64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Oficinas de leituração em escolas públicas de São Luís: relato de experiências vivenciadas pelo projeto PET/Conexões de Saberes
Jaciara Reis Pereira 1
Elzemar Reis Pereira 2
Laudenira Sena 3
Flavia Moura 4
1. aluna curso de pedagogia-universidade federal do maranhao
2. aluna curso de ciencias sociais- universidade federal do maranhao
3. aluna curso de teatro- universidade federal do maranhao
4. Profa Ms em ciencias sociais- Depto de comunicaçao social- UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta experiências desenvolvidas durante a execução do projeto Conexões de Saberes nas escolas públicas de São Luís, em que foram abordadas oficinas de leituração e escrita para alunos com dificuldades de ensino aprendizagem. As ações aconteceram na zona rural de são Luis, nas escolas Luis Rego e Amaral Raposo no período de julho a dezembro de 2010.
Oliveira (2008) enfatiza a importância da leitura ao afirmar que a literatura infantil estimula vários sentidos: seu estilo singular pode mostrar para a criança uma nova gramática de comunicação sem regras muito fixas, unido, dessa forma, o verbal, o imagético e o sensorial. O acesso a diferentes linguagens pode proporcionar um conhecimento da própria identidade. A consciência de nós mesmos depende não só da percepção das nossas sensações e da observação de nossas experiências pessoais, mas, principalmente, da percepção do outro.
Desta forma, as oficinas contribuíram ricamente para o estímulo dos alunos, não só pelo interesse de aprender a escrever, mas também pelo interesse da leitura, pois através dos contos, jogos e brincadeiras que foram trabalhados nas oficinas, despertava nas crianças o desejo de adentrar no mundo da leitura cada vez mais.
Nessa perspectiva, o resultado do nosso trabalho realizada na U.E. B Luís Rego e na U.E. B Amaral Raposo, ambas da zona rural de São Luís, deriva a compreensão de que a leitura e a escrita é, por princípio, o direito de todos.
METODOLOGIA:
Durante as oficinas, trabalhamos com alunos de 8 a 10 anos com dificuldades de leitura e escrita. No geral, as oficinas abrangeram cerca de vinte e cinco alunos na U. E. B Luis Rego e vinte alunos na U. E. B Amaral Raposo. A metodologia utilizada contou com exibição de filmes voltados para faixa etária citada, rodas de leituras com livros paradidáticos cedidos pela biblioteca das escolas atendidas, brincadeiras e atividades lúdicas que envolvessem a leitura e escrita bem como produção textual realizada pelas crianças.
Os recursos didáticos utilizados durante as oficinas foram: aparelho de som, DVD, televisão, acesso a biblioteca cedida pela escola, quadro branco, pincel, chamex, lápis de cor, massa de modelar, tinta agauche e máquina fotográfica.
RESULTADOS:
Através da integração da comunidade escolar, podemos verificar que as atividades pelas quais estavam sendo desenvolvidas estavam de acordo com as necessidades dos participantes, pois os benefícios propiciados foram com relação a melhoria da qualidade da educação, à inclusão social e à construção de uma cultura de paz.
CONCLUSÃO:
O trabalho proposto relata experiências vivenciadas em sala de aula com alunos de 8 a 10 anos em atividades de leituração. O projeto possibilitou um vasto conhecimento no âmbito educacional, isto é, os métodos desenvolvidos em sala de aula, enriqueceram a nossa formação, sendo indubitavelmente necessária para uma reestruturação da forma de aplicar o conhecimento.
Por isso, durante todo projeto foram apresentados textos como: a literatura para crianças e jovens no Brasil de ontem e hoje: caminhos de ensino (Maria Alexandre de oliveira) que contribuíram significativamente para o nosso aprendizado, com contribuições de formações, nos possibilitando um conhecimento prévio para adentrar em sala de aula.
Oliveira (2008) enfatiza que em sala de aula, o professor proporciona aos educando condições para ampliar as possibilidades de comunicação do leitor não só com a obra, mas consigo mesmo e também com a vida, numa prática pedagógica que não se detém no ensino informativo do saber já produzido. Mas ao contrário, avança a partir desse saber rumo à construção de um saber novo, que considera o saber da criança e propicia sua reelaboração.
Portanto tanto a intervenção em sala de aula, nas oficinas de leituração, bem como as experiências vivenciadas pelo projeto, nos proporcionou novos olhares em relação à educação e, certamente, essas experiências adquiridas contribuirão não só para a nossa carreira profissional, mas, também para a vida toda.
Palavras-chave: Leituração, Cidadania, Inclusão social.