RESUMOS DE COMUNICAÇÕES LIVRES
Área: Ensino de Química
[Voltar]
A Criação de um Inseticida Natural Através do Ensino de Química na Escola Jovem Gonçalves Vilela na Cidade de Ji-Paraná/RO
A DESMOTIVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA UNIVERSITÁRIO
A EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO REPRESENTADA EM MAQUETES
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOVEM GONÇALVES VILELA NA CIDADE DE JI-PARANÁ/RO.
A INFLUÊNCIA DAS OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SOCIAL NA PRATICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA.
A REPRODUÇÃO DO EXPERIMENTO HISTÓRICO DE HENRY CAVENDISH COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA REAÇÕES DE ÓXIDO-REDUÇÃO
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARCOS BISPO DA SILVA NA CIDADE DE JI-PARANÁ/RO.
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Alternativas didáticas para o ensino de Isomeria em Química Orgânica no Ensino Médio
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE O RENDIMENTO ACADÊMICO E A MOTIVAÇÃO
Análise do material didático do aluno e do professor fornecido pelo Estado de São Paulo em relação à abordagem da temática água
APRENDENDO E ENSINANDO DE FORMA INTERATIVA COM ATIVIDADE EDUCACIONAL NA ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS.
AS VÁRIAS FACES DA CONTEXTUALIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO PNLD (2009 E 2012): CONTEXTO E SIGNIFICADO.
Aulas experimentais de Química aproximando o ensino superior e o ensino técnico
AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA PROMOVENDO O DESPERTAR CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOMEDICAÇÃO COMO TEMÁTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Avaliação da qualidade de argumentos produzidos em contexto de aprendizagem colaborativa com suporte computacional
Circuito elétrico no Ensino de Química: condutividade elétrica dos compostos.
CONHECENDO OS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA ATRAVÉS DO JOGO DE MEMÓRIA EM LIBRAS
Construindo o "universo" atômico e molecular-uma atividade educativa e lúdica
CONTEÚDOS QUÍMICOS E SEUS ASPECTOS COM A HISTÓRIA DA QUÍMICA NO CENÁRIO BRASILEIRO
CONTEXTUALIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA
CONTEXTUALIZAÇÃO DAS PESQUISAS DA QUÍMICA NO BRASIL: UM OLHAR SEGUNDO AS REUNIÕES ANUAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM QUÍMICA ORGÂNICA
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS AÇAILÂNDIA.
Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para escolas envolvidas no projeto no município de Ji-Paraná, estado de Rondônia.
DARDO QUÍMICO: UM INSTRUMENTO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO PARA O DESEVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
DIVULGANDO A QUÍMICA POR MEIO DO TEATRO: UM PROCESSO INCLUSIVO
Drogas Lícitas e Ilícitas: Ensino das Funções Orgânicas aliado a Conscientização Cidadã
EDUCAÇÃO ALIMENTAR: REVELANDO AS FUNÇÕES QUÍMICAS DOS ALIMENTOS
EFEITO CRIOSCOPICO, A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA.
ELETROFLOCULAÇÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DIRIGIDO PARA O ENSINO MÉDIO
ELETROQUIMICANDO: UMA MANEIRA LÚDICA DE REVISAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA
ENCENAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL DE UM ATO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA QUÍMICA
ESTRATÉGIAS DO PROJETO MINERVA COMO PROPOSTA DE INCENTIVO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA AOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO DE CAMPO GRANDE - MS.
Experimentos de Química como Proposta Metodológica para o Ensino de Ciências do 9º ano.
EXTRATO PRODUZIDO A PARTIR DA CASCA DO MURICI- Byrsonima verbascifolia Rich.-Malpighiceae : RESGATE DE SABERES E COSTUMES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
FORÇAS INTERMOLECULARES E O ENSINO DE QUÍMICA: A INCOERÊNCIA DE SUA CLASSIFICAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO
JOGO DE VIDRARIAS: UMA FERRAMENTA PARA INTRODUÇÃO LABORATORIAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE URUPÁ, RONDÔNIA.
JOGO DIDÁTICO: FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESTRUTURAS DE LEWIS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
JOGO INTERATIVO DE QUÍMICA: REAÇÕES QUÍMICAS E FUNÇÕES INORGÂNICAS
JOGOS NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
METAIS COMO TEMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE QUÍMICA
Métodos para a facilitação do Ensino de Química aplicados na Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela na cidade de Ji-Paraná/RO.
MONITORIA COMO SUBSÍDIO AO PROCESSO DE ENSINO E INCENTIVO A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
NO RITMO DA QUÍMICA:PARÓDIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS ESCOLAS CENTRO DE ENSINO EDISON LOBÃO E CENTRO DE ENSINO NOVA VITÓRIA
O ESTUDO INTERDISCIPLINAR ENTRE CINÉTICA QUÍMICA E PROGRESSÃO ARITMÉTICA/GEOMÉTRICA
O JOGO INTERATIVO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NAS AULAS DE QUÍMICA
O PERFIL DOS DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IFRN - MACAU
O uso da correlação entre Química e Arte como motivador das aulas de Química Geral e Inorgânica
O USO DE JOGOS DE COMPLEXIDADE VARIÁVEL PARA O ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DE JOGADORES EXPERIENTES
O USO DE RECURSOS MULTIMÍDIA COMO ESTRATÉGIA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE FÍSICO-QUÍMICA: SOLUBILIDADE E CURVAS DE SOLUBILIDADE
O USO DO LABORATÓRIO NA FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA GERAL
O USO DO VÍDEO COMO RECURSO FACILITADOR NA CONTEXTUALIZAÇÃO EXPERIMENTAL DO TEMA REAÇÕES QUÍMICAS
OS PROFESSORES DE QUÍMICA ENCONTRAM DIFICULDADES EM LIDAR COM A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE?
POR ENTRE FEIXES DE LUZ: USOS DA FLUORESCÊNCIA NA SALA DA AULA.
PROJETO DE INCENTIVO À APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA CONTEXTUALIZAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADOS DOS CONTEÚDOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA: CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO, CADEIAS CARBÔNICAS E HIDROCARBONETOS
Recursos Pedagógicos para o Ensino de Ciências no Ensino Médio: Experimentos de Termoquímica para Professores de Ciências Naturais em formação.
REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO E A CONTEXTUALIZAÇÃO ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO
SOFTWARES EDUCATIVOS E MATERIAIS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS: INSTRUMENTOS MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO DA TEORIA DOS GASES
TENSÃO SUPERFICIAL
UM JOGO DE RPG ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE TEORIA ATÔMICA PARA INCENTIVAR O APRENDIZADO E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO
UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DO CONTEÚDO DE REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO EM REFRIGERANTES: DETERMINANDO O PONTO FINAL DE UMA TITULAÇÃO PELO MÉTODO CLÁSSICO E INTRUMENTAL
UMA NOVA DINÂMICA DE AULA: NEUROORGÂNICA
USO POTENCIAL DAS ZEÓLITAS NA AGRICULTURA, NA VISÃO DE ESTUDANTES DA EJA EM FORMOSA-GO
Utilização de meios alternativos de ensino na construção do conhecimento sobre o ciclo da água e a poluição
UTILIZAÇÃO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE ISOMERIA ÓPTICA A PARTIR DA TEMÁTICA AUTOMEDICAÇÃO

© 2015 SBPC - Todos os direitos reservados