1. Resumos que podem ser submetidos
2. Resumos que "NÃO" serão aceitos
3. Cronograma de Submissão do resumo
4. Inscrição do autor
5. Normas para confecção e preparação do resumo
6. Como enviar o resumo
7. Parecer do resumo / cancelamento
8. Programação do pôster
9. Atestado de apresentação do pôster / publicação do resumo
10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo
1. Apenas podem ser submetidos resumos de trabalhos finalizados (que já apresentem resultados e conclusões), classificados em uma das categorias:
a) Resumo de trabalho de pesquisa científica já concluída
Este resumo pode ser submetido por:
- estudante do ensino médio e/ou profissionalizante;
- estudante de graduação;
- estudante de pós-graduação;
- professor de educação básica ou técnica;
- professor de ensino superior;
- pesquisador científico;
- outras categorias.
b) Resumo de trabalho já concluído, contendo experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem
Somente podem enviar este tipo de resumo: professor de educação básica e/ou profissionalizante ou estudante de graduação integrante de programa institucional de iniciação à docência.
c) Resumo de trabalho já concluído, de estudante do ensino médio e/ou profissionalizante
Estudantes do ensino médio e/ou profissionalizante, que antes direcionavam o trabalho à SBPC Jovem, agora devem submeter o resumo à Sessão de Pôsteres, que integra todos os trabalhos.
A inscrição e submissão é por meio deste site. O resumo será analisado e poderá ser aceito ou não. Os resumos aceitos serão programados para apresentação em conjunto com demais autores na Sessão de Pôsteres.
Poderá ser trabalho de pesquisa científica ou de experiências ou práticas de ensino-aprendizagem.
d) Resumo de trabalho já concluído, selecionado para integrar a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC)
Integram a JNIC os melhores trabalhos científicos de estudantes de graduação, já apresentados em 2011 no evento interno da sua instituição. Os resumos da JNIC serão programados para apresentação na Sessão de Pôster, em conjunto com os demais pesquisadores da área, com o objetivo de permitir uma integração dos jovens cientistas de todo o Brasil.
Apenas o aluno do ensino médio, profissionalizante ou de graduação, previamente comunicado sobre a sua seleção pela Pró-Reitoria de Pesquisa ou setor equivalente da sua instituição de origem, poderá submeter um resumo nesta categoria.
e) Resumo de trabalho já concluído, relativo a estudo/relato de caso/experiência
Trabalhos que relatam casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema por meio do exemplo, geralmente utilizado em situações complexas ou casos raros (da área médica, enfermagem, estudo de comportamento animal, psicologia, terapia ocupacional etc.).
Atenção:
Sugerimos que os trabalhos que necessitaram cumprir as exigências legais, com expedição de autorizações junto a Comitês de Ética ou Órgãos Ambientais, descrevam no resumo (em campo específico que haverá para esta informação) suas referências do cumprimento das exigências legais, número de autorizações ou protocolos expedidos (CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN etc.). Em caso de dúvidas, sugerimos que os autores busquem instruções com os orientadores ou por meio de suas instituições.
topo
2. Resumos que "NÃO" serão aceitos
Não será aceito pela coordenação da Reunião Anual (ou pela instituição de origem do autor, no caso da JNIC) ou pelo assessor da área, o resumo enquadrado em quaisquer dos itens a seguir:
- Resumo de trabalho não incluso entre os tipos descritos no item 1 destas normas.
- Simples descrição de projeto, intenção de trabalho, trabalho com resultados preliminares;
- Resumo que apenas descreva a realização ou resultado de eventos, publicação de vídeos, fotos.
- Resumo com mais de 6 (seis) autores (contando o orientador);
- Resumo de trabalho já publicado;
- Resumo de revisão bibliográfica;
- Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.;
- Resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).
topo
3. Cronograma de Submissão do resumo
20/12/11 a 02/04/12: prazo de inscrição para o autor que enviará o resumo.
09/04/12: prazo final para submissão do resumo pelo autor que fez a inscrição até 02/04/12 e pagou a taxa até o vencimento do boleto.
17/05/12: prazo para a SBPC responder aos autores com o parecer da análise do resumo (item 7).
