64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O FOLCLORE MARANHENSE COMO POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS; UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA Y BACANGA, SÃO LUÍS-MA.
KEILA RAQUEL PINTO ARAUJO 1
JOSÉ CARLOS DE MELO 2
1. Graduanda em Pedagogia - UFMA /bolsista do PIBID/CAPES/UFMA
2. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Educação II-UFMA/coordenador do programa PIBID/CAPES/UFMA (Pedagogia)
INTRODUÇÃO:
Esta investigação objetivou analisar a contribuição do folclore maranhense, como por exemplo, as lendas de Ana Jansen uma grande personalidade que marcou a história da capital maranhense no século XIX e também a “lenda da serpente”, uma lenda mística que passa por toda a ilha de são Luís, para a formação de leitores críticos no centro de Ensino Y Bacanga. Nesse estudo buscou-se compreender quais as possibilidades que a cultura regional por meio da leitura reflexiva e crítica pode oferecer aos educandos, pois segundo FREIRE, (1996) A questão da identidade cultural, de que fazem parte a dimensão individual e a de classe dos educandos cujo respeito é absolutamente fundamental na prática educativa, é problema que não deve ser desprezado
METODOLOGIA:
Para tanto utilizamos a pesquisa qualitativa com o intuito de colher depoimentos e informações precisas através de entrevistas semi-estruturadas com os docentes e educandos da escola em tela, pois de acordo com GODOY, (1995) a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta de dados, sendo o pesquisador um instrumento fundamental, e para este o significado que as pessoas dão às coisas é de grande relevância.
RESULTADOS:
Os dados demonstraram a influencia do folclore regional na leitura e na construção de pensamentos críticos sobre a realidade dos educandos. A análise das entrevistas evidenciou algumas carências no hábito de leitura decorrente de falhas no método de ensino, falta de estímulos dos professores para organizar atividades que despertem o interesse dos educandos em sua própria cultura e na leitura.
CONCLUSÃO:
A pesquisa revelou que é possível formar leitores críticos, conhecedores de sua própria cultura e realidade interagindo entre si através da leitura. A partir dos resultados obtidos com a pesquisa percebe-se a necessidade de desenvolver ações como feira de livros da cultura regional dentro da escola, produção de um livro lúdico que agrupe informações regionais pesquisadas e escritas pelos próprios educandos que incentivem a leitura e promovam a interação dos educandos com a cultura regional de forma crítica, instigando os educandos a irem além do senso comum, permitindo-lhes buscar o conhecimento e reflexões próprias.
Palavras-chave: Leitura, Sujeito crítico, Cultura.