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Normas da Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC

1. Objetivo
2. A instituição é responsável por
     2.1 Selecionar os melhores trabalhos e os estudantes que farão a inscrição
     2.2 Comunicar ao estudante
     2.3 Comunicar à SBPC
3. Taxa de inscrição
4. Pagamento da taxa
     4.1 Boleto bancário
     4.2 Pagamento institucional: via Nota de Empenho ou Depósito


1. Objetivo
A JNIC é uma das atividades da 66ª Reunião Anual da SBPC, destinada à integração de jovens cientistas de todo o Brasil.
A Pró-Reitoria de Pesquisa (ou departamento equivalente) das instituições de Ensino e/ou Pesquisa de nível Superior, Médio ou Profissionalizante (IFs, CEFETs ou equivalentes) poderão indicar os melhores trabalhos de estudantes em atividade de iniciação científica ou tecnológica, que já tenham sido apresentados em 2013 no evento interno da Instituição, para reapresentação na Sessão de Pôsteres, em conjunto com os demais pesquisadores da área.


2. A instituição é responsável por:

2.1 Selecionar os melhores trabalhos e os estudantes (autores) que farão a inscrição.
A quantidade de trabalhos ficará a critério do responsável da instituição.
O resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir não deverá ser selecionado e será recusado:

a)

Resumo de trabalho com mais cinco autores.

b)

Resumo cujo autor (ou orientador) já conste em outros 3 resumos submetidos à JNIC e/ou 66ª Reunião Anual.

c)

Resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação e fragmentado com resultados em diferentes resumos.

d)

Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho com resultados preliminares.

e)

Resumo que apenas descreva a realização ou resultado de eventos, publicação de vídeos, fotos.

f)

Resumo de trabalho já publicado.

g)

Resumo de revisão bibliográfica.

h)

Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.

i)

Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens ou fórmulas.

j)

Resumo sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na pesquisa, com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições inadequados ou equivocados.



2.2 Comunicar ao estudante:


a)

Sua seleção para a JNIC e o trabalho escolhido.

b)

Que ele deverá preencher a ficha de inscrição, submeter o resumo, preparar e apresentar o pôster no evento, seguindo as normas disponíveis no site.

c)

Ao preencher a ficha de inscrição:
- Assinalar que participará da JNIC.
- Se a Instituição fará o pagamento da taxa de inscrição (item 3), p.ex. com nota de empenho, ou se o próprio estudante deverá pagar o boleto bancário  (item 4.1).
- O autor deverá informar, no ato da sua inscrição: o CPF dos autores e do orientador. Nome dos autores e orientador com a grafia e a ordem que deverá constar no resumo. Não será possível alterar este cadastro posteriormente. Instituição dos autores e do orientador.

d)

Até 24/03 é o prazo máximo para o estudante fazer a inscrição e até 27/03 para ele enviar o resumo. O número máximo de resumos que serão aceitos é de 3.000. Assim, as inscrições poderão se encerrar antes de 24/03 caso o número de 3.000 seja atingido. Portanto é muito importante que o indicado se inscreva e envie o resumo o quanto antes, para garantir a submissão do trabalho.

e)

Identificação da instituição que selecionou o trabalho/resumo:

- Automaticamente a SBPC fará constar no rodapé do resumo submetido, uma frase que identificará a seleção do trabalho pela instituição do autor. Exemplo: "Trabalho selecionado para a JNIC pela Universidade ..."

- O autor poderá consultar esta frase em seu resumo no Módulo dos Inscritos, e deverá fazer constar esta identificação no rodapé direito do pôster que ele irá preparar e apresentar no evento.

- Os pôsteres apresentados terão os resumos publicados com esta frase.



2.3 Comunicar à SBPC:


Até 18/03/14 a instituição deverá encaminhar à SBPC, para o e-mail lea@sbpcnet.org.br:

a)

Nome completo da Instituição / Sigla / Cidade / Estado.

b)

Nomes, e-mails e telefones dos responsáveis: pela seleção dos trabalhos (pró-reitor ou equivalente) e para contatos com a SBPC e com os estudantes (ex.: secretária/assistente).

c)

Forma de pagamento da taxa de inscrição: boleto bancário (pago pelo próprio estudante), nota de empenho ou depósito (emitidos pela Instituição).

d)

Lista com o nome completo dos estudantes selecionados.

Obs: Em até três dias a SBPC acusará o recebimento do e-mail.
Caso contrário, certifique-se do envio pelo telefone: 11-3259.2766 c/ Léa Oliveira.


3. Taxa de inscrição para estudante de graduação ou de ensino básico ou técnico*:
R$ 45,00 - Sócio quite da SBPC
R$ 60,00 - Não Sócio
(*) Demais categorias estão disponíveis nas Normas de inscrição.



4. Pagamento da taxa

4.1 Boleto bancário

a)

O boleto será emitido após o preenchimento da ficha de inscrição. O vencimento do boleto será no 5º dia após a inscrição.

b)

A inscrição será cancelada se o boleto não for pago. Se o interessado fizer nova inscrição e também não quitar o novo boleto, seu nome ficará bloqueado até 2015 e impedido de efetuar a inscrição na Reunião de 2014.

c)

Não é necessário o envio do comprovante do pagamento do boleto à SBPC.

d)

Guarde bem seu comprovante do pagamento, pois ele poderá ser necessário no credenciamento.


4.2 Pagamento institucional: via Nota de Empenho ou Depósito

a)

O pagamento via depósito ou Nota de Empenho somente poderá ser feito por uma instituição pública ou privada.

b)

O responsável financeiro da instituição deve fazer contato com a SBPC, via e-mail:
macedo@sbpcnet.org.br e solicitar os procedimentos c/ Carlos Macedo, tel.11-3355-2153.

c)

É necessário o envio do comprovante de pagamento à SBPC para que a inscrição possa ser efetivada.


Até 19/05 a SBPC efetivará as inscrições e enviará o relatório à Instituição.



 

 

 

 
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