64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
O DEBATE NUMA SALA DE AULA EM QUÍMICA: ARNOLD SOMMERFELD X THEODORO RAMOS |
Fernando Gomes Pereira Alves 1 Nielson José Silva Furtado 1 Hudson Linhares Rodrigues 1 Francisco de Souza Lima Filho 1 Everton Marinho Lins 2 Maria de Fátima Cardoso Soares 3 |
1. Licenciatura em Química – IFPI – Parnaíba 2. Licenciatura em Física - IFPI - Parnaíba 3. Profa. MSc./Orientadora - IFPI- Parnaíba |
INTRODUÇÃO: |
A História da evolução dos Modelos Atômicos é de suma importância para a Educação Química no Ensino Médio. O modelo das órbitas elípticas de Arnold Sommerfeld utiliza a Teoria da Relatividade Restrita de Einstein para explicar o problema observado no modelo atômico de Bohr, isto é, o fato do elétron numa mesma camada apresentar energias diferentes. O trabalho de Sommerfeld é amplamente divulgado em aulas de Química no Ensino Médio. Outro modelo atômico pouco conhecido é o de Theodoro Ramos, em 1923 esse brasileiro propôs uma explicação satisfatória para o mesmo problema abordado por Sommerdeld, só que usando a Teoria da Relatividade Geral. No entanto, esse modelo raramente é utilizado em aulas e livros de Química do Ensino Médio. No contexto educacional, segundo Altarugio (2010), o debate em sala de aula é importante porque traz uma maneira singular de abordar os conteúdos disciplinares, tornando os alunos mais críticos desenvolvendo habilidades argumentativas, fazendo com que os mesmos despertem interesse, e com isso, adquiram uma aprendizagem mais significativa no contexto escolar. Esse estudo teve como objetivo realizar um debate em sala de aula com alunos do 1º Ano do Ensino Médio a fim de que estes conheçam a importância dos modelos supracitados. |
METODOLOGIA: |
Esse estudo foi desenvolvido na cidade de Parnaíba-PI, no mês de Maio de 2011. O campo de pesquisa foi em uma Escola de rede privada intitulada Cooperativa Ângulo, com uma amostra de 42 (100%) alunos. Primeiramente, foram ministradas duas aulas teóricas sobre modelos atômicos, tratando desde o modelo de Dalton até os modelos de Sommerfeld e de Theodoro Ramos. Para realizar o debate os alunos da sala foram divididos em dois grupos com 21 (50%) alunos cada. Através de sorteio ficou definido que um grupo pesquisaria sobre o modelo atômico de Sommerfeld (grupo 01) e o outro sobre o modelo de Theodoro Ramos (grupo 02). O objetivo era que cada grupo explanasse para a turma as idéias principais de cada modelo e no final debatesse a importância deste para sua aprendizagem, ressaltando o fato do modelo de Theodoro Ramos não ser abordado de forma consistente em livros de Ensino Médio e em aulas de Química. Por ser uma novidade sobre modelos atômicos os alunos ficaram curiosos e buscaram encontrar novas informações sobre esse conteúdo, instigando-os a descobrir mais sobre esse assunto a fim de alcançar um aprendizado mais significativo. Os resultados dos questionamentos, de ambos os modelos, foram mostrados percentualmente e separadamente tendo como amostra 42 (100%) alunos. |
RESULTADOS: |
A explanação teórica dos dois modelos discutidos pelos grupos revelou uma questão em comum: ambos os grupos apontam os principais pontos de cada teoria. Porém, foi notável que nem todos os discentes se mostraram participativos durante as explicações. Os alunos do grupo 01 e 02 quando foram questionados pelos pares em debate, percebeu-se que alguns não se envolveram, mas, as explanações da grande maioria revelaram que houve engajamento significativo nessa atividade, compreendendo os conteúdos apresentados, desenvolvendo, inclusive, boa capacidade de argumentação sobre o assunto. No que tange a importância do modelo de Theodoro Ramos o debate revelou que 85% dos alunos consideram essencial essa nova informação, mesmo ela não estando presente, nem a título de curiosidade científica, em livros didáticos de Química do Ensino Médio. Os outros 15% dos discentes não julgaram importante as idéias de Theodoro Ramos. Em relação ao modelo de Sommerfeld o debate mostrou que 60 % dos alunos aprenderam as idéias fundamentais desse modelo, já os outros 40% não perceberam tal conhecimento. Como o modelo de Theodoro Ramos conseguiu maior índice de aprendizagem no debate, isso mostrou que a aquisição de novos conhecimentos Químicos favoreceu a uma nova aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Os alunos participantes do debate não só adquiriram uma aprendizagem significativa sobre os Modelos Atômicos em geral, como também reconheceram a importância do trabalho de Theodoro Ramos. Conseguiram estabelecer relação entre as idéias destacados tanto no trabalho de Sommerfeld quanto no trabalho de Theodoro Ramos. Os resultados obtidos mostram que seria importante a inclusão do modelo de Theodoro Ramos em livros didáticos de Química do Ensino Médio, como sendo uma forma de instigar os alunos para estudo da Química. O debate em sala de aula confirmou que essa metodologia de ensino é uma ferramenta didática - pedagógica efetiva para a introdução de novos conteúdos e criativa para que os alunos possam construir seu próprio conhecimento. |
Palavras-chave: Modelos Atômicos, Processo Ensino-Aprendizagem, Debate Escolar. |