31/05/12: prazo para a SBPC divulgar a programação dos pôsteres.
topo
4. Inscrição do autor
a) Atenção: O autor inscrito que submeter o resumo é o responsável legal por todo seu conteúdo (incluindo área de submissão, título, nomes dos autores e orientadores, instituições etc.). A SBPC é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo que for divulgado e/ou publicado através de qualquer meio de comunicação da Reunião (programa, atestado, e-mail, pôster, site, livro eletrônico e outros), pelos autores ou por terceiros. Todos os autores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido como autor ou orientador.
b) É necessário que pelo menos 1 dos autores (o apresentador, preferencialmente) faça a inscrição até 02/04/12 e o pagamento da taxa, para poder submeter um resumo à análise. Consulte as Normas de Inscrição.
c) Se os demais autores/orientadores de um resumo desejarem receber a programação impressa e o e-Atestado de participação geral, ou ainda fazer a inscrição em um minicurso (com taxa à parte), todos deverão também se inscrever na Reunião, mas na opção "sem resumo" para não enviar o resumo em duplicidade), vide Normas de Inscrição.
d) Cada inscrição permite submeter 1 (um) resumo. Quem desejar enviar mais de um resumo precisa fazer nova inscrição com o pagamento da taxa; a primeira inscrição deve ser feita pela Ficha de inscrição e a segunda (no máximo) por meio do Módulo dos Inscritos (ou deve ser realizada por outro autor do grupo do trabalho).
e) Um único autor-apresentador não pode inscrever mais de 2 resumos. Durante o evento, no máximo 2 pôsteres poderão ser expostos por uma única pessoa.
f) Uma pessoa (autor, co-autor ou orientador) poderá constar em diversos resumos, desde que não pretenda expor todos os trabalhos no evento, pois o limite é 2 por autor-expositor.
g) Para o trabalho aceito e exposto na Sessão de Pôsteres por pelo menos um dos autores, será emitido um Atestado eletrônico de apresentação do trabalho, com o nome de todos os autores descritos no resumo, disponibilizado online para ser acessado pelo inscrito que submeteu o resumo (que poderá disponibilizá-lo aos demais autores).
topo
5. Normas para confecção e preparação do resumo
a) ATENÇÃO: Antes que o resumo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, dos campos do resumo (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados), pois NÃO será possível corrigir o resumo após seu envio. Os dados serão publicados exatamente como enviados. Todos os autores e orientadores devem ter conhecimento das normas, do conteúdo do resumo e concordar em ter seu nome inserido.
b) Prepare o resumo em um editor de textos, com fonte Arial, tamanho 10 e margens de 1cm.
c) O resumo pode ser escrito em português, inglês ou espanhol e deverá conter somente texto.
d) Não deve conter no resumo: parágrafos com recuos, espaçamentos ou tabulações; tabelas, gráficos, imagens de qualquer gênero ou fotos (esses dados podem ser colocados no pôster, se for o caso). Se necessário, descrever fórmulas matemáticas ou químicas por extenso.
e) Campos e limites do resumo
Área |
|
Consultar e selecionar uma área do conhecimento no item 9. |
Título |
|
400 caracteres no máximo (contando espaços) - escrever com letras maiúsculas (exceto nomes científicos de espécies , que também devem estar em itálico). |
Síntese |
|
Breve descrição do resumo, com até 400 caracteres (contando espaços), para ser divulgada com a programação online da Sessão de Pôsteres, no caso de aceite do resumo. |
Autores e orientadores |
|
No máximo 6 autores; o orientador (quando houver) será computado como um dos autores e deverá estar incluido na lista de autores. Até 60 caracteres para cada nome (contando espaços).
Escrever os nomes por extenso e usando caixa alta e baixa.
Não inverter os nomes, não colocar vírgula e não abreviar.
Não acrescentar titulações junto ao nome (ex.: mestre, orientador etc.) - a indicação deverá ser feita apenas no caso do orientador incluindo no campo Instituição dos autores (a seguir). |
Instituição dos autores e orientadores |
|
Podem constar no máximo 6 instituições, com até 80 caracteres cada (contando espaços).
Se necessário, neste campo deverá constar a identificação de orientador que é obrigatória; exemplo no item f. |
Introdução |
|
No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho, justificativa/ relevância da pesquisa. |
Métodos |
|
No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes etc.) incluindo, se for o caso, a análise estatística empregada. |
Resultados e Discussão |
|
No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrição e discussão dos resultados obtidos. |
Conclusões |
|
No máximo 1300 caracteres (contando espaços). Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa. |
Autorização legal |
|
Se houver, informar dados da autorização legal (de comitês de ética ou órgãos ambientais), com até 150 caracteres (com espaços). |
Fomento |
|
Se houver, informar a instituição de fomento, com até 150 caracteres (com espaços) no final do resumo. |
Identificar o tipo de resumo |
|
Opção 1: Pesquisa científica já concluída.
