Nos próximos dias 27 a 29 de abril, a SBPC realizará uma reedição da Reunião Regional de Oriximiná ocorrida em 2008 com o tema: Educação e Ciência na Amazônia. Aquela Reunião superou as expectativas em número de participanmtes – cerca de 1.300 –, atraindo mais que o dobro dos 600 inscritos. Outra característica marcante daquela Reunião foi a participação maciça do público jovem, principalmente bolsistas de iniciação científica PIBIC Jr, participantes do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI). O PAI é um modelo de educação científica, vinculado ao Curso de Biologia de Conservação de Águas Interiores, que foi desenvolvido para formar biólogos licenciados e bacharéis especialmente treinados para atuar na região Amazônica, com um forte apelo científico educacional em sua formação.
Três anos se passaram e a SBPC quer ver de perto os avanços obtidos por esta experiência inovadora, que revolucionou os hábitos juvenis no interior do Pará. “Nos sentimos motivados a participar dos seminários do PAI nos quais podemos perguntar e buscar as respostas para nossas curiosidades, além de participarmos dos trabalhos científicos junto como monitores da Biologia”, relatou uma jovem do ensino médio em entrevista à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), que financiou 760 bolsas PIBIC Jr em parceria com o CNPq em Oriximiná nos anos de 2009 e 2010.
A Reunião Anual de 2012 reeditará inclusive o tema, bem a propósito, pois temos novidades em educação e ciência na região, a exemplo da implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com cursos de graduação ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR); e a criação de novos institutos de pesquisa do INCT como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (ADAPTA). |