64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ACADEMIA SERRATALHADENSE DE LETRAS: UM EXEMPLO PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DALMA RÉGIA ALVES FREIRE 01
ADRIANA PESSOA FERREIRA DE SOUZA 02
1. Prof. Luciana Vieira Demery - Orientadora SEST
INTRODUÇÃO:
Segundo Josette Jolibert (1994, p. 139) “O escrito é o mundo econômico, industrial, comercial, cujo próprio funcionamento determina a natureza, a apresentação e o conteúdo dos escritos produzidos”. O Projeto “Academia Serratalhadense de Letras: Um exemplo para estudantes da Educação Básica”. Foi realizado no Colégio Municipal Cônego Tôrres, localizado no município de Serra Talhada, Sertão Pernambucano, com o objetivo de estimular estudantes do ensino fundamental a vivenciar a leitura – como uma atividade que contribui para o protagonismo juvenil.
A proposta, que vai além do incentivo a leitura e do ensino curricular para educação básica, estimula, motiva e integra os jovens estudantes a conhecer os clássicos da literatura nacional, internacional além da literatura da Academia Serratalhadense de Letras.
A magia de o Projeto está não apenas na integração dos estudantes entre a leitura, do ponto de vista linguístico e a diversidade da interpretação querida, mas também no entendimento existente no universo de cada um.
METODOLOGIA:
A metodologia surgiu da necessidade de desenvolver atividades inovadoras de leitura. Sobretudo para valorizar a literatura nacional e regional formada pelos escritores que compõem a Academia Serra Talhadense de Letras. Os estudantes elegiam uma cadeira literária de um escritor e pesquisavam sobre sua obra e biografia. Em cada etapa do Projeto as produções registradas eram apresentadas sob diversas formas tais como: (poesia, paródia, poemas etc.). O desenvolvimento das atividades contribui com a manifestação dos sentimentos, das experiências, das ideias e das opiniões. Além disso, define e refina o gosto literário, estimulando o leitor juvenil a identificar os seus gêneros preferidos.
RESULTADOS:
Um dos resultados esperados é também propiciar um intenso e sistematizado contato dos estudantes com diferentes gêneros literários, especialmente no que se refere ao ato de ler para apreciar e para conhecer. Além disso, possibilitar momentos para deleitar e compartilhar as ideias de autores clássicos e contemporâneos da literatura local, nacional e universal. O objetivo é que a atividade torne-se mais uma das ferramentas pedagógicas dentro da escola na realização de projetos, estimulando a pesquisa, o zelo pelo acervo da Academia Serra Talhadense.
Atualmente a escola convive com o uso exagerado da tecnologia e, com isso, a atenção aos livros vem diminuindo significativamente. Para tanto, observa-se que a ausência do hábito da leitura contribui para uma juventude pouco politizada, muitas vezes com censo crítico medíocre. Além disso, é perceptível que a falta de interesse pela leitura dificulta tanto o desenvolvimento cognitivo, quanto o aprendizado. Portanto, os resultados são registrados a cada etapa vivenciada e considerados como aprendizagem construída.
CONCLUSÃO:
Saber ler é uma condição indispensável para qualificação do ensino básico e cumprimento do currículo escolar. Diante dessa proposta, professores puderam construir as competências de leitura, escrita, e produção de textos além de mostrar aos jovens leitores a importância da Academia de Letras Serra-Talhadense e ao mesmo tempo registrar salas de leitura mais freqüentadas, estudantes autores de poemas, poesias, e outras literaturas. Registrou-se a elevação da auto estima, por fazerem parte da Academia instituída no Colégio. Concluímos que o Projeto aconteceu plenamente, finalizando com uma solenidade com a presença dos escritores da Academia Serra Talahadense de Letras, os estudantes autografaram suas produções receberam certificado. Dessa forma foi fundada a Academia do Colégio Cônego Torres, com a finalidade de valorizar os novos escritores, incentivar atividades literárias na instituição, produzir livros com coletâneas para divulgação na escola, e manter a tradição cultural do município.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO BÁSICA, CULTURA, TRADIÇÃO.