Opção 2: Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem, desenvolvida por professor da educação básica e/ou profissionalizante ou por estudante de graduação integrante de programa institucional de inicação à docência.
Opção 3: Trabalho de Estudante do Ensino Médio e/ou Profissionalizante.
Opção 4: Trabalho selecionado para a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC).
Opção 5: Trabalho relativo a estudo/relato de caso/experiência. |
Palavras-chave |
|
Informar 3 palavras-chave, com até 60 caracteres cada (com espaços).
NÃO citar a "área do conhecimento" como palavra-chave. |
f) Exemplo (fictício) de resumo
Ciências Biológicas / Parasitologia / Parasitologia Geral
PREVALÊNCIA DE CEPAS DE Mycobacterium tuberculosis RESISTENTES
Síntese: Neste espaço deverá constar uma breve descrição do trabalho, para ser divulgada com a programação do evento, caso o resumo seja aceito. |
Lívia de Souza Dutra
Depto.de Ciências Biológicas, Fac.de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM
Ana Honório
José Carlos Santana
Silvana D´Avigne
Depto.de Ciências Biológicas, EFOA, Alfenas/MG
Antonio de Menezes
Depto.de Medicina Preventiva e Social - UFMG
Mariza de Souza Santos
Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas - FMTM
INTRODUÇÃO
Descrever uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
MÉTODOS
Descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias; sujeitos participantes, documentos; equipamentos, ambientes; etc.) incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Descrição e discussão dos resultados obtidos.
CONCLUSÕES
Descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
Autorização legal: Sugerimos, neste campo e se for o caso, informar dados da autorização legal (de comitês de ética ou órgãos ambientais). |
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:
Mycobacterium tuberculosis
Cepas
Triângulo Mineiro
|
topo
6. Como enviar o resumo
a) Antes de enviar o resumo é necessário:
- Ler as Normas de Inscrição, Normas de Envio de Resumo e Normas do Pôster .
- Fazer a inscrição de um dos autores, com a taxa de inscrição paga, dentro do prazo;
Após o pagamento o inscrito deverá aguardar entre 01 e 03 dias úteis para a SBPC automaticamente efetivar sua inscrição; apenas após este procedimento será liberado no "Módulo dos inscritos" a opção para enviar o resumo.
- Estar ciente de que o resumo deve ser enviado uma única vez;
- Ter preparado e revisado o resumo de acordo com as normas.
b) Passo a passo para o envio:
- Abra o resumo preparado e já revisado no editor de textos;
- Acesse o "Módulo dos Inscritos" e clique em "Enviar resumo da inscrição";
- No formulário online que se abrirá, preencha cada campo com a respectiva informação solicitada;
- Importante: sempre que o campo permitir, copie (CTRL C) e cole (CTRL V) as informações do resumo do "editor de textos" para o "formulário online" para evitar erros de digitação e quedas de rede.
- Se o formulário online ficar muito tempo aberto sem navegação, automaticamente será desconectado por questões de segurança;
- Após preencher todos os campos, será possível conferir antes de finalizar o envio.
c) Após enviar o resumo, acesse o seu Módulo de Inscrição e verifique se o resumo está disponível em seu módulo. Acompanhe pelo "Módulo dos Inscritos" a resposta da análise do resumo, conforme prazos divulgados.
topo
7. Parecer do resumo / cancelamento
Até 17/05/12 é o prazo para a SBPC responder com o parecer de aceite ou de recusa do resumo dado pelos assessores.
Os resumos serão analisados à medida que forem submetidos e a resposta ficará disponível no Módulo de inscrição do autor que submeteu o resumo. Obs.: O prazo de resposta será diferente para cada resumo submetido, devido às particularidades de cada um.
Atenção: O resumo que estiver em análise, ou estiver aceito ou recusado, NÃO poderá ser alterado (no conteúdo do texto ou nomes dos autores/orientadores) nem substituído pelos autores para reavaliação. Os resumos recusados não serão programados para apresentação nem publicados. Lembramos portanto, o quanto é importante ler e seguir as normas do evento, bem como conferir o resumo, nomes dos autores e orientadores, antes da sua submissão.
topo
8. Programação do pôster
Não haverá sessão de comunicação oral.
Todos os trabalhos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster.
Cada pôster será programado para apresentação apenas em 1 dos dias do evento, em sessão de 1 hora, cuja data será programada entre os dias 23 a 27/07/12.
