(Agência SBPC) – Os visitantes da 17ª SBPC Jovem estão tendo a oportunidade de conhecer um herbário, vários tipos de coleções, uma caixa entomológica e, ainda, fazer observações microscópicas da mucosa bucal. Tudo isso pode ser visto no estande do “Clube de ciências”, projeto desenvolvido pelos alunos finalistas do curso de ciências, vinculados à disciplina “Prática de ensino em ciências e instrumentação para o ensino de ciências II”.
Coordenado pelas professoras Aldeniza Lima e Nelly Vinhote, o “Clube de ciências” existe desde 1985. Entre os seus objetivos está o de despertar nos jovens o interesse pela ciência e preparar os alunos da graduação para a docência. Para isso o projeto atende diariamente cerca de 15 alunos por turma, vindos das escolas estaduais e municipais do ensino fundamental (5ª a 9ª série), que aprendem, a partir dos eixos temáticos “terra e universo”, “vida e ambiente”, “ser humano e saúde” e “tecnologia e sociedade”, conceitos sobre fungos, entomologia, terrário (recipiente de vidro com pedras, carvão, terra e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural), artrópodes, higiene, alimentação e botânica, entre outros.
A monitora Bruna de Souza, concludente do curso de graduação de ciências da Ufam, explica que primeiramente é apresentada a teoria para depois mostrar ao aluno, por meio de atividades dinâmicas e/ou lúdicas, como se dá o funcionamento na prática. Todas as aulas do Clube acontecem no laboratório de ciências do Instituto de Ciências Biológicas, localizado no setor sul do campus universitário da Ufam.
Aldinéa de Paula, da Ufam, para a Agência SBPC