corpo. A temática surgiu do interesse dos estudantes da turma, no momento de uma oficina para sensibilização e percepção do seu próprio corpo.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido em Belém – PA, na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, em uma turma com 24 alunos, sendo nove meninos e 15 meninas, com a idade entre 10 e 12 anos, da 4ª série do Ensino Fundamental, durante as aulas de Ciências Naturais, no período de outubro a novembro de 2010. As atividades desenvolvidas foram: 1) Desenhe em uma folha de papel A4 o caminho que o alimento percorre dentro de nosso corpo. Explique seu desenho. Atividade individual cujo objetivo foi identificar as representações e valorizar os conhecimento dos alunos acerca do tema 2) Em grupo, discutam sobre seus desenhos e elaborem outro que represente a idéia do grupo sobre o caminho que o alimento percorre dentro de nosso corpo. A atividade foi estruturada visando a interação entre os estudantes e a aprendizagem cooperativa. 3) Exposição dialogado e painel de imagens sobre o sistema digestório, com o objetivo de sistematizar e consolidar a aprendizagem dos alunos. 4) Atividades diversificadas: leitura e interpretação e produção de textos, situações problematizadoras envolvendo alimentação, leitura e análise de tirinhas e jogo didático A Trilha do Sistema Digestório, visando consolidar a aprendizagem.
RESULTADOS:
Na análise dos desenhos e explicações dos estudantes identificamos níveis diferenciados de compreensão acerca do caminho que o alimento percorre em nosso corpo: imagens difusas com poucos elementos, com destaque para a boca e o estômago; imagens com mais detalhes delineadas pela presença de vários órgãos e imagens com representações mais complexas do sistema digestório no corpo humano. Estas representações serviram de referência para a organização dos estudantes em grupo, seis quartetos tendo como critério a possibilidade de enriquecer as interações, compartilhando conhecimentos. As imagens produzidas em grupo apresentavam mais detalhes e mais complexidade do que as produzidas individualmente. Todas compuseram o Painel de Imagens no qual as crianças observaram as suas aprendizagens. Especificamente a Trilha do Sistema Digestório propiciou a ampliação dos conhecimentos, a interação entre os estudantes por meio da regras e o desenvolvimento de conteúdos atitudinais.
CONCLUSÃO:
Ressaltamos que os conhecimentos dos alunos da turma aos poucos foram ampliados a partir da interação entre eles e a mediação feita pela professora e o graduando. A participação e o engajamento dos estudantes nas tarefas, a produção de texto e a participação no jogo didático serviram como parâmetro para avaliação. O planejamento e o desenvolvimento da experiência relatada possibilitaram ao estudante de graduação a vivência de práticas pedagógicas, a reflexão sobre as mesmas e a contribuição para o desenvolvimento do ensino aprendizagem de Ciências Naturais.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas;, Desenhos;, Sistema Digestório..