Exposição mostra o estado da arte da ciência e tecnologia no Brasil
A presidente da SBPC, Helena Nader, o ministro Marco Antonio Raupp, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, inauguraram nesta segunda-feira (22), a Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (Expo T&C). Para Helena, a mostra permite que a população confira o que se produz na área de ciência, tecnologia e inovação. "A ExpoT&C é um evento único no País, uma prestação de contas à sociedade brasileira pelo investimento e os impostos pagos", disse a presidente da SBPC.
O ministro Raupp também acredita que a feira tem um papel fundamental para a sociedade que é mostrar o que a ciência faz em benefício à sociedade. "Cada ano a feira traz mais novidades e com mais qualidade. Dessa forma, tem atraído cada vez mais pessoas", disse.
A edição da ExpoT&C deste ano conta com 90 expositores entre instituições de pesquisas e universidades, órgãos governamentais e empresas, com estandes instalados em tendas climatizadas, numa área total de 8.000 metros quadrados. Este ano a exposição completa 20 anos, e coincidentemente, sua primeira edição aconteceu em Recife, em 1993, durante a 45ª Reunião Anual. "A ExpoT&C é o maior evento no gênero no país e eu diria na América Latina. É um local único capaz de dialogar com todas as pessoas. Não há necessidade de ser especialista para entender as mensagens que esses estandes estão trazendo", disse Helena.
O estande do MCTI também foi citado como destaque pela presidente da SBPC. "O Ministério trouxe todos os institutos de pesquisa para que eles mostrem o que estão produzindo. É como se fosse uma prestação de contas à população", disse.
Serviço - A ExpoT&C está instalada em pavilhões climatizados na Universidade Federal de Pernambuco. A exposição ficará aberta ao público de 22 a 26 de julho, das 10h às 19h. A entrada é franca.
|