A partir de 31/05/12 os autores deverão consultar, no site, a data de apresentação.
topo
9. Atestado de apresentação do pôster / publicação do resumo
9.1 Direito ao atestado / Publicação do resumo:
◊ Apenas os trabalhos aceitos e apresentados (com a presença de pelo menos um dos autores) na Sessão de Pôsteres (de acordo com a programação da SBPC e com as Normas de Pôster) terão direito ao atestado e à publicação do resumo.
◊ Os resumos dos pôsteres apresentados serão publicados nos Anais/Resumos, no formato de livro eletrônico online, no site da SBPC, a partir de novembro de 2012, registrado com ISSN nº 2176-1221.
9.2 Formato e conteúdo do atestado:
◊ O atestado de apresentação do pôster será eletrônico e online (e-Atestado), disponibilizado em arquivo digital, no formato "PDF", com opções para impressão do documento ou gravação do arquivo.
◊ Não haverá impressão do atestado em papel por parte da SBPC.
◊ Cada e-Atestado terá um registro numérico único, expresso como "Nº do atestado", para controle e verificação da autenticidade pelos interessados (pessoas ou instituições), por meio do site da SBPC (www.sbpcnet.org.br, menu Serviços online).
◊ O documento ficará permanentemente registrado e disponível no site da SBPC.
◊ Constará no texto do e-Atestado: Atestamos que o trabalho (título), dos autores (nome completo dos autores e orientadores descritos no resumo) foi apresentado na forma de pôster, na 64ª Reunião Anual da SBPC (data e local).
◊ Este atestado é para registrar a apresentação do pôster e não constará carga horária.
9.3 Como ter acesso ao e-Atestado de apresentação do pôster:
1º Acesso
É essencial que o 1º acesso ao e-Atestado seja feito pelo autor que submeteu o resumo. Opções:
a) Via Módulo da Inscrição.
b) Via site da SBPC: www.sbpcnet.org.br, Serviços online, submenu Eventos: Reuniões Anuais.
Autenticação / Novas vias
Utilize o "nº do atestado" disponível no e-Atestado obtido no 1º acesso ao documento.
Acesse o site da SBPC: www.sbpcnet.org.br, menu Serviços online, submenu Eventos: Reuniões Anuais, subitem "Autenticação". Além da autenticação haverá na tela a opção para gerar novo arquivo do e-Atestado.
e-Atestado para todos os autores e orientadores de um resumo
O autor responsável pela submissão do resumo que efetuou o 1º acesso ao e-Atestado, poderá gravar o arquivo (que será emitido em formato "PDF") e enviá-lo (p.ex. via e-mail) aos demais autores e orientadores do trabalho.
Prazo de expedição do e-Atestado
O e-Atestado será disponibilizado a partir do 3º (terceiro) dia útil após a apresentação do pôster na data programada pela SBPC, conforme tabela:
Data da apresentação do pôster |
Data da disponibilização do e-Atestado |
23/07/12, seg |
26/07/12, qui |
24/07/12, ter |
27/07/12, sex |
25/07/12, qua |
30/07/12, seg |
26/07/12, qui |
31/07/12, seg |
27/07/12, sex |
1º/08/12, ter |
9.4 Atenção:
A SBPC estará isenta da obrigatoriedade da expedição do atestado e publicação do resumo se:
- o pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação;
- o pôster estiver sozinho, sem o autor presente;
- o autor estiver apresentando mais de um pôster simultaneamente; (exceto autores inscritos com 2 pôsteres para apresentar no mesmo dia: poderão ficar 1 hora em cada pôster);
- o autor permanecer apenas parte do tempo da sessão;
- nenhum dos autores que conste no resumo estiver presente.
9.5 Não serão feitas correções:
Conforme Normas de Envio de Resumo, item 7, as informações enviadas no resumo serão publicadas exatamente como forem enviadas, incluindo no atestado, sem possibilidades de correções posteriores.
9.6 A monitoria da SBPC registrará as apresentações.
Durante a apresentação do pôster, será solicitado a um dos autores presentes: a apresentação de documento de identidade com foto.
Mais informações serão divulgadas futuramente.
topo
10. Áreas do conhecimento para classificação do resumo
A. Ciências Exatas e da Terra
B. Engenharias
C. Ciências Biológicas
D. Ciências da Saúde
E. Ciências Agrárias
F. Ciências Sociais Aplicadas
G. Ciências Humanas
H. Artes, Letras e Linguística
A.
