RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Educação Básica
[Voltar]
A CIÊNCIA E A CULTURA JUNTAS PARA O AVANÇO
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – AS PRÁTICAS NO CONTEXTO DA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO.
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO.
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA FORMAÇÃO SOCIAL E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
A INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: o interesse dos pais pela escolaridade dos filhos
A LEITURA FILOSÓFICA COMO PROPEDÊUTICA PARA A LEITURA DE MUNDO: uma proposta metodológica do PIBID de Filosofia para o Ensino Médio.
A ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO E AVALIAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PELA PREFEITURA DE CUIABÁ NO ANO DE 2011.
A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS ENQUANTO INTEGRANTES DO CONSELHO ESCOLAR
A pesquisa na educação básica
A PESQUISA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRR (PIBID).
A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DIRETOR DE TURMA
A relação teoria e prática no ensino fundamental a partir do estágio supervisionado
A TURMA DA MÔNICA NO MUNDO DO LETRAMENTO
A “RODA” E SUA IMPORTÂNCIA COMO ESPAÇO/TEMPO PARA AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM.
ACADEMIA SERRATALHADENSE DE LETRAS: UM EXEMPLO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AS DIRETRIZES DE FINANCIAMENTO E DA QUALIDADE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS (EPT) ILUSTRADO NO FUNDEB: UMA CRITICA MARXISTA
AS EXPECTATIVAS DA FAMÍLIA PARA COM A ESCOLA: uma análise a partir dos depoimentos de pais e responsáveis pelas crianças estudantes de duas escolas públicas de Mossoró - RN
AUTONOMIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E CONHECIMENTO
BULLYING, CULTURA E PODER: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?
Cadê o bicho que estava aqui?
CASCAS, ALIMENTOS SIM, LIXO NÃO!
COM XOTE, XAXADO E BAIÃO, ALFABETIZAR LETRANDO DO CAIS AO SERTÃO
COMPUTADOR E INTERNET NA ESCOLA: INDICAÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO SIGNIFICATIVA DAS TIC NA SALA DE AULA
CONSTRUINDO OS POLIEDROS DE PLATÃO PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS
CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS DO ELEMENTO NEGRO NA FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO BRASILEIRO.
CONVERSANDO PELO VÍDEO: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO VIRTUAL E VISUAL ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE OLINDA.
CRIANÇAS CARENTES E O NOVO MATERIAL DIDÁTICO APOSTILADO UTILIZADO PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA
DEIXA QUE ESSE CONTO EU CONTO!
DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES E INTERFERÊNCIAS DA INDISCIPLINA DENTRO DO CONTEXTO EDUCATIVO
DIREITOS HUMANOS, DIREITOS SEXUAIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS NA BIBLIOTECA DA ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO.
DIREITOS HUMANOS: A IMPORTÃNCIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA O CONHECIMENTO DOS DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
DITADURA MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA : PERCEPÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, MEMÓRIA E RECONHECIMENTO POSITIVO DA IDENTIDADE NEGRA; DESAFIOS E POSSIBILIDADES
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA NOTURNA: EM BUSCA DA AUTONOMIA DO ALUNO
Educação Física no Ensino Noturno: caminhos metodológicos
EDUCAÇÃO SEXUAL, JUVENTUDE, DST/HIV/AIDS: DESAFIOS A EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM DO PARÁ
EDUCANDO PELA IGUALDADE RACIAL
ENERGIA ELÉTRICA:UM CHOQUE DE REALIDADE
Ensino Fundamental de nove anos: Implementação e Impactos no processo de alfabetização dos municípios de Igrejinha, Parobé e Taquara, no Estado do Rio Grande do Sul.
Escola Promotora de Saúde na prática do professor do Ensino Básico.
EXCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DE FILHOS E FILHAS DE MULHERES PRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/IFG) NA ESCOLA ESTADUAL HUGO LÔBO
EXPERIMENTAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA AQUISIÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO.
I GINCANA INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA ESTADUAL PALMIRA GABRIEL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE.
IDENTIDADE CULTURAL NORDESTINA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO A PARTIR DAS OBRAS DE LUIZ GONZAGA- REI DO BAIÃO
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA AÇÃO SAUDÁVEL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE.
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: "CONSTRUINDO A COR DA CULTURA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO"
INCIDÊNCIAS DA SOCIEDADE DE CONSUMO NAS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO DE JOVENS TOCANTINENSES: O CORPO E A COMPRA DE OBJETOS COMO MODELOS DE SOCIABILIDADE.
INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS DO 9° ANO “C” DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA NA CIDADE DE TABATINGA-AM.
INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA MUNICIPAL: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/CAPES DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO/CE
JOGO DA MEMÓRIA DE EMBRIOLOGIA: PROPÓSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
LEITURA PARTICIPATIVA - UMA PROPOSTA PARA CRIANÇAS EM DIFERENTES NIVEIS DE LEITURA E ESCRITA : UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE TOCANTINÓPOLIS
LETRAMENTO E INTERDISCIPLINARIDADE: A SALA DE AULA COMO FÓRUM DE QUESTÕES DE CIDADANIA
LIMPEZA, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES. UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLÓGICA.
LITERATURA NA INTERFACE COM O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MAL-ESTAR DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE TERESINA
MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO MARANHÃO.
MOVIMENTOS DAS QUEBRADEIRAS DE COCO: A DEFESA DA SUSTENTABILIDADE E LUTA POR REFORMA AGRÁRIA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
NO VAGÃO DO TEMPO: A HISTÓRIA ORAL NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ETNICAS NOS QUILOMBOS DE ITAMATATIUA E CAJUEIRO EM ALCÂNTARA - MA
O conhecimento e o respeito pelos animais, desenvolvendo a leitura e a escrita.
O DEBATE NUMA SALA DE AULA EM QUÍMICA: ARNOLD SOMMERFELD X THEODORO RAMOS
O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO DOCENTE.
O FOLCLORE MARANHENSE COMO POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS; UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA Y BACANGA, SÃO LUÍS-MA.
O MITO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO ÉTICO
O PEDAGOGO COMO MEDIADOR DA DIFUSÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DA MUSEOLOGIA: OS DESAFIOS DO PEDAGOGO EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS.
O PROCESSO DE DIFUSÃO DA IMAGEM NEGATIVA DO NEGRO NO ENSINO FUNDAMENTAL
O Projeto de Dependência de Estudo em período Semestral numa Escola da Rede Municipal do Município de Marabá: Desafios e possibilidades
O SABOROSO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS
O TEATRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL
O TRATO COM O CONHECIMENTO DO CIRCO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESSIGNIFICANDO A GINÁSTICA ESCOLAR
O USO DE MAPAS MENTAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O ESTUDO DE CASO DO CIEP BRIZOLÃO 112 MONSENHOR SOLANO DANTAS DE MENEZES
Oficinas de leituração em escolas públicas de São Luís: relato de experiências vivenciadas pelo projeto PET/Conexões de Saberes
OS PROBLEMAS PEDAGÓGICOS NO COTIDIANO ESCOLAR: ANÁLISE DOS REGISTROS REALIZADOS PELOS PROFESSORES
PARANÃ-PUCA REDESCOBRINDO A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS, AFRICANOS E EUROPEUS NA CONSTRUÇÃO DO POVO BRASILEIRO
PENSANDO A EDUCAÇÃO COM PAULO FREIRE
Percepções da apropriação da Linguagem da Química Fundamental por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ensino Médio de São Luís do Maranhão.
POLÍTICAS ANTIRRACISTA NO COTIDIANO ESCOLAR: O PROJETO AFRICANIDADE
PROGRAMA DE INIAÇÃO À DOCÊNCIA: LEVANTAMENTO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL HUGO LÔBO EM FORMOSA (GO)
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
PROJETO CARNAVAL DAS TRADIÇÕES: VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL “ATRAVÉS DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO”
PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ALFABETIZAÇÃO.
PROJETO OLIMPÍADAS CEM09 DE CEILÂNDIA: O LÚDICO, A COLABORAÇÃO E NOVOS TALENTOS PARA O BRASIL
REGIÃO BRASILEIRA DOS NEGROS
RELATO DOS BOLSISTAS DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
RODA DE LEITURA: POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NA ESCOLA
SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO CONTA... Histórias do Recife Assombrado sob o olhar de Gilberto Freyre
SOU PRETO OU BRANCO? TRABALHANDO IDENTIDADE RACIAL A PARTIR DAS LITERATURAS INFANTIS.
TEMAS TRANSVERSAIS: DO ESPAÇO DEVIDO AO ESPAÇO OCUPADO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
TENDA MÁGICA: EXPERIÊNCIAS DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TRABALHANDO OS VALORES SOCIAIS, ÉTICOS E MORAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA DINÂMICA INTERATIVA.
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE PÚBLICA E PRIVADA
UM OLHAR SOBRE O PROJETO “VAMOS! CRIANÇA”: ANALISANDO SEUS IMPACTOS NA VIDA DAS COMUNIDADES ATENDIDAS
USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
VIOLÊNCIA EM AMBENTE ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES DE SIGNIFICADOS: O OLHAR DOS SUJEITOS.
VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E ALUNAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
VIVENCIANDO UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FISICA COMO REQUISITOS DE UMA BOA QUALIDADE DE VIDA
VIVENCIARTE: A LINGUAGEM LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DURANTE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados SBPC©2012 - Contato