64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O TRATO COM O CONHECIMENTO DO CIRCO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RESSIGNIFICANDO A GINÁSTICA ESCOLAR
Everaldo José da Silva Lima 1
Erika Suruagy Assis de Figueiredo 2
1. Depto. de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
2. Profª. Doutoranda/Orientadora – Depto de Educação – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se inicia com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), a partir de um Plano de Trabalho apresentado e aprovado com tema “Circo e Ginástica Escolar” para intervenção na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito. Dentro desse espaço foram abordados inicialmente alguns aspectos como a historicidade, cultura e sociedade que esses conhecimentos foram acumulados. O objetivo central desse trabalho é compartilhar as experiências e práticas do trato com o conhecimento do Circo nas aulas de Educação Física com o intuito de ressignificar o conteúdo da Ginástica Escolar. Os conteúdos “ginásticos circenses” (XAVIER, 2005, p. 07) promovem atividades que “traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas” (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 54), diversidade de possibilidades para a educação corporal, estética e expressiva, tudo isso justifica sua presença no currículo escolar. Em termos de relevância, essa pesquisa concebe “um novo fôlego” (BORTOLETO, 2011) para o ensino da Educação Física, mais especificamente do conteúdo da Ginástica Escolar, uma vez que esse componente possui um “mascaramento ideológico” marcado pelo autoritarismo, ordem, disciplina, utilidade no trabalho (LORENZINI, 2005, p. 101-102).
METODOLOGIA:
A partir de um levantamento bibliográfico, sobre o conteúdo Ginástica e Circo, foi construído um Plano de Ensino para o trato com o conhecimento do Circo nas aulas de Educação Física. Essa construção serviu de eixo norteador para ressignificar as vivências da Ginástica Escolar e suas práticas corporais na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito. Utilizando-se da perspectiva pedagógica crítico-superadora, no qual a “intenção prática é levar o aluno a apreender a realidade, aproximando da ideia universal, de totalidade” (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 62-63), foram produzidas oficinas de manipulação de objetos com confecção e técnicas de execuções com bolinhas ‘massas’ de malabarismo, com material de baixo custo e reciclável. Também houve intervenções sobre os fundamentos da Ginástica Escolar e do Circo com Apoios (acrobacia corpórea) e Giros (transversos, sagital e longitudinal), seminários sobre a história da Ginástica e do Circo com o auxílio tecnológico. Tanto as vivências quanto a avaliação foi desenvolvida em um processo de ensino-aprendizagem reforçado pela ideia de expressão corporal como linguagem, sociabilização dos alunos em busca da apreensão, autonomia e crítica da realidade e aproximação ou distanciamento do eixo norteador (COLETIVIVO DE AUTORES, 1992, p. 73).
RESULTADOS:
Foram realizadas na escola pública intervenções semanais, onde se procurou construir “vivências significativas”, para que os alunos pudessem se apropriar do conhecimento por via da ludicidade, prazer, diversão e originalidade. Como não existe espaço planejado para Educação Física na escola, foi necessário a ressignificação do espaço escolar, superando a aparente impossibilidade de tratar o conhecimento do Circo e da Ginástica. Com base nas Orientações Teóricos-Metodológicas (OTM’s) de Pernambuco e no Plano de Ensino dividimos o conteúdo em: domínio do corpo – Ginástica Artística (GA), Ginástica Rítmica (GR) e Ginástica Geral (GG) / Acrobacias Corpóreas); domínio de objetos (Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) / Manipulações de Objetos); e domínios de diferentes espaços (GA e GR) / Acrobacias Aéreas e Equilíbrios). Até o momento foram vivenciados com os alunos as atividades de GA e GR / Acrobacias Corpóreas (de solo individual, em pares, grupos), de GRD / Manipulações de Objetos e de GA e GR / Equilíbrios. As aulas, oficinas e seminários possibilitaram uma aproximação crítica, reflexiva e significativa do aluno no que se refere ao conteúdo da Ginástica, sistematizado, apoiado e direcionado metodologicamente pelo conhecimento do Circo.
CONCLUSÃO:
A partir das vivências construídas na escola é possível afirmar que essa abordagem metodológica permite promover uma atividade lúdica, ressignificada, original e transformadora que estabelece nexos e relações com a história, cultura e sociedade, onde os conhecimentos da Ginástica e do Circo foram acumulados e desenvolvidos. A experiência possibilita reconhecermos a pertinência do trato com conhecimento do Circo na escola, por ser um conteúdo contemporâneo, adequado à realidade e a possibilidade dos alunos, passível de ampliar a referência crítica dos alunos a sua prática social e acessar um conhecimento sistematizado. Essa possibilidade metodológica promove a exercitação, abrindo um leque de possibilidades de valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, e do homem em geral (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 54). O conhecimento do Circo nas aulas de Educação Física proporciona uma atratividade pelo material diverso, pela ludicidade, fantasia e cores (INVERNÓ, 2004, p. 72). Além disso, esse conteúdo vem revelando-se como um enorme potencial metodológico, pelo qual a educação pode ser evidenciada em múltiplas dimensões: social, cultural, histórica, política, corporal, estética, artística e expressiva.
Palavras-chave: Circo, Ginástica Escolar, Metodologia do Ensino.