Ciências Exatas e da Terra |
Astronomia
A.1.1. Astrofísica do Meio Interestelar
A.1.2. Astrofísica Estelar
A.1.3. Astrofísica Extragaláctica
A.1.4. Astronomia de Posição e Mecânica
Celeste
A.1.5. Astronomia do Sistema Solar
A.1.6. Instrumentação Astronômica
A.1.7. Astronomia |
Ciência
da Computação
A.2.1. Arquitetura de Computadores
A.2.2. Banco de Dados
A.2.3. Computação Gráfica
A.2.4. Engenharia de Software
A.2.5. Informática na Educação
A.2.6. Inteligência Artificial e Redes Neurais
A.2.7. Linguagens de Programação
A.2.8. Processamento Paralelo e Distribuído
A.2.9. Realidade Virtual
A.2.10. Redes
A.2.11. Segurança
A.2.12. Simulação
A.2.13. Sistemas Cooperativos
A.2.14. Sistemas de Tempo Real
A.2.15. Sistemas Operacionais
A.2.16. Teoria da Computação
A.2.17. Ciência da Computação |
Física
A.3.1. Áreas Clássicas de Fenomenologia
e suas Aplicações
A.3.2. Ensino de Física
A.3.3. Física Atômica e Molecular
A.3.4. Física da Matéria Condensada
A.3.5. Física das Partículas Elementares
e Campos
A.3.6. Física dos Fluidos, Física de
Plasmas e Descargas Elétricas
A.3.7. Física Geral
A.3.8. Física Médica
A.3.9. Física Nuclear |
Química
A.4.1. Físico-Química
A.4.2. Química Ambiental
A.4.3. Química Analítica
A.4.4. Química de Produtos Naturais
A.4.5. Química Industrial
A.4.6. Química Inorgânica
A.4.7. Química Orgânica
A.4.8. Química |
Matemática
A.5.1. Álgebra
A.5.2. Análise
A.5.3. Geometria e Topologia
A.5.4. Matemática Aplicada
A.5.5. Probabilidade e Estatística
A.5.6. Matemática |
Geociências
A.6.1. Climatologia
A.6.2. Geofísica
A.6.3. Geografia Física
A.6.4. Geologia Econômica e Geofísica
Aplicada
A.6.5. Geologia Regional e Geotectônica
A.6.6. Geoquímica
A.6.7. Meteorologia
A.6.8. Mineralogia e Petrologia
A.6.9. Paleontologia e Estratigrafia
A.6.10. Geociências |
Oceanografia
A.7.1. Oceanografia Biológica
A.7.2. Oceanografia Física
A.7.3. Oceanografia Geológica
A.7.4. Oceanografia Química
A.7.5. Oceanografia |
topo
B. Engenharias |
Engenharia
B.1.1. Engenharia Aeroespacial
B.1.2. Engenharia Biomédica
B.1.3. Engenharia Civil
B.1.4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
B.1.5. Engenharia de Minas
B.1.6. Engenharia de Produção
B.1.7. Engenharia de Transportes
B.1.8. Engenharia Elétrica
B.1.9. Engenharia Mecânica
B.1.10. Engenharia Naval e Oceânica
B.1.11. Engenharia Nuclear
B.1.12. Engenharia Química
B.1.13. Engenharia Sanitária
B.1.14. Engenharia |
topo
C. Ciências Biológicas |
Biofísica
C.1.1. Biofísica Celular
C.1.2. Biofísica de Processos e Sistemas
C.1.3. Biofísica Molecular
C.1.4. Radiologia e Fotobiologia
C.1.5. Biofísica |
Biologia
C.2.1. Biologia da Conservação
C.2.2. Biologia Evolutiva
C.2.3. Biologia Geral |
Bioquímica
C.3.1. Biologia Molecular
C.3.2. Bioquímica dos Microorganismos
C.3.3. Enzimologia
C.3.4. Metabolismo e Bioenergética
C.3.5. Química de Macromoléculas
C.3.6. Bioquímica |
Botânica
C.4.1. Anatomia Vegetal
C.4.2. Botânica Aplicada
C.4.3. Fisiologia Vegetal
C.4.4. Fitogeografia
