1. Inscrição para a submissão de resumo
2. Cronograma do resumo 2014
3. Informações gerais
3.1 Status dos trabalhos submetidos
3.2 Autorização legal
3.3 Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC
4. Resumos que NÃO serão aceitos
5. Preparação do resumo
5.1 Consentimento dos autores / Revisão
5.2 Preparação / Itálico / Exemplo de formulário
5.3 Campos e limites do resumo
6. Como enviar seu resumo
7. Parecer do resumo
8. Programação do pôster
9. Certificado de apresentação do pôster / Publicação do resumo
10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo
1. Inscrição para a submissão de resumo:
1.1 |
24/03/14 é o prazo máximo de inscrição com submissão de resumo. O número máximo de resumos que serão aceitos é de 3.000. Assim, as inscrições poderão se encerrar antes de 24/03 caso o número de 3.000 seja atingido. Portanto é muito importante que o interessado se inscreva e envie o resumo o quanto antes, para garantir a submissão do trabalho. |
1.2 |
a) Uma inscrição dá o direito de submeter até dois resumos.
b) Os interessados na submissão de resumo devem informar ao fazer sua inscrição:
- o CPF, nomes dos autores (incluindo o orientador) e respectivas instituições.
Preencha as informações na ficha de inscrição com a ordem, a grafia e os dados que manterá no resumo.
Cadastre o CPF sem pontuações. Os limites para os nomes e instituições estão disponíveis na norma de resumo 5.3.
Após finalizar sua inscrição não será possível alterar estes dados na inscrição ou no resumo.
c) O resumo deverá ser submetido após o pagamento da taxa no Módulo dos Inscritos. A opção para envio do segundo resumo aparecerá no Módulo após o recebimento do primeiro resumo.
|
1.3 |
O número máximo de autores é cinco incluindo o orientador.
Um autor ou orientador poderá constar no máximo em três resumos submetidos. |
1.4 |
Para resumos com múltiplos autores, apenas um necessita se inscrever na reunião. Os demais autores deverão se inscrever apenas se desejarem receber os materiais do evento. |
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2. Cronograma do resumo 2014
Até 24/03 |
Inscrição e pagamento da taxa. |
Até 27/03 |
Submissão do resumo. |
19/05 |
Prazo de resposta da análise do resumo. O aceite ou recusa ficará disponível no Módulo dos Inscritos. |
30/06 |
Divulgação da programação da Sessão de Pôsteres no site. |
22 a 27/07 |
66ª Reunião Anual da SBPC. |
1º/08 |
Expedição do Certificado online de apresentação do pôster, no site da SBPC. |
Novembro |
Resumos dos pôsteres apresentados publicados no livro eletrônico online - Anais / Resumos, com ISSN nº 2176-1221. |
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3. Informações gerais:
3.1 |
Status dos trabalhos submetidos: Apenas podem ser submetidos resumos de trabalhos finalizados (com resultados e conclusões), inéditos e ainda não publicados (exceto nos seminários de iniciação científica da própria instituição do autor). |
3.2 |
Autorização legal: Recomendamos que os trabalhos que necessitem cumprir as exigências legais, com expedição de autorizações junto a Comitês de Ética ou Órgãos Ambientais, tenham descrito no resumo (em campo específico que haverá para esta informação) suas referências do cumprimento das exigências legais, número de autorizações ou protocolos expedidos (CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc.). Em caso de dúvidas sugerimos que o autor busque instruções com o orientador ou por meio de sua instituição. |
3.3 |
Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC: Apenas serão enquadrados na JNIC os trabalhos previamente selecionados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (ou setor equivalente da Instituição dos autores). Portanto, apenas pode se classificar nesta categoria o autor previamente contatado e orientado pela sua Instituição. A Instituição deverá manifestar antecipadamente o interesse de participação junto à SBPC e outros procedimentos, conforme normas: Normas da Jornada Nacional de Iniciação Científica - JNIC. |
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4. Resumos que NÃO serão aceitos
O resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir será recusado:
a) |
Resumo de trabalho com mais cinco autores. |
b) |
Resumo cujo autor (ou orientador) já conste em outros 3 resumos submetidos à análise. |
c) |
Resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação e fragmentado com resultados em diferentes resumos. |
d) |
Simples descrição de projeto, intenção de trabalho ou trabalho com resultados preliminares. |
e) |
Resumo que apenas descreva a realização ou resultado de eventos, publicação de vídeos, fotos. |
f) |
Resumo de trabalho já publicado. |
g) |
Resumo de revisão bibliográfica. |
h) |
Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc. |
i) |
Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens ou fórmulas. |
j) |
Resumo sem cuidados em sua preparação ou com deficiências na pesquisa, com as informações desorganizadas e/ou com procedimentos/descrições inadequados ou equivocados. |
5. Preparação do resumo
5.1 Consentimento dos autores / Revisão
Todos os autores e orientador devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido no resumo submetido ao evento. Antes do envio é necessária rigorosa revisão gramatical e ortográfica, além do conteúdo e dados da pesquisa. NÃO é possível alterar o resumo após o envio. Os resumos serão publicados exatamente como recebidos.
O autor que submete o resumo é o responsável legal pelo seu conteúdo. A SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação da reunião, dos autores ou de terceiros. |
5.2 Preparação / Itálico / Exemplo de formulário
a) |
Prepare o resumo em um editor de textos, com fonte Arial, tamanho 10 e margens de 1cm. |
b) |
O resumo pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter somente texto. |
c) |
Não insira tabelas, gráficos, imagens ou fórmulas. |
d) |
Não utilize tabulações, parágrafos com recuos ou marcadores automáticos. |
e) |
Nomes científicos de espécies ou termos que obrigatoriamente precisem estar escritos em itálico ou outras configurações especiais, necessitam de símbolos ou "tags", exemplo:
Para obter: Aedes aegypti digite <i> antes do trecho a colocar em itálico e digite </i> no final, exemplo: <i>Aedes aegypti</i>
Para obter: α digite α
Para obter texto em sobrescrito, ex.: m2 digite m<sup>2</sup>
Para obter texto em subescrito, ex.: H2O digite H<sub>2</sub>O |
5.3 Campos e limites do resumo
Área |
Classificar com 1 área/subárea (item 10). Exemplo: C.13.1 - Parasitologia |
Título |
Limitado a 400 caracteres, contando os espaços. Digitar com letras maiúsculas (exceto nomes científicos de espécies que devem ser em caixa alta e baixa, além do itálico). Exemplo: PREVALÊNCIA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES A TETRACICLINA. |
Nomes e instituições dos autores e orientador |
Nomes:
Limitado a uma linha com até 60 caracteres para cada autor (no máximo 5). Não inverter os nomes, não colocar vírgula ou ponto e não abreviar. Não colocar titulações.
Instituição e titulações:
Limitado a uma linha com até 80 caracteres para cada identificar a instituição e a titulação (se necessário).
Exemplo:
Antonio de Menezes
Depto.de Medicina Preventiva e Social - UFMG, Belo Horizonte, MG.
Mariza de Souza Santos
Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - FMTM. |
Objetivo do trabalho |
Limitado a 400 caracteres. Digitar os objetivos do trabalho de forma concisa. |
Introdução |
No máximo 1300 caracteres. Apresentar visão geral sobre o tema. |
Métodos |
No máximo 1300 caracteres. Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada. |
Resultados e Discussão |
No máximo 2000 caracteres. Descrição e discussão dos resultados obtidos. |
Conclusões |
No máximo 1000 caracteres. Descrever com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. |
Autorização legal |
Se houver, informar dados da autorização legal de comitês de ética ou órgãos ambientais (item 3.3.), com até 150 caracteres (com espaços). Exemplo: Protocolo nº 123456 ABC. |
Fomento |
Se houver, informar a instituição de fomento. Exemplo: PIBIC / CNPq |
Palavras-chave |
Informar 3 palavras-chave, com até 60 caracteres cada.
