Home
Abertura
»  Presidente da SBPC
»  Reitor da UFPE
»  Homenageados
Programações
»  Resumos:
 Programação Científica
 Sessão de Pôsteres
»  SBPC Educação
»  SBPC Jovem e Mirim
»  SBPC Cultural
»  ExpoT&C
Imagens
»  Fotos
Realização
»  Organização
»  Realização, Patrocínio e  Apoio
 
 


 
 Sessão de Abertura


Homenagem póstuma

A SBPC, uma sociedade que chega aos 65 anos, acompanha a cada ano a perda de sócios e colaboradores que fizeram a diferença para o nosso Brasil. Sendo uma sociedade formada por cientistas que trabalham gerando conhecimento e formando jovens gerações, a perda física apenas significa um distanciamento, visto que serão muitos os que através do conhecimento gerado por estes mestres continuarão abrindo fronteiras – Estar na fronteira e poder caminhar além delas – esta é a vida do cientista e este ano lembramos pessoas que nos deixaram muito recentemente.

 

Foto: © IISD/Divulgação - Junho 2012 / http://revistapesquisa.fapesp.br

Bertha Koiffmann Becker
Em 13 de julho deste ano perdemos a geógrafa Bertha Koiffmann Becker aos 82 anos, referencia mundial na área de geografia política, participante dos estudos da Amazônia. Sócia atuante da SBPC, professora emérita da UFRJ, coordenou o Laboratório de Gestão do Território. Formou dezenas de novos pesquisadores e deixou uma relevante obra de trabalhos científicos. Entre os muito títulos que recebeu foi Doutora Honoris Causa da Universidade de Lyon III em 2005. Convidamos a todos para a sessão especial em sua homenagem que será realizada quinta-feira às 13 horas na Biblioteca Central.

Foto: www.abc.org.br

Maria Laura Mouzinho Leite Lopes
Matemática, dedicada à educação, foi pioneira na formulação de novas práticas de ensino no Brasil e no exterior. Foi a primeira mulher matemática do  Brasil e a primeira a dar aulas em curso de Engenharia na área da Geometria o que ocorreu no recém criado Instituto Tecnológico da Aeronáutica – o ITA de São José dos Campos – Maria Laura foi fundadora do CNPq e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e era membro da Academia Brasileira de Ciências e sócia ativa da SBPC. Faleceu em 20 junho de 2013.

Foto: Emília Silberstein / UnB Agência

Maria Lea Salgado Laboriau
Carioca de nascimento passou a infância em Minas Gerais onde se formou em 1958. Obteve o doutorado na USP Bióloga e botânica foi reconhecida por seus trabalhos sobre o meio ambiente andino e no cerrado brasileiro. Professora Emérita da UNB, faleceu no dia 14 de julho. Foi uma importante formadora na sua área de conhecimento,  bolsista  da Fundação Gungenheim,  e venceu o prêmio Jabuti em 2001, com o livro História Ecológica da Terra.

Foto: Léo Ramos / http://revistapesquisa.fapesp.br

Paulo Emilio Vanzolini
Paulo Emilio Vanzolini (25/04/1924 – 28/04/2013), poeta e cientista, deixou-nos 3 dias após completar 89 anos – no último mês de abril. É conhecido pelo grande público por ter composto “Ronda “e  “Volta por cima”. Médico de formação, zoólogo de carreira, foi um dos idealizadores da FAPESP, está entre os primeiros sócios da SBPC e, após um doutorado em Harvard, veio para a USP, onde fundou o Museu de Zoologia e foi docente do Instituto de Biociências da USP– Uma carreira de mais de 40 anos. Descreveu vários répteis e obteve subsídio prático para a Teoria dos Refúgios idealizada em conjunto com nosso ex-presidente Aziz Ab’Sáber e com o Prof. Ernest Williams dos Estados Unidos. Teoria esta, que considera a biodiversidade, com resultado de uma segregação de espécies por problemas climáticos do remoto passado.

Hoje, e agora, neste momento de abertura da SBPC, vendo tantos colegas e tantos jovens prontos para mais uma aventura da ciência, sei que é muito importante recordar e homenagear os que nos deixaram – precisamos de alicerces – precisamos de história – É o passado que se projeta no futuro – Obrigado.

Recife, 21.07.2013

Regina Pekelmann Markus
USP / SBPC

Regina Pekelmann Markus (USP / SBPC) durante homenagem.



 

 

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA
Todos os direitos reservados SBPC©2013