C.4.5. Micologia
C.4.6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
C.4.7. Paleobotânica
C.4.8. Botânica |
Ecologia
C.5.1. Ecologia Aplicada
C.5.2. Ecologia Aquática
C.5.3. Ecologia Terrestre
C.5.4. Ecologia |
Farmacologia
C.6.1. Farmacologia Bioquímica e
Molecular
C.6.2. Farmacologia Clínica
C.6.3. Toxicologia
C.6.4. Farmacologia |
Fisiologia
C.7.1. Fisiologia Celular e Molecular
C.7.2. Fisiologia Comparada
C.7.3. Fisiologia de Órgãos e Sistemas
C.7.4. Fisiopatologia Celular
C.7.5. Fisiologia |
Genética
C.8.1. Genética Animal
C.8.2. Genética de Microorganismos
C.8.3. Genética Humana e Médica
C.8.4. Genética Molecular
C.8.5. Genética Vegetal
C.8.6. Genética |
Imunologia
C.9.1. Imunologia Aplicada
C.9.2. Imunologia Celular
C.9.3. Imunogenética
C.9.4. Imunoquímica
C.9.5. Imunologia |
Microbiologia
C.10.1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
C.10.2. Microbiologia Aplicada
C.10.3. Microbiologia |
Morfologia C.11.1. Anatomia Animal
C.11.2. Anatomia Humana
C.11.3. Citologia e Biologia Celular
C.11.4. Embriologia
C.11.5. Histologia
C.11.6. Morfologia |
Neurociências
e Comportamento
C.12.1. Neurociências e Comportamento |
Parasitologia
C.13.1. Entomologia e Malacologia de Parasitos
e Vetores
C.13.2. Helmintologia de Parasitos
C.13.3. Paleoparasitologia
C.13.4. Parasitologia Geral
C.13.5. Protozoologia de Parasitos
C.13.6. Parasitologia |
Zoologia
C.14.1. Biogeografia
C.14.2. Comportamento Animal
C.14.3. Paleozoologia
C.14.4. Taxonomia
C.14.5. Zoologia Aplicada
C.14.6. Zoologia |
topo
D.
Ciências da Saúde |
Enfermagem
D.1.1. Enfermagem de Doenças Contagiosas
D.1.2. Enfermagem de Saúde Pública
D.1.3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
D.1.4. Enfermagem Obstétrica
D.1.5. Enfermagem Pediátrica
D.1.6. Enfermagem Psiquiátrica
D.1.7. Enfermagem |
Medicina
D.2.1. Anatomia Patológica e Patologia
Clínica
D.2.2. Cirurgia
D.2.3. Clínica Médica
D .2.4. Medicina Legal e Deontologia
D.2.5. Psiquiatria
D .2.6. Radiologia Médica
D.2.7. Saúde Materno-Infantil
D.2.8. Medicina |
Saúde
Coletiva
D.3.1. Epidemiologia
D.3.2. Medicina Preventiva
D.3.3. Saúde de Populações Especiais
D.3.4. Saúde Pública
D.3.5. Saúde Coletiva |
Odontologia
D.4.1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
D.4.2. Clínica Odontológica
D.4.3. Endodontia
D.4.4. Materiais Odontológicos
D.4.5. Odontologia Social e Preventiva
D.4.6. Odontopediatria
D.4.7. Ortodontia
D .4.8. Periodontia
D .4.9. Radiologia Odontológica
D.4.10. Odontologia |
Farmácia
D.5.1. Análise e Controle de Medicamentos
D.5.2. Análise Toxicológica
D.5.3. Bromatologia
D.5.4. Farmacotecnia
D.5.5. Farmacognosia
D.5.6. Farmácia |
Nutrição
D.6.1. Bioquímica da Nutrição
D.6.2. Dietética
D.6.3. Análise Nutricional de População
D.6.4. Desnutrição e Desenvolvimento
Fisiológico
D.6.5. Nutrição |
Fonoaudiologia
D.7.1. Fonoaudiologia |
Fisioterapia
e Terapia Ocupacional
D.8.1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional |
Ergonomia
D.9.1. Ergonomia |
topo
E.
