Foco das atividades é a formação complementar de professores do ensino básico.
Já estão abertas, no site www.sbpcnet.org.br/mossoro/home/, as inscrições para os minicursos que serão realizados durante a Reunião Regional da SBPC em Mossoró – evento que acontece de 14 a 16 de abril, nas instalações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró (RN). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), uma das principais entidades científicas do País. O prazo de inscrição para os minicursos vai até o dia 2 de abril.
No total, serão oferecidas 43 opções de minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio). Os temas são bem diversos e abrangem desde didática em sala de aula até assuntos específicos, como a biodiversidade de invertebrados em manguezais do semiárido.
Para participar, é necessário estar inscrito no evento mediante pagamento de taxa de R$ 15,00. Depois, basta escolher o minicurso desejado na lista disponível no site do evento, acessando a área “Módulo dos Inscritos”. As vagas são limitadas e seu preenchimento obedecerá a ordem de inscrição. Todos os 43 minicursos serão realizados durante o evento, diariamente, das 8h00 às 10h00, e de forma simultânea. Por isso, cada inscrito no evento poderá participar de apenas um dos minicursos. Mais informações:
www.sbpcnet.org.br/mossoro/home/
Avaliação positiva – Levantamento feito pela SBPC, entre os anos de 2004 a 2009, mostra que os minicursos realizados nos eventos da entidade são bem avaliados pelos participantes e têm ajudado os professores no desempenho de suas funções em sala de aula. Nesse período, foram feitas avaliações estatísticas de todos os minicursos realizados em 15 eventos da entidade.
Cada um foi avaliado por meio de questionários, aplicados juntos aos participantes, que deveriam dar notas de zero a dez para os quesitos: utilidade da atividade, facilidade de compreensão, desempenho do docente e aproveitamento do tempo na sala de aula. O questionário também deu espaço para que cada participante fizesse comentários sobre a atividade.
“Um curso foi considerado bom quando 75% das notas eram superiores a oito; e esse foi o caso da maioria deles em todos os quesitos”, afirma a professora Lisbeth Cordani, responsável pela avaliação. O resultado das avaliações, acrescenta ela, também mostrou o quanto os minicursos estão ajudando os professores no desempenho de suas funções em sala de aula. “Os docentes que participaram relataram o quanto a atividade foi importante para o seu aprimoramento profissional”, ressalta a professora.
Sobre a SBPC: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 80 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos. Além de uma Reunião Anual, de âmbito nacional, a SBPC realiza diversos eventos regionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico local. A Reunião Regional de Mossoró é o 38º evento de caráter regional que a SBPC realiza no País. |