RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES |
Área: Educação Básica |
[Voltar] |
A CIÊNCIA E A CULTURA JUNTAS PARA O AVANÇO |
|
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – AS PRÁTICAS NO CONTEXTO DA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. |
|
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO. |
|
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA FORMAÇÃO SOCIAL E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
|
A INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: o interesse dos pais pela escolaridade dos filhos |
|
A LEITURA FILOSÓFICA COMO PROPEDÊUTICA PARA A LEITURA DE MUNDO: uma proposta metodológica do PIBID de Filosofia para o Ensino Médio. |
|
A ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO E AVALIAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR PELA PREFEITURA DE CUIABÁ NO ANO DE 2011. |
|
A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS ENQUANTO INTEGRANTES DO CONSELHO ESCOLAR |
|
A pesquisa na educação básica |
|
A PESQUISA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UFRR (PIBID). |
|
A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DIRETOR DE TURMA |
|
A relação teoria e prática no ensino fundamental a partir do estágio supervisionado |
|
A TURMA DA MÔNICA NO MUNDO DO LETRAMENTO |
|
A “RODA” E SUA IMPORTÂNCIA COMO ESPAÇO/TEMPO PARA AS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM. |
|
ACADEMIA SERRATALHADENSE DE LETRAS: UM EXEMPLO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
AS DIRETRIZES DE FINANCIAMENTO E DA QUALIDADE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS (EPT) ILUSTRADO NO FUNDEB: UMA CRITICA MARXISTA |
|
AS EXPECTATIVAS DA FAMÍLIA PARA COM A ESCOLA: uma análise a partir dos depoimentos de pais e responsáveis pelas crianças estudantes de duas escolas públicas de Mossoró - RN |
|
AUTONOMIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E CONHECIMENTO |
|
BULLYING, CULTURA E PODER: UMA QUESTÃO DE GÊNERO? |
|
Cadê o bicho que estava aqui? |
|
CASCAS, ALIMENTOS SIM, LIXO NÃO! |
|
COM XOTE, XAXADO E BAIÃO, ALFABETIZAR LETRANDO DO CAIS AO SERTÃO |
|
COMPUTADOR E INTERNET NA ESCOLA: INDICAÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO SIGNIFICATIVA DAS TIC NA SALA DE AULA |
|
CONSTRUINDO OS POLIEDROS DE PLATÃO PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
|
CONTRIBUIÇÕES E INFLUÊNCIAS DO ELEMENTO NEGRO NA FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO BRASILEIRO. |
|
CONVERSANDO PELO VÍDEO: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO VIRTUAL E VISUAL ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS DISTINTAS DO MUNICÍPIO DE OLINDA. |
|
CRIANÇAS CARENTES E O NOVO MATERIAL DIDÁTICO APOSTILADO UTILIZADO PELAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERABA |
|
DEIXA QUE ESSE CONTO EU CONTO! |
|
DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES E INTERFERÊNCIAS DA INDISCIPLINA DENTRO DO CONTEXTO EDUCATIVO |
|
DIREITOS HUMANOS, DIREITOS SEXUAIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES HOMOAFETIVAS NA BIBLIOTECA DA ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO. |
|
DIREITOS HUMANOS: A IMPORTÃNCIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA O CONHECIMENTO DOS DIREITOS E DEVERES SOCIAIS |
|
DITADURA MILITAR NO BRASIL E O ENSINO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA : PERCEPÇÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO |
|
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, MEMÓRIA E RECONHECIMENTO
POSITIVO DA IDENTIDADE NEGRA; DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
|
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA NOTURNA: EM BUSCA DA AUTONOMIA DO ALUNO |
|
Educação Física no Ensino Noturno: caminhos metodológicos |
|
EDUCAÇÃO SEXUAL, JUVENTUDE, DST/HIV/AIDS: DESAFIOS A EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM DO PARÁ |
|
EDUCANDO PELA IGUALDADE RACIAL |
|
ENERGIA ELÉTRICA:UM CHOQUE DE REALIDADE |
|
Ensino Fundamental de nove anos: Implementação e Impactos no processo de alfabetização dos municípios de Igrejinha, Parobé e Taquara, no Estado do Rio Grande do Sul. |
|
Escola Promotora de Saúde na prática do professor do Ensino Básico. |
|
EXCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DE FILHOS E FILHAS DE MULHERES PRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
|
EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/IFG) NA ESCOLA ESTADUAL HUGO LÔBO |
|
EXPERIMENTAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA AQUISIÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO. |
|
I GINCANA INTERDISCIPLINAR DA ESCOLA ESTADUAL PALMIRA GABRIEL: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA UTILIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE. |
|
IDENTIDADE CULTURAL NORDESTINA: CONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO A PARTIR DAS OBRAS DE LUIZ GONZAGA- REI DO BAIÃO |
|
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA AÇÃO SAUDÁVEL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE. |
|
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: "CONSTRUINDO A COR DA CULTURA NA BIBLIOTECA DA ESCOLA MUNICIPAL DOM BOSCO" |
|
INCIDÊNCIAS DA SOCIEDADE DE CONSUMO NAS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO DE JOVENS TOCANTINENSES: O CORPO E A COMPRA DE OBJETOS COMO MODELOS DE SOCIABILIDADE. |
|
INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO COMPORTAMENTAL DOS ALUNOS DO 9° ANO “C” DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO TEIXEIRA NA CIDADE DE TABATINGA-AM. |
|
INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA MUNICIPAL: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/CAPES DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO/CE |
|
JOGO DA MEMÓRIA DE EMBRIOLOGIA: PROPÓSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA |
|
LEITURA PARTICIPATIVA - UMA PROPOSTA PARA CRIANÇAS EM DIFERENTES NIVEIS DE LEITURA E ESCRITA : UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE TOCANTINÓPOLIS |
|
LETRAMENTO E INTERDISCIPLINARIDADE: A SALA DE AULA COMO FÓRUM DE QUESTÕES DE CIDADANIA |
|
LIMPEZA, PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES. UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNOLÓGICA. |
|
LITERATURA NA INTERFACE COM O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
|
MAL-ESTAR DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE TERESINA |
|
MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA A ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO MARANHÃO. |
|
MOVIMENTOS DAS QUEBRADEIRAS DE COCO: A DEFESA DA SUSTENTABILIDADE E LUTA POR REFORMA AGRÁRIA UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA |
|
NO VAGÃO DO TEMPO: A HISTÓRIA ORAL NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ETNICAS NOS QUILOMBOS DE ITAMATATIUA E CAJUEIRO EM ALCÂNTARA - MA |
|
O conhecimento e o respeito pelos animais, desenvolvendo a leitura e a escrita. |
|
O DEBATE NUMA SALA DE AULA EM QUÍMICA: ARNOLD SOMMERFELD X THEODORO RAMOS |
|
O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO DOCENTE. |
|
O FOLCLORE MARANHENSE COMO POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS; UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA Y BACANGA, SÃO LUÍS-MA. |
|
O MITO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO ÉTICO |
|
O PEDAGOGO COMO MEDIADOR DA DIFUSÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DA MUSEOLOGIA: OS DESAFIOS DO PEDAGOGO EM CONTEXTOS DIVERSIFICADOS. |
|
O PROCESSO DE DIFUSÃO DA IMAGEM NEGATIVA DO NEGRO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
|
O Projeto de Dependência de Estudo em período Semestral numa Escola da Rede Municipal do Município de Marabá: Desafios e possibilidades |
|
O SABOROSO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS |
|
O TEATRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL |
|
O TRATO COM O CONHECIMENTO DO CIRCO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESSIGNIFICANDO A GINÁSTICA ESCOLAR |
|
O USO DE MAPAS MENTAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O ESTUDO DE CASO DO CIEP BRIZOLÃO 112 MONSENHOR SOLANO DANTAS DE MENEZES |
|
Oficinas de leituração em escolas públicas de São Luís: relato de experiências vivenciadas pelo projeto PET/Conexões de Saberes |
|
OS PROBLEMAS PEDAGÓGICOS NO COTIDIANO ESCOLAR: ANÁLISE DOS REGISTROS REALIZADOS PELOS PROFESSORES |
|
PARANÃ-PUCA REDESCOBRINDO A CONTRIBUIÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS, AFRICANOS E EUROPEUS NA CONSTRUÇÃO DO POVO BRASILEIRO |
|
PENSANDO A EDUCAÇÃO COM PAULO FREIRE |
|
Percepções da apropriação da Linguagem da Química Fundamental por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ensino Médio de São Luís do Maranhão. |
|
POLÍTICAS ANTIRRACISTA NO COTIDIANO ESCOLAR: O PROJETO AFRICANIDADE |
|
PROGRAMA DE INIAÇÃO À DOCÊNCIA: LEVANTAMENTO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL HUGO LÔBO EM FORMOSA (GO) |
|
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES |
|
PROJETO CARNAVAL DAS TRADIÇÕES: VALORIZANDO A DIVERSIDADE CULTURAL
“ATRAVÉS DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO” |
|
PROJETO ESCOLA LABORATÓRIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ALFABETIZAÇÃO. |
|
PROJETO OLIMPÍADAS CEM09 DE CEILÂNDIA: O LÚDICO, A COLABORAÇÃO E NOVOS TALENTOS PARA O BRASIL |
|
REGIÃO BRASILEIRA DOS NEGROS |
|
RELATO DOS BOLSISTAS DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA |
|
RODA DE LEITURA: POSSIBILIDADES PARA INCLUSÃO DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE NA ESCOLA |
|
SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO CONTA... Histórias do Recife Assombrado sob o olhar de Gilberto Freyre |
|
SOU PRETO OU BRANCO? TRABALHANDO IDENTIDADE RACIAL A PARTIR DAS LITERATURAS INFANTIS. |
|
TEMAS TRANSVERSAIS: DO ESPAÇO DEVIDO AO ESPAÇO OCUPADO EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL |
|
TENDA MÁGICA: EXPERIÊNCIAS DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
|
TRABALHANDO OS VALORES SOCIAIS, ÉTICOS E MORAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA DINÂMICA INTERATIVA. |
|
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE PÚBLICA E PRIVADA |
|
UM OLHAR SOBRE O PROJETO “VAMOS! CRIANÇA”: ANALISANDO SEUS IMPACTOS NA VIDA DAS COMUNIDADES ATENDIDAS |
|
USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. |
|
VIOLÊNCIA EM AMBENTE ESCOLAR, ATRIBUIÇÕES DE SIGNIFICADOS: O OLHAR DOS SUJEITOS. |
|
VIOLÊNCIA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E ALUNAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
|
VIVENCIANDO UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FISICA COMO REQUISITOS DE UMA BOA QUALIDADE DE VIDA |
|
VIVENCIARTE: A LINGUAGEM LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DURANTE O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO |
|