Ciências Agrárias |
Agronomia
E.1.1. Ciência do Solo
E.1.2. Economia e Sociologia Agrícola
E.1.3. Fitossanidade
E.1.4. Fitotecnia
E.1.5. Agronomia |
Engenharia
Agrícola
E.2.1. Construções Rurais
E.2.2. Energização Rural
E.2.3. Engenharia Agrícola
E.2.4. Engenharia de Água e Solo
E.2.5. Máquinas e Implementos Agrícolas
E.2.6. Processamento de Produtos Agrícolas |
Recursos
Florestais e Engenharia Florestal
E.3.1. Silvicultura
E.3.2. Manejo Florestal
E.3.3. Técnicas e Operações Florestais
E.3.4. Conservação da Natureza
E.3.5. Ciências Florestais
E.3.6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal |
Recursos
Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E.4.1. Aqüicultura
E.4.2. Engenharia de Pesca
E.4.3. Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
E.4.4. Recursos Pesqueiros Marinhos
E.4.5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca |
Medicina
Veterinária
E.5.1. Clínica e Cirurgia
E.5.2. Inspeção de Produtos de Origem
Animal
E.5.3. Medicina Veterinária Preventiva
E.5.4. Patologia Animal
E.5.5. Reprodução Animal
E.5.6. Medicina Veterinária |
Zootecnia
E.6.1. Ecologia dos Animais Domésticos
e Etologia
E.6.2. Nutrição e Alimentação
Animal
E.6.3. Pastagem e Forragicultura
E.6.4. Produção Animal
E.6.5. Zootecnia |
Ciência
e Tecnologia de Alimentos
E.7.1. Ciência de Alimentos
E.7.2. Engenharia de Alimentos
E.7.3. Tecnologia de Alimentos
E.7.4. Ciência e Tecnologia de Alimentos |
topo
F.
Ciências Sociais Aplicadas |
Contabilidade
F.1.1. Auditoria Contábil
F.1.2. Contabilidade e Finanças
F.1.3. Contabilidades Específicas
F.1.4. Controladoria
F.1.5. Perícia Contábil
F.1.6. Sistemas Contábeis
F.1.7. Teoria da Contabilidade
F.1.8. Contabilidade |
Gestão
e Administração
F.2.1. Administração Geral
e Gestão Estratégica
F.2.2. Cultura Organizacional
F.2.3. Gestão da Produção e Marketing
F.2.4. Gestão de Negócios
F.2.5. Gestão de Pessoas
F.2.6. Gestão Financeira
F.2.7. Gestão Pública
F.2.8. Organizações e Alternativas Organizacionais
F.2.9. Gestão e Administração |
Economia
F.3.1. Crescimento, Flutuações
e Planejamento Econômico
F.3.2. Economia Doméstica
F.3.3. Economia dos Recursos Humanos
F.3.4. Economia Industrial
F.3.5. Economia Internacional
F.3.6. Economia Monetária e Fiscal
F.3.7. Economia Regional e Urbana
F.3.8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
F.3.9. Métodos Quantitativos em Economia
F.3.10. Teoria Econômica
F.3.11. Economia |
Turismo
e Hotelaria
F.4.1. Fundamentos Teóricos
F.4.2. Planejamento e Projetos Turísticos
F.4.3. Turismo e Hotelaria |
Direito
F.5.1. Direito Administrativo
F.5.2. Direito Ambiental
F.5.3. Direito Civil
F.5.4. Direito Constitucional
F.5.5. Direito do Consumidor
F.5.6. Direito do Estado
F.5.7. Direito do Trabalho
F.5.8. Direito Internacional
F.5.9. Direito Penal
F.5.10. Direito Tributário
F.5.11. Filosofia do Direito
F.5.12. Medicina Legal
F.5.13. Direito |
Arquitetura
e Urbanismo
F.6.1. Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
F.6.2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres
Urbanos
F.6.3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
F.6.4. Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
F.6.5. Arquitetura e Urbanismo |
Planejamento
Urbano e Regional
F.7.1. Fundamentos do Planejamento Urbano
e Regional
F.7.2. Métodos e Técnicas do Planejamento
Urbano e Regional
F.7.3. Serviços Urbanos e Regionais
F.7.4. Planejamento Urbano e Regional |
Demografia
F.8.1. Componentes da Dinâmica Demográfica
F.8.2. Demografia Histórica
F.8.3. Distribuição Espacial
F.8.4. Fontes de Dados Demográficos
F.8.5. Nupcialidade e Família
F.8.6. Política Pública e População
F.8.7. Demografia |
Desenho
Industrial
F.9.1. Programação Visual
F.9.2. Desenho de Produto
F.9.3. Desenho Industrial |
Comunicação
F.10.1. Comunicação Digital
F.10.2. Comunicação e Educação
F.10.3. Comunicação Visual
F.10.4. Jornalismo e Editoração
F.10.5. Rádio e Televisão
F.10.6. Relações Públicas e Propaganda
F.10.7. Teorias da Comunicação
F.10.8. Comunicação |
Documentação
e Informação Científica
F.11.1. Documentação e Informação
Científica |
Educação
Física e Esportes
F.12.1. Educação Física
e Esportes |
Serviço
Social
F.13.1. Serviço Social Aplicado
F.13.2. Serviço Social da Criança e do
Adolescente
F.13.3. Serviço Social da Educação
F.13.4. Serviço Social da Habitação
F.13.5. Serviço Social da Saúde
F.13.6. Serviço Social do Trabalho
F.13.7. Serviço Social |
topo
G.
