64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
EDUCAÇÃO SEXUAL, JUVENTUDE, DST/HIV/AIDS: DESAFIOS A EDUCAÇÃO BÁSICA EM BELÉM DO PARÁ |
Jair de Oliveira Silva 1,2,3 Danielly Coelho Gomes 1,2,3 Valter dos Santos Vieira 5,6 Eleanor Gomes da Silva Palhano 1,2,4,5,6 |
1. Universidade do Estado do Pará-UEPA 2. Centro de Ciências Sociais e Educação 3. Licenciatura Plena em Pedagogia 4. Profa.Dra./Orientadora- Depto.de Filosofia e Ciências Sociais. 5. Universidade Federal do Pará 6. Faculdade de Ciências Sociais |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho resulta de uma investigação tendo como objeto de estudo a educação sexual dos jovens, alunos e alunas cursando o ensino Médio, em uma escola estadual de ensino Fundamental e Médio localizada no bairro Telégrafo em Belém do Pará. Este bairro tem sido apontado conforme os dados estatísticos da Coordenação Municipal de DST/HIV e AIDS em Belém-CMB (2010) como uma das áreas da cidade onde há notificado um aumento de casos de AIDS em jovens. Os estudos e pesquisas de Ribeiro (1990, 2005), Lages (2009) e Figueiró (2009) mostram a necessidade de uma formação com o qual possibilite aos professores/as esclarecer os jovens em relação à sexualidade e DST’s. Diante dessa realidade, esta pesquisa partiu da necessidade de investigar de como os professores atuantes na escola de educação básica no bairro Telégrafo têm propiciado por meio de ações e práticas pedagógicas medidas de prevenção à DST/HIV aos alunos/as. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa consiste em um Estudo de caso. O critério da escolha da escola baseou-se nos bairros de Belém onde há notificações de aumento de casos de AIDS segundo a Coordenação Municipal de DST/HIV e AIDS em Belém-CMB (2010). Os informantes desta pesquisa totalizaram-se 20, dos quais: 5 docentes e, 15 alunos (7 gênero feminino e, 8 masculino) cursando o ensino Médio entre 16 e 22 anos de idade. O critério de seleção dos professores foi pela atuação no campo da educação sexual que desenvolvem em sala de aula. A seleção dos alunos/as se fez a partir do grau de escolaridade (ensino Médio) e pela faixa etária conforme a UNESCO (2010) quando considera a juventude a idade correspondendo entre 15 a 29 anos. Realizaram- se entrevistas abertas aos professores. Aplicou-se um questionário estruturado aos alunos contendo perguntas objetivas sobre sexualidade e métodos contraceptivos a DST/HIV que foram tratados por sistema de lugar/freqüência e apresentados em porcentagens simples. A base teórica do estudo foi realizada a partir dos acervos bibliográficos das instituições: Artur Vianna, Universidade Federal do Pará e Universidade do Estado do Pará, na Secretaria do Estado de Saúde Pública- SESPA, além de informações coletadas junto a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS em Belém- CMB. |
RESULTADOS: |
A educação sexual na escola pesquisada vem-se constituído segundo os professores pesquisados em um desafio, pois, não há programas de educação sexual na escola. Apesar disso, os professores oportunizam orientações que possibilitam a prevenção da DST/HIV junto aos alunos/as em sala de aula. Estas orientações são realizadas mediante o auxilio de recursos pedagógicos como: reportagens de revistas, recortes de jornal e filmes os quais são utilizados pelos professores/as para estimular, socializar os assuntos relacionados ou correlacionados à sexualidade e DST/HIV/AIDS. Na escola pesquisada não há dados estatísticos de alunos/as contaminados pela DST/HIV. No bairro do Telégrafo foram identificados dados de AIDS por gênero foram contabilizados para o gênero masculino 12,85% em 2007, 16,54% em 2008, 16,25% em 2009 e 19,18% em 2010. Já o feminino foi contabilizado 7,72% em 2007, 8,05% em 2008, 8,68% em 2009 e 10,74% em 2010 (PARÁ, 2010). Neste sentido, as ações realizadas pelos professores na escola pública de ensino médio propiciam ações educativas em relação a sexualidade e DST/HIV. |
CONCLUSÃO: |
O estudo realizado verificou que os professores pesquisados não possuem uma formação continuada que possibilite o aprimoramento de suas ações no campo da educação sexual. Desse modo, estes profissionais necessitam de uma formação que os leve até o conhecimento para o ensino da educação sexual. Vale ressaltar que as ações de educação sexual por parte da escola com interfaces na sexualidade e prevenção da DST/HIV requerem uma flexibilidade da prática pedagógica dos professores. As práticas educativas por parte dos professores assumem um processo onde a educação sexual no ambiente escolar é uma ferramenta na prevenção do HIV/AIDS em jovens. |
Palavras-chave: Educação, Juventude, HIV/AIDS. |