Acesse a Programação da SBPC Indígena
Propomos para esta, que será a Segunda Edição de uma SBPC Indígena (a primeira tendo ocorrido no Acre em 2014), uma programação em que os debates dos temas indígenas estejam plenamente articulados com toda a programação e atividades da reunião, a ocorrer em julho de 2015 na UFSCar, assim como no qual atividades e debates específicos, abertos ao público, fomentem um espaço de discussão e elaboração de documentos pelos indígenas presentes.
Por estes princípios, a programação reúne em diversas atividades indígenas vinculados ou não a instituições acadêmicas – respeitando-se o reconhecimento dos especialistas indígenas e dos conhecimentos tradicionais, não-indígenas especializados em pesquisa e debate de temas indígenas, e pesquisadores de diversas áreas para debater temas que tocam tanto os direitos indígenas contemporâneos como as discussões sobre epistemologias, ética e práticas científicas.
A programação se organiza em Conferências, Mesas-Redondas, Mini-Cursos, Oficinas, Encontros e Atividades Culturais, pretendendo colocar em debate e dar visibilidade os temas indígenas do Brasil Contemporâneo e as reflexões, muito atuais e de extrema pertinência, sobre práticas científicas, conhecimentos tradicionais e éticas em pesquisa.
A UFSCar tem recebido estudantes indígenas desde 2008 em todos os cursos, por meio de seu Vestibular Indígena, parte de seu Programa de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidade, os quais, tendo o Centro de Culturas Indígenas – CCI como espaço privilegiado de reunião. Estes estudantes indígenas compõem diversos grupos de pesquisa e extensão, e estarão presentes em toda a concepção e organização do evento.
Esperamos receber indigenas de todo o país para debater conosco as políticas científicas em relação aos temas e à situação indígena no brasil contemporâneo, fazendo deste um momento de encontro, debate e reflexão.
Em breve anunciaremos a programação completa.
Saiba mais: Indígenas terão isenção nas taxas de inscrição da 67ª Reunião Anual
Para obter a isenção da taxa de inscrição da 67ª Reunião Anual, é preciso preencher a Ficha de Inscrição e selecionar a categoria “Não sócio – Indígena”.
|