Ciências Humanas |
Antropologia
G.1.1. Antropologia da Religião
G.1.2. Antropologia da Saúde
G.1.3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
G.1.4. Antropologia Rural
G.1.5. Antropologia Urbana
G.1.6. Ciências da Religião e Teologia
G.1.7. Etnologia Indígena
G.1.8. Antropologia |
Arqueologia
G.2.1. Arqueologia Histórica
G.2.2. Arqueologia Pré-Histórica
G.2.3. Conservação de Sítios
G.2.4. Arqueologia |
Filosofia
G.3.1. Ética
G.3.2. Filosofia |
Geografia
G.4.1. Geografia Humana
G.4.2. Geografia Regional
G.4.3. Geografia |
História
G.5.1. História da Cultura
G.5.2. História do Brasil
G.5.3. História do Pensamento Econômico
e Metodologia
G.5.4. História e Filosofia da Ciência
G.5.5. História Econômica
G.5.6. História Moderna e Contemporânea
G.5.7. História Política
G.5.8. História Regional do Brasil
G.5.9. História Social
G.5.10. Teoria e Metodologia da História
G.5.11. História |
Ciência
Política
G.6.1. Comportamento Político
G.6.2. Estado e Governo
G.6.3. Instituições Políticas
G.6.4. Políticas Públicas
G.6.5. Relações Internacionais
G.6.6. Ciência Política |
Educação
G.7.1. Administração Educacional
G.7.2. Currículo
G.7.3. Educação Ambiental
G.7.4. Educação Básica
G.7.5. Educação de Adultos
G.7.6. Educação Especial
G.7.7. Educação Infantil
G.7.8. Educação Matemática
G.7.9. Educação Permanente
G.7.10. Educação Rural
G.7.11. Ensino-Aprendizagem
G.7.12. Ensino de Ciências
G.7.13. Ensino Profissionalizante
G.7.14. Ensino Superior
G.7.15 Formação de Professores (Inicial
e Contínua)
G.7.16. Orientação e Aconselhamento
G.7.17. Planejamento e Avaliação Educacional
G.7.18. Educação a Distância |
Psicologia
G.8.1. Gerontologia
G.8.2. Práticas Clínicas, Identidade
e Relações de Gênero
G.8.3. Psicologia Clínica
G.8.4. Psicologia Comparativa
G.8.5. Psicologia da Saúde
G.8.6. Psicologia do Desenvolvimento Humano
G.8.7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
G.8.8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
G.8.9. Psicologia Experimental
G.8.10. Psicologia Hospitalar e Psicossomática
G.8.11. Psicologia Social
G.8.12. Psicologia |
Sociologia
G.9.1. Sociologia da Saúde
G.9.2. Sociologia do Conhecimento
G.9.3. Sociologia do Desenvolvimento
G.9.4. Sociologia do Trabalho
G.9.5. Sociologia Rural
G.9.6. Sociologia Urbana
G.9.7. Sociologia |
topo
H.
Artes, Letras e Linguística |
Artes
H.1.1. Artes do Vídeo
H.1.2. Artes Plásticas
H.1.3. Cinema
H.1.4. Educação Artística
H.1.5. Fotografia
H.1.6. Fundamentos e Crítica das Artes
H.1.7. Música e Dança
H.1.8. Teatro e Ópera
H.1.9. Artes |
Letras
H.2.1. Língua Portuguesa
H.2.2. Línguas Clássicas
H.2.3. Línguas Estrangeiras Modernas
H.2.4. Línguas Indígenas
H.2.5. Letras |
Literatura
H.3.1. Literatura Brasileira
H.3.2. Literatura Comparada
H.3.3. Literaturas Clássicas
H.3.4. Literaturas Modernas
H.3.5. Teoria Literária
H.3.6. Literatura |
Lingüística
H.4.1. Linguística Aplicada
H.4.2. Linguística Histórica
H.4.3. Psicolinguística
H.4.4. Sociolinguística
H.4.5. Teoria e Análise Linguística
H.4.6. Linguística |
Semiótica
H.5.1. Semiótica |
topo
|