Exemplo: Cepas, Mycobacterium tuberculosis, Tuberculose |
Obs: Os limites em caracteres é contando os espaços.
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6. Como enviar seu resumo
No Módulo dos Inscritos clique no link para a submissão do resumo.
Abra o resumo preparado.
No formulário online preencha cada campo com a informação solicitada.
Utilize copiar (CTRL C) e colar (CTRL V).
O formulário se desconectará se permanecer aberto sem navegação.
Confira e finalize o envio.
Acesse novamente o Módulo dos Inscritos e confira se o resumo foi submetido.
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7. Parecer do resumo
a) |
O parecer de aceite ou recusa do resumo será emitido por um assessor da SBPC ou das Sociedades Científicas filiadas que este ano colaborarão em algumas áreas. |
b) |
No resumo aceito e disponível no Módulo dos inscritos, automaticamente constará o nome da Sociedade que o aceitou.
O autor deverá colocar esta mesma informação no rodapé direito do pôster.
Os resumos dos pôsteres apresentados serão publicados com esta informação. |
c) |
Os resumos recusados não serão programados para apresentação nem publicados. |
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8. Programação do pôster
Todos os trabalhos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster apenas em um dos dias 23, 24, 25 ou 26 (o horário será divulgado futuramente). Durante a apresentação do pôster será solicitado a um dos autores presentes: a apresentação de documento de identidade com foto.
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9. Certificado de apresentação do pôster / Publicação do resumo
Os resumos aceitos e efetivamente apresentados, com a presença de pelo menos um dos autores receberão certificado e a sua publicação no livro eletrônico.
O certificado de apresentação do pôster será disponibilizado online, no formato PDF, a partir de 1º de agosto no site da SBPC
O primeiro acesso ao certificado deve ser feito pelo autor que submeteu o resumo que é responsável por fornecer/enviar o arquivo (PDF) aos demais autores do trabalho.
Não serão emitidos certificados nos seguintes casos:
- O pôster foi fixado em data ou espaço diferente do programado pela organização.
- O pôster foi colocado mas sem a presença de um dos autores.
- O autor permaneceu apenas parte do tempo na sessão.
A partir de outubro de 2014 os resumos dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres e os textos que forem disponibilizados pelos palestrantes serão publicados nos Anais/Resumos, registrado com ISSN nº 2176-1221, em livro eletrônico no site da SBPC.
Acesso a e-Certificados: http://www.sbpcnet.org.br/site/eventos/certificados.php
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10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo
Ciências Exatas e da Terra
A.1.1 - Astronomia
A.2.1 - Ciência da Computação
A.2.2 - Informática na Educação
A.3.1 - Física
A.3.2 - Ensino de Física
A.4.1 - Química
A.4.2 - Ensino de Química
A.4.3 - Química Ambiental
A.4.4 - Química Analítica
A.4.5 - Química de Produtos Naturais
A.4.6 - Química Industrial, Orgânica ou Inorgânica
A.4.7 - Físico-Química
A.5.1 - Matemática
A.5.2 - Probabilidade e Estatística
A.6.1 - Geociências
A.6.2 - Climatologia ou Meteorologia
A.6.3 - Geofísica
A.6.4 - Geografia Física
A.7.1 - Oceanografia
Engenharias
B.1.1 - Engenharia
B.1.2 - Engenharia Civil
B.1.3 - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
B.1.4 - Engenharia de Produção
B.1.5 - Engenharia Elétrica
B.1.6 - Engenharia Mecânica
Ciências Biológicas
C.1.1 - Biofísica
C.2.1 - Biologia
C.3.1 - Bioquímica
C.3.2 - Biologia Molecular
C.4.1 - Botânica
C.4.2 - Fisiologia Vegetal
C.4.3 - Morfologia e Taxonomia Vegetal
C.5.1 - Ecologia
C.5.2 - Ecologia Aquática
C.5.3 - Ecologia Terrestre
C.6.1 - Farmacologia
C.7.1 - Fisiologia
C.8.1 - Genética
C.9.1 - Imunologia
C.10.1 - Microbiologia
C.11.1 - Morfologia, Citologia ou Histologia
C.12.1 - Neurociências e Comportamento
C.13.1 - Parasitologia
C.14.1 - Zoologia
Ciências da Saúde
D.1.1 - Enfermagem
D.1.2 - Enfermagem de Saúde Pública
D.2.1 - Medicina
D.3.1 - Saúde Coletiva
D.3.2 - Epidemiologia
D.3.3 - Saúde Pública
D.4.1 - Odontologia
D.5.1 - Farmácia
D.6.1 - Nutrição
D.7.1 - Fonoaudiologia
D.8.1 - Fisioterapia ou Terapia Ocupacional
Ciências Agrárias
E.1.1 - Agronomia
E.1.2 - Ciência do Solo
E.1.3 - Economia e Sociologia Agrícola
E.1.4 - Fitossanidade
E.1.5 - Fitotecnia
E.2.1 - Engenharia Agrícola
E.3.1 - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E.3.2 - Silvicultura
E.3.3 - Conservação da Natureza
E.4.1 - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E.5.1 - Medicina Veterinária
E.6.1 - Zootecnia
E.7.1 - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciências Sociais Aplicadas
F.1.1 - Contabilidade
F.2.1 - Administração Geral e Gestão Estratégica
F.2.2 - Gestão da Produção, Marketing ou Negócios
F.2.3 - Gestão de Pessoas
F.2.4 - Gestão Pública
F.3.1 - Economia
F.3.2 - Economia Regional e Urbana
F.3.3 - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
F.4.1 - Turismo e Hotelaria
F.4.2 - Planejamento e Projetos Turísticos
F.5.1 - Direito
F.5.2 - Direito Ambiental
F.5.3 - Direito Constitucional
F.5.4 - Direito Penal
F.6.1 - Arquitetura e Urbanismo
F.7.1 - Planejamento Urbano e Regional
F.8.1 - Demografia
F.9.1 - Comunicação
F.10.1 - Documentação e Informação Científica
F.11.1 - Educação Física e Esportes
F.12.1 - Serviço Social
Ciências Humanas
G.1.1 - Antropologia
G.2.1 - Arqueologia
G.3.1 - Filosofia
G.4.1 - Geografia
G.4.2 - Geografia Humana
G.5.1 - História
G.5.2 - História da Cultura
G.5.3 - História Social
G.6.1 - Ciência Política
G.7.1 - Administração, Planejamento e Avaliação Educacional
G.7.2 - Currículo
G.7.3 - Educação a Distancia
G.7.4 - Educação Ambiental
G.7.5 - Educação Básica
G.7.6 - Educação de Adultos
G.7.7 - Educação Especial
G.7.8 - Educação Matemática
G.7.9 - Educação Rural
G.7.10 - Ensino de Ciências
G.7.11 - Ensino Profissionalizante
G.7.12 - Ensino Superior
G.7.13 - Ensino-Aprendizagem
G.7.14 - Formação de Professores (Inicial e Contínua)
G.7.15 - História da Educação
G.8.1 - Psicologia
G.9.1 - Sociologia
Artes, Letras e Linguística
H.1.1 - Artes ou Educação Artística
H.2.1 - Letras
H.3.1 - Literatura
H.4.1 - Linguística
H.4.2 - Linguística Aplicada
H.4.3 - Teoria e Análise Linguística
H.5.1 